7 motivos pra continuar acreditando em 2019

Está chegando o final de mais um ano e qual é a sua sensação? Se você estiver chateado e desacreditado eu tenho uma boa notícia! Aliás são 7 boas notícias, 7 bons motivos para você continuar acreditando na humanidade. Sigamos.

Sabe aquele papo de que o mal se espalha, contamina e vem em efeito dominó? Então a primeira boa notícia é que ações positivas, alegria e esperança também se alastram, como dizem, igual rastilho de pólvora.

Mas vamos ao que interessa, já que relembrar é viver, vamos listar aqui mais 7 boas razões para você continuar acreditando na humanidade:

1 – Fim da desnutrição para 60.000 crianças

Sim, você não leu errado, são 60 mil e não 60 crianças. Através do Programa ‘Crianças Saudáveis, Futuro Saudável’,  da Fundação General Mills em parceria com o Instituto Melhores Dias, milhares de crianças saíram do um estado de desnutrição.

fonte: site “Razões para acreditar”

A iniciativa tem o objetivo promover, junto a escolas públicas, conhecimento e meios para a alimentação saudável e nutritiva entre as comunidades com as quais a empresa atua, trabalhando em 3 frentes:

  • Avaliação Nutricional e Diagnóstico: medição e acompanhamento de altura, peso e exames de hemoglobina das crianças; testes de conhecimento sobre nutrição e estilo de vida saudável para alunos e professores.
  • Tratamento de suplementação de ferro quando necessário e com autorização dos pais ou responsáveis.
  • Educação Nutricional: Treinamentos para professores, merendeiros, agentes comunitários sobre saúde, educação sanitária, hortas e nutrição; jogos educativos para crianças sobre hábitos saudáveis; atividades de prevenção à obesidade infantil; construção e manutenção de hortas escolares; workshops às famílias para encorajamento da construção de hortas domésticas.

Tudo isso foi fruto de trabalho voluntário, de inúmeros colaboradores da instituição que doam parte do seu tempo para ajudar o próximo.

2 – Em São Paulo, idosas em situação de vunerabilidade social participam de um “dia de beleza”

A Académie Jacques Janine, recebe aproximadamente 200 jovens senhoras e as ajudam a resgatar a auto estima e isso acorre 3 vezes ao ano. Diversos serviços como maquiagem, coloração, escova e corte são oferecidos gratuitamente e realizados por colaboradores voluntários.

Ponto para rede de salões que investe parte da sua receita para beneficiar o próximo e ponto para os funcionários que investem parte do seu tempo pra fazer o bem!

3 – Adolescente usa seu 13º para alegrar o Natal de crianças carentes

E você aí pensando que o mundo está perdido!

Maria Eduarda, uma adolescente de 16 anos que mora no município de Caldas Novas em Goiás, pretendia comprar uma bota com a primeira parcela do seu 13º salário. Mas ela pensou melhor e resolveu realizar os pedidos de Natal de crianças carentes. Pegou 2 cartinhas na campanha “Papai Noel dos correios” e fez a alegria da criançada!

fonte: site “Razões para acreditar”

Sabe aquele dinheiro que você junta pra se presentear no Natal, comprar aquele acessório que você almejava há tempos? Então, a Duda usou essa grana em benefício de outras pessoas.

4 – Mulheres se empoderam e despertam espírito empreendedor através de projeto fotográfico

Yes, we can! Mulheres no comando são a nova tendência.

fonte: site “Razões para acreditar”

Em encontros semanais, cerca de 20 mulheres aparadas pelo SOS Ação Mulher e Família, em Campinas – SP, utilizaram técnicas de coaching e fotografia para transformar seus sonhos em arte. Elas produziram cerca de 170 fotos que transpareciam suas maiores aspirações como ter uma loja de roupas ou uma floricultura.

Essa iniciativa, chamada de “Gincana fotográfica” é um projeto da ImageMagicaorganização não governamental que utiliza a fotografia como uma ferramenta de desenvolvimento humano. Os depoimentos das mulheres que participaram são emocionantes e demonstram como ideias simples podem transformar vidas.

