Celebrar as conquistas: como compartilhar os resultados pode aumentar o gás do programa de voluntariado

Comemorar e agradecer: o segredo para reabastecer e manter o gás o ano todo. Reconhecer o que está sendo feito faz o time focar nas vitórias e se esforçar para conquistar ainda mais! Afinal, um copo meio cheio é sempre mais motivador que um copo meio vazio, não é mesmo? 😉

Aproveite as dicas deste material e celebre cada resultado, seja ele pequeno ou grande. A ideia aqui é ajudar a manter a motivação dos voluntários durante todo o ano.

Da minha experiência em gestão de voluntariado corporativo, sempre tive que capacitar e motivar diversos públicos: voluntários, comitês gestores, times de gerentes regionais, ongs que precisavam de apoio, diretores e conselhos de gestão que tinham como missão engajar colaboradores pro trabalho voluntário. Em toda uma sorte de cenários, as palavras mobilização, sensibilização e engajamento eram sempre palavras de comando.

O que observei em várias ocasiões foi que, durante o ano, poucas vezes funcionava “cobrar” os colaboradores que não atuavam como voluntários. Ainda que uma cobrança pela ótica da inspiração e não pela obrigação obviamente. Pelo contrário: quando se dava voz e reforçava a imagem do time de voluntários mais atuantes, ressaltando os seus resultados obtidos e seus ganhos pessoais em participar, um número maior de pessoas queria se envolver naquela “ação bonita e legal” na próxima vez também. Afinal “se é tão útil e bom, porque eu estou de fora?”.

Isso me fez criar a máxima de que, para se motivar voluntários e dar consistência e sustentação na mobilização e participação, devemos dar luz para quem faz em vez de cobrar quem não faz.

Garantindo a consistência

Nessa ótica, o compartilhamento de resultados e a sua consequente comunicação pode prescindir de alguns ítens básicos que darão consistência para essa prática. São eles:

  • Resultados mensurados: saber medir as conquistas, ter indicadores e ambições, assim como uma metodologia de avaliação e apuração dos resultados quantitativos e qualitativos. Um Portal de Voluntariado é uma excelente ferramenta para isso porque os resultados podem ser facilmente extraídos em relatórios de gestão ou diretamente nas páginas das ações.
  • Periodicidade: uma vez que decida compartilhar os cases legais e as conquistas, é aconselhável dar um ritmo para que uma comemoração em fim de semestre, ou em data desconexa, não soe como um “grito no escuro”. A frequencia da comemoração traz confiança para todos os stakeholders envolvidos no programa.
  • Realidade: comunicar os resultados sem fantasiar, ou seja: manter-se dentro da realidade do que os resultados representam para o todo da empresa e para o histórico do programa.
  • Adequação ao público: o tipo e a quantidade de informações que vai para cada público precisa ser pensado, desde um conteúdo mais gerencial até aquele mais sensível e geral.

Assegurados esses 4 requisitos, o importante em seguida é pensar como e o que falar, de forma criativa e sensível. Números como o de colaboradores voluntários, ações realizadas, instituições e pessoas beneficiadas e metas alcançadas são excelentes para se ter uma visão geral. Por outro lado, histórias reais, depoimentos e cases em geral ajudam a entender de forma concreta o que foi alcançado até o momento.

Aproveite para agradecer e reconhecer, seja uma ou um milhão de pessoas.

Como?

Aí vão sete ideias apenas para inspirar inúmeras possibilidades

1) Convide os voluntários a compartilharem suas conquistas do semestre

Sejam elas pessoais, profissionais ou sociais. Sensibilize-os que mesmo um pouco realizado no conjunto conta muito! Compile esses resultados e os organize: certamente terá boas surpresas e destaques. Monte uma apresentação e compartilhe internamente. Você pode usar o template que preparamos junto com esse kit. Não se esqueça também de postar fotos no Portal e nas redes sociais para divulgar ainda mais essas vitórias. Dica: Agregue hashtags em suas publicações, como #tbt #voluntariado #voluntariadoempresarial, assim atrairá ainda mais cliques ao seu post.

2) Colete depoimentos escritos ou por vídeos

Converse com pessoas beneficiadas e gratas por alguma ação voluntária, gestores com times engajados e que estejam satisfeitos, voluntários que atuaram pela primeira vez durante esse ano, ou mesmo os que atuam periodicamente no campo social. Compartilhe e agradeça, em uma notícia no Portal de Voluntariado da sua empresa, caso haja, e nos outros canais de comunicação interna.

3) Leve alguém até a empresa para falar

No caso de uma ação voluntária, é empolgante saber como era a situação antes da intervenção e como está hoje. Convide uma instituição social que tenha observado melhoras durante ou depois da atuação do grupo de voluntários. Um convite do beneficiário para continuar as transformações até o fim do ano dificilmente é recusado.

4) Distribua cartões estilo “recado anônimo”

Com os resultados e vitórias que deseja compartilhar, motive que as pessoas façam o mesmo entre si elogiando umas as outras. Se sua empresa tem uma plataforma de voluntariado V2V, é possível estimular os voluntários a trocarem selinhos de reconhecimento entre si – que nesse caso, não serão anônimos, mas certamente despertarão sentimentos de recompensa, orgulho e gratidão.

5) Aproveite reuniões de equipes e de gestores para citar as vitórias do primeiro semestre

Se possível, leve alguns voluntários para que deem seus próprios depoimentos diante do time, dos gestores ou da empresa. Deixe que os voluntários sejam os protagonistas nesse momento e legitimem o orgulho de participar. Dica: Cite os nomes dos responsáveis pelas vitórias. Além de ficar mais pessoal, também é um super reconhecimento para aqueles que se destacaram.

6) Destaque os pontos positivos

Opte pelo discurso positivo. Esse ano é único. Nesse caso, só compartilhe se o resultado for melhor em comparação aos outros anos, empresas, ou áreas parceiras. É essencial destacar o que é ÚNICO nessas pessoas, nesse time, assim como destacar quais são as vitórias dessa equipe agora e no fim do ano. Concentrar-se no positivo agora não isenta de compartilhar os aprendizados e as oportunidades de melhorias, que podem ser avaliados nas instâncias e momentos apropriados.

7) Promova um encontro informal

Um café da manhã, da tarde, um almoço, ou um encontro depois do trabalho são uma ótima pedida para falarem das conquistas e comemorarem os resultados. Sorrir, bailar e deixar a energia da motivação contagiar!

E para mais inspiração:

Aproveite o fim de semestre e já compartilhe os seus resultados!

Se você possui uma plataforma de voluntariado V2V, pode facilmente fazer o download de um relatório do período e selecionar os dados que quer compartilhar. Basta procurar o auxílio do seu gerente de contas. Se ficou em cima da hora para isso, a próxima excelente data para fazer isso é o Dia Nacional do Voluntariado, que acontece todo dia 28 de agosto. O melhor é ter um calendário de reporte.

Gostou desse post? Fale com a gente e diga como foi o seu compartilhamento de resultados!

(Visited 223 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.