7 ideias de ações para unir música e voluntariado

Sabe ou gosta de tocar algum instrumento musical? Esse conteúdo é para você!

Um dos maiores prazeres do voluntariado, costuma ser beneficiar alguém fazendo alguma coisa que você gosta muito.

O voluntariado de competências aparece como uma grande solução para essa via de mão dupla, quando você pode trabalhar exercendo competências profissionais ou aquelas habilidades pessoais que mais se destacam em você ou que podem estar escondidas no tempo, ou restritas num espaço.

Dentre elas estão as competências e dons para as artes! Dentro das empresas tem sempre um, dois ou mais artistas, e é mais do que provado que as artes são atividades que podem proporcionar significativas transformações pessoais.

Esse post é um conjunto de sugestões de voluntariado através da música.

A música é atividade intrínseca à atividade humana, sempre existiu e nunca vai deixar de existir. A manifestação musical é linguagem, afetividade, cultura, intelectualidade, habilidade, diversão, transcendência, e por aí vai…

Não é à toa que tanta gente “não vive sem música”, e não vivemos mesmo sem. Tanto que segundo o livro sobre habilidades e neurociência do Howard Gardner, Inteligências Múltiplas, existe uma parte do cérebro de todo ser humano dedicado apenas à música. E as teorias mais contemporâneas de educação musical dão conta de que o talento musical dorme dentro de todos e pode ser com amor e estimulação cognitiva, despertado e desenvolvido em todos.

Doido, não?

Por outro lado, você sabe quantos talentos musicais existem na sua empresa? Experimente fazer essa chamada através do voluntariado.

Seguem 7 dicas simpáticas:

DÓ – Concurso de bandas

Realize internamente um concurso de bandas em que os colaboradores componham ou possam compor entre si!

Desafie que se organizem e se apresentem em um ambiente físico, um show, em alguma ocasião comemorativa da sua empresa, e que esse seja um concerto beneficente.

As bandas vencedoras podem se apresentar em alguma festa ou evento de entidades parceiras beneficiárias do seu programa de voluntariado.

“Hoje é dia de rock, bebê!!!”

RÉ – Catálogo de bandas e talentos

Organize um catálogo de bandas e talentos musicais da sua empresa que se interessem em estar disponíveis para apresentações em ocasiões sociais.

As entidades parceiras e as comunidades, como tem dificuldades com recursos, sempre demandam uma atividade artística em seu calendário anual.

As apresentações dos voluntários podem ser uma forma bem simpática de integrar colaboradores, empresa e comunidade.

MI – Concurso de talentos na comunidade

Promova um concurso de talentos na sua comunidade, entidade, escola parceira, promovido pelos voluntários que possuem o dom e o gosto pela música desenvolvidos.

Esse concurso pode ser delineado por oficinas de instrumentos musicais, de formação de bandas, e de apresentações no palco.

Os talentos da comunidade podem, aqui, numa lógica inversa à sugestão anterior, participar de eventos da sua empresa. Num intercâmbio de talentos e de oportunidades das pessoas que são beneficiadas pelo seu programa de voluntariado interagirem com outras realidades, mostrarem seu valor, serem reconhecidas e vistas pelos colaboradores e times internos.

O mais legal é se os voluntários, de forma continuada, conseguirem promover esses talentos pela cidade, em apresentações e master classes.

FÁ – Oficinas de música

Promova oficinas pontuais ou continuadas, a partir de voluntários músicos. Pode ser um coral, uma classe de musicalização, grupos étnicos, rítmicos, aulas de instrumentos… tanto faz!

O importante é definir um espaço dentro da comunidade ou da empresa para isso acontecer, que haja formação dos voluntários sobre as diretrizes e regras do programa de voluntariado e que haja compromisso e apoio da empresa.

SOL – Estudos de composições musicais

Faça um trabalho na comunidade ou entidades parceiras de sensibilização, estudo e interpretação de grandes letras de compositores consagrados sobre determinados assuntos.

Você pode fazer um recorte temático como: música de reivindicação e crítica social, sobre as mães, sobre determinados povos, línguas estrangeiras etc. Se estiver atuando como voluntário numa escola pública, pode ainda fazer alguma parceira, de forma transversal, com professores de português e literatura.

Ao final, pode convidar e promover junto com os parceiros a interpretação e a gravação em vídeo da performance adaptada, reinventada, rearranjada dessas obras.

LÁ – Concurso do Hino do Voluntariado

Promova o concurso de um Hino do Voluntariado para o seu programa! Pode ser um concurso interno ou externo. As letras são propostas, a gravação feita por voluntários e/ou beneficiários e a apresentação submetida a um júri simpático, composto por executivos, gestores de entidades, músicos da comunidade e etc.

SI – Festival de músicos locais

Promova um festival na comunidade que ressalte o talento de músicos locais e músicos da sua empresa. Garanta que seja uma ocasião o mais digna possível, agradável, com público e qualidade de som. Dando assim visibilidade para aqueles talentos que estão escondidos e só precisam de uma ajudinha para brilhar.

Vale ressaltar que você pode colocar em prática apenas dó, dó – ré – mi, ou a escala musical de dicas inteira, a depender da sua disponibilidade de recursos e de voluntários.

Não se esqueça de promover o registro de tudo, em um canal do youtube, canal interno ou no seu portal dos voluntários, num espaço próprio para sua empresa ou para o seu grupo de voluntários.

Esses meios digitais podem ainda facilitar todas as ações, proporcionando aulas à distância, envio de vídeos para júris, apresentações ao vivo por streaming ou live de facebook… e por aí vai.

Muitas dicas estão agora no ar para você colocar em prática.

Não perca tempo e ainda pode aproveitar já em julho, em que o dia 13 é o Dia Mundial do Rock para botar pra quebrar e celebrar.

Dia Nacional de Voluntariado

(Visited 515 times, 7 visits today)
Avatar

Bruno Barcelos

-Treze anos de significativa experiência nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, com foco em planejamento, gestão, monitoramento, e avaliação de iniciativas privadas e públicas. Bem como experiência em gestão (estratégica – operacional) empresas e em ONGs e articulação entre parceiros dos setores diversos. Amplo experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados, adicionalmente às expertises em prospecção, atendimento, negociação, venda, e na criação/customização de soluções para empresas de grande, pequeno e médio porte nos temas correlatos.

More Posts - LinkedIn

Um comentário sobre “7 ideias de ações para unir música e voluntariado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.