5 – Avon sacramenta junto à ONU compromisso de combate a LGBTfobia

fonte: site “Razões para acreditar”

Representatividade, a gente vê por aqui!

A Avon, empresa conhecida pela intensa luta em defesa da diversidade, aderiu aos Padrões de Conduta Empresarial da Organização das Nações Unidas. Tratam-se de diretrizes cujo intuito é engajar o setor privado no combate a LGBTfobia, seja nos locais de trabalho, nos mercados de fornecedores ou nas próprias comunidades onde vivem os funcionários, parceiros e clientes.

Os padrões de conduta da ONU foram produzidos em colaboração com o Instituto de Direitos Humanos e Negócios e se baseiam nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos. Mais de 200 companhias em todo o mundo expressaram apoio ao padrão, refletindo a ampla adesão de vários setores empresariais.

A Avon é cliente do V2V e além dessa luta, estimula intensamente seus funcionários a participarem de ações voluntárias. Ponto pra eles também!

6 – Blogueiras negras fazem sucesso ao redor do mundo

Dá follow no insta, pessoal!

Sim cada vez mais blogueiras negras ganham destaque no cenário mundial e é claro isso também significa mais representatividade e avanços na luta contra o preconceito racial. Se antes muitas mulheres negras faziam de tudo pra parecerem com as mulheres de pele mais clara, agora elas querem mais é botar o black power “pra jogo”!

As dicas das blogueiras e instagrammers vão desde maquiagens mais adequadas ao tom de pele e tratamentos específicos para cada tipo de cabelo até incentivos de aceitação e valorização da beleza negra.

Aqui vão alguns exemplos pra você se inspirar:

  • Gabi Oliveira – instagram: @gabidepretas
  • Luna – instagram: @julianaluna
  • Amanda Farah – instagram: @euamandafarah

 7 – Já existe uma casinha de cachorro que bloqueia o barulho dos fogos de artifício

 Essa é pra provar definitivamente que gente se preocupa com gente e também se preocupa com os animais! Se você convive com cachorros, sabe que grande parte deles morre de medo do barulho dos fogos de artifício. As festas de final de ano, tão comemoradas pelos humanos, são motivo de pavor para muitos bichanos.

Pensando nisso, a Ford criou uma casinha de cachorro capaz de bloquear o barulho dos fogos de artifício. Sabe aquele ditado que diz que “pau que bate em Chico, bate em Francisco? Então, agora ela vai poder ser usada dentro de um contexto positivo já que a Ford teve a brilhante ideia de testar a tecnologia de cancelamento de ruídos presente nos carros também nas incríveis casinhas!

Pra quem não sabe, os cães tem uma audição aprimorada, logo a sensibilidade aos barulhos é muito mais intensa para eles, gerando ansiedade, medo e até mesmo dados físicos aos animais.

Tomara que essa moda pegue!

Depois de todas essas boas notícias, espero de verdade que você acredite que não somente o próximo ano será bem melhor quanto que a vida sempre pode ser muito melhor, basta uma primeira atitude positiva. Quem trabalha com voluntariado, entende perfeitamente a diferença que apenas um ser humano pode fazer por todo um planeta. Reflita, saia da zona de reclamação e ponha a mão na massa. O bacana de estar vivo é poder contribuir sempre pro bem.

E para finalizar, mais um último incentivo pra fazer você refletir:

“Não faz mal que seja pouco
O que importa é que o avanço de hoje
Seja maior do que o de ontem
Que nossos passos de amanhã,
sejam mais largos do que os de hoje.”

Dr Daisaku Ikeda. filósofo, fotógrafo, humanista, poeta, educador


Dia Nacional de Voluntariado

(Visited 208 times, 1 visits today)
Renata Bonito

Renata Bonito

Publicitária, Analista de Novos Negócios na V2V.

More Posts

Um comentário sobre “7 motivos pra continuar acreditando em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.