Cidadania: pequenas ações para incluir em seu dia a dia

cidadania

Se existe algo em comum entre os voluntários é buscar melhorar a realidade. Nesta semana, com o país fervendo politicamente, não vou falar de voluntariado especificamente, mas de algo muito próximo, que é cidadania. Assim como o voluntário, o cidadão tem consciência do seu papel na sociedade e entende que a conduta individual faz toda diferença no coletivo.

Voluntariado anda de mãos dadas com a cidadania. Quem é voluntário aprende a ser cidadão. O voluntário sabe que não adianta fazer ações pela natureza se não tiver hábitos coerentes em casa. Da mesma forma, o cidadão compreende que é fundamental cuidar das suas atitudes no dia-dia. Nós que promovemos voluntariado e responsabilidade social, precisamos reforçar noções amplas de cidadania se quisermos mudanças mais significativas.

Cidadania se faz com direitos e deveres.

Temos lutado bastante por direitos, mas nunca é demais lembrar alguns deveres do cotidiano:

  • Respeite a natureza e os patrimônios: não jogue lixo na rua, não pixe o ônibus, não suje a praça, não deprede…

  • Respeite os outros: não fure filas, não estacione em vagas especiais nem use assentos preferenciais se não tiver este direito, não seja agressivo, não tente levar vantagem…

  • Respeite as leis: não ofereça nem aceite subornos, não faça nem aceite falsificações, não sonegue, não desrespeite normas de trânsito nem coloque outros em perigo, não comita nem permita nenhum tipo de fraude…

Deveres cumpridos? Ótimo! Veja outras formas de fazer mais:

  • Fique de olho: Se tiver conhecimento de alguém descumprindo seus deveres, reclame, denuncie, não seja conivente nem feche os olhos.
  • Conscientize: Garanta que essas regras estão sendo cumpridas ao seu redor – eduque seus filhos, sua família, seus amigos, seus vizinhos… Ajude a formar novos cidadãos!
  • Trabalhe temas de cidadania com seus voluntários: se você é gestor de um Programa de Voluntariado, proponha formações com seus voluntários. Esse tipo de atividade é importante não só para que os líderes e voluntários conheçam bem a estrutura do Programa e desenvolvam da melhor maneira possível suas ações, mas também para que reflitam sobre temas que relevantes que cercam o voluntariado, como a cidadania. Para se inspirar, baixe gratuitamente nosso eBook “Formação de Voluntários: como promover e gerenciar diversos tipos de capacitação”. 

conheça a plataforma completa para voluntariado empresarial

(Visited 4.276 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Cidadania: pequenas ações para incluir em seu dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.