28 de agosto é o Dia Nacional dos voluntários! Veja como ser voluntário de norte a sul do país.

Em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntário! Felizmente, os voluntários estão espalhados por todo o território nacional e sua atuação reflete a diversidade dos quatro cantos do país.

Por isso, de leste a oeste, norte a sul, separamos nesse post cinco iniciativas — uma por região — para inspirar você, gestor de um programa de voluntariado, a continuar trabalhando por uma nação melhor e mais diversa, por meio de ações qualificadas, não importando onde esteja.

Dê uma olhada e depois conte pra gente, que ações sociais ou de reconhecimento vocês estão planejando para comemorar o Dia Nacional do Voluntário.

O Dia Nacional dos Voluntários

A data de 28 de agosto como Dia Nacional do Voluntariado foi instituída pela Lei 7.352, de 1985, para reconhecer o esforço de milhares de pessoas que se dedicam a uma prática que não para de crescer.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7.4 milhões de brasileiros, em 2017, dedicaram algum tempo de sua vida para fazer o bem. São 840 mil a mais que no ano anterior.

De acordo com o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) de 2017

“nos últimos 10 anos o número de colaboradores envolvidos nos programas de voluntariado passou de 41.000 para 61.842”

Dentro ou fora das empresas, o voluntariado está presente no Brasil e no mundo todo levando, cidadania e solidariedade. Veja abaixo uma “rosa dos ventos” de boas práticas regionais que sua empresa pode se associar.

— Certamente sabemos da riqueza de cada uma das grandes regiões do Brasil, e do risco de estereotipar os exemplos, mas decidimos eleger uma, ainda que existam centenas de iniciativas, para ilustrar as possibilidades de atuação já em andamento.

Sudeste

Fonte: Engenheiros sem Fronteiras

Os maiores centros urbanos do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, estão nessa região. Assim também os grandes programas de voluntariado com foco em atuação local estão ali presentes. Seja pela quantidade de investimento, de pessoas e organizações sociais. No sudeste encontramos movimentos jovens, de periferias, de valorização da diversidade e de inclusão no mercado de trabalho, dando voz e incidência de ações principalmente em localidades com indicadores mais frágeis.

Infelizmente, decorrente da má distribuição de renda e planejamento, os grandes centros carregam grandes problemas, como crescimento desordenado e falta de infraestrutura básica. E, sendo assim, alguns grupos de voluntários escolhem justamente atuar se dedicando a melhorar as condições de moradia e de infraestrutura.

Um exemplo de voluntariado em infraestrutura nas metrópoles é a ONG Engenheiros Sem Fronteiras.  Na capital paulista, 50 voluntários construíram, no ano passado, cisternas para captar água da chuva em duas escolas municipais. Essa é uma boa solução para os tempos de seca e para economizar recursos. A equipe também usou seus conhecimentos técnicos para reformar espaços da Casa de David, instituição que abriga e cuida de pessoas com deficiência física, intelectual e autismo.

(Boa parte das ações de voluntariado empresarial tem acontecido no âmbito da infraestrutura, pois aí os colaboradores tem a possibilidade de concretizar os objetivos e  perceber a sua contribuição em uma obra tangível. Se essa é a opção da sua empresa, tente conciliar a questão da infraestrutura com a da sustentabilidade, seja nos recursos utilizados para a obra, no processo de construção e na finalidade dela, como no exemplo que selecionamos do Engenheiros Sem Fronteiras).

Para ações “no rumo” certo consulte sempre a situação dos estados da região em que atua, como por exemplo o Atlas do Desenvolvimento Humano e o que é executado em termos das políticas públicas em na sua área de investimento social.

Nordeste

Fonte: Voluntários do Sertão

Um dos grandes problemas do nordeste brasileiro há anos é a falta de chuva no interior. A ausência de água agrava questões básicas de saúde. E pensando nisso, a Voluntários do Sertão, fundada em 2000, realiza ações em cidades do sertão baiano, com visitas de médicos e educadores voluntários, para tentar melhorar a vida dos moradores. De 28 de abril a 6 de maio, cerca de 350 pessoas se dirigiram ao município de Santaluz, no nordeste da boa terra, para realizar milhares de atendimentos médicos, jurídicos e educacionais.

O voluntariado envolvido com o tema dos recursos naturais é um tema que, seguramente, com os rumos das alterações climáticas deverá ser cada vez mais recorrente. Havendo atuação da sua empresa no nordeste, esse assunto pode ser abordado além de temas como a preservação do mar e das áreas costeiras, trabalhos voluntários para a valorização da cultura popular, da diversidade religiosa, de combate à violência e da possibilidade de empregabilidade para os jovens, de combate à exploração e ao turismo sexual de menores, e outros assuntos locais podem ser os temas abordados em projetos decididos junto com as comunidades locais, e os parceiros especializados.

Norte

Fonte: Saúde e Alegria

Quando se fala no Norte do Brasil, a maioria das pessoas pensa logo na Amazônia. E com razão, certo?  A grande floresta guarda grandes riquezas e é fundamental para o clima e para a sobrevivência de milhares de pessoas. Algumas delas, no entanto, estão afastadas dos serviços públicos de saúde e educação, por exemplo.

A ONG Saúde e Alegria mostra que é possível levar ensinamentos, diversão e medicina a comunidades ribeirinhas do Pará. É nas localidades próximas a Santarém que a instituição e seus voluntários fazem atividades lúdicas e de saúde e educação, chegando com barcos, vestidos de palhaços – o circo mocorongo é muito apreciado na região. Ali também fazem pequenas obras onde necessário.

Voluntariado em comunidades Ribeirinhas, atuação junto às periferias dos grandes centros como Manaus e Belém, desenvolvendo de atividades educativas em geral, advocay das questões indígenas e ambientais ali presentes, são temas que um programa de voluntariado pode abordar na nossa riquíssima região Norte.

Sul

Fonte: Vera Cruz

A cultura de andar a cavalo pelos pampas inspirou um projeto bem legal, do Centro de Tradições Gaúchas de Vera Cruz, no interior do Rio Grande do Sul. Com a ajuda de pedagogos e médicos, os voluntários utilizam os equinos como ferramentas para tratar pacientes com diversas patologias, como deficiência visual, síndrome de down e autismo.

A iniciativa rendeu até um documentário!

Para a região sul estamos no momento de recuperar as Campanhas do Agasalho com as temperaturas baixas alcançadas nesse mês.

No tema do voluntariado o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem muito para contribuir:

A ONG Parceiros Voluntários está sediada em Porto Alegre e pode ser um ótimo parceiro, fonte de informações, e construação coletiva.

O Social GOOD  é sediado em Florianópolis e mobiliza para o empreendedorismo social.

No Paraná a ONG Ação voluntaria pode ajudar no planejamento das suas ações.

Centro-Oeste

No meio do Brasil, onde é produzida grande parte dos bens agrícolas que consumimos, a preservação da natureza constitui um desafio. Terra de grandes biomas, como o Cerrado e a Amazônia, o Centro-Oeste por vezes sofre com incêndios e desmates não autorizados. Uma das formas de combater isso é melhorando o uso das unidades de conservação que buscam manter a vegetação em pé ao mesmo tempo em que  fomentam a interação das pessoas com a natureza. E para isso, quem melhor que voluntários?

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo, tem programas de voluntariado em diversas unidades, como a do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Neles, estudantes e profissionais ajudam turistas a conhecer a região, apontando sua importância e suas belezas naturais. Em troca de trabalho, os voluntários recebem abrigo, alimentação, uniformes e, claro, muito aprendizado.

Veja o vídeo dos voluntários.

Indicamos também conferir o que o programa Sistema Voluntário, da CNI (Confederação Nacional da Industria) está fazendo de legal em Brasília para se inspirar.

As oportunidades não tem fim! E você, o que faz com sua empresa em sua região?

Qual projeto legal conhece em seu bairro, cidade ou estado ? Conte sua experiência nos comentários abaixo!

Para um apoio completo do tema do voluntariado no Brasil,  veja aqui  uma lista dos Centros de voluntariado no país e recorra a eles como parceria.

E, finalmente, e não menos importante: Parabéns pelo seu dia!

Estamos construindo um Brasil melhor e mais solidário a cada iniciativa da qual fazemos parte!

(Visited 205 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.