Idosos: 4 sugestões de ação para realizar em casas de repouso

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2017, cerca de 100 mil idosos vivem em casas de repouso no país.

Muitos deles sentem-se negligenciados pela família e pela sociedade e/ou possuem poucas atividades em seu dia a dia, o que afeta sua auto estima e convivência.

Separamos 4 sugestões de ação super bacanas que podem ser realizadas com esse público.

1) Oficina do vovô e da vovó: confecção de brinquedos

idosos

Crianças adoram brinquedos novos, mas muitas não têm condição de acessá-los. Que tal os voluntários se juntarem para visitar uma casa de repouso, passarem um tempo interagindo e trocando com os idosos que vivem lá, além de realizarem uma oficina com eles ensinando e ajudando-os a confeccionarem brinquedos feitos a partir de material reciclável, que depois serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade social?

Ou seja, crianças ganharão brinquedos novos, os idosos receberão visitas, realizarão uma atividade diferente e aprenderão uma habilidade nova, além de materiais recicláveis serem reaproveitados de uma maneira super bacana.

Confira o passo a passo para organizar essa ação aqui.

2) Visita de cachorros de abrigos

idosos

A iniciativa Cão Terapia é um projeto piloto em Novo Hamburgo (RS) que leva cães abandonados, que estão em abrigos, para visitar idosos em casas de repouso e ajudar em seu tratamento e sociabilização. Felizmente está não é uma ação isolada e, em alguns estados, iniciativas semelhantes já acontecem, como em Boa Vista (RR), onde os cães Simon Bolívar, Mel e Maya são os novos ‘fisioterapeutas’ dos idosos de um abrigo estadual. Fruto da parceria com a Aliança Ambiental do Brasil (Aliambra), nasceu o projeto Visita Animal. Em São Paulo (SP), também existe o INATAA (Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais), uma ONG fundada em 2008 em SP, com o objetivo de proporcionar a idosos e crianças doentes melhoria na saúde física, emocional e mental, através dos benefícios terapêuticos da relação homem-animal.

Se você é de alguma das cidades acima, pode procurar entrar em contato com essas organizações para fazer uma parceria e levar o projeto para uma casa de repouso que você conheça. Caso não seja, procure algum abrigo ou ONG que cuide de cachorros abandonados e veja a possibilidade de eles disponibilizarem animais dóceis sob sua tutela para visitarem uma casa de repouso que você conheça e proporcionarem um momento diferente de troca com os idosos.

3) Campanha de Natal

idosos

No fim do ano passado, uma iniciativa emocionou e engajou muitas pessoas através das redes sociais, virando inclusive notícia na mídia. Voluntários de uma casa de repouso de Sorocaba (SP) fizeram uma ação na página oficial do Lar Vicente de Paulo no Facebook. Eles criaram um álbum com fotos de cada idoso que vive lá segurando uma pequena lousa com seu nome e o que gostaria de ganhar de natal. Os pedidos eram simples, como camiseta, quadro, CD, doces, boneca, etc. e milhares de pessoas se emocionaram e se prontificaram a atender pelo menos um dos pedidos. A ação foi muito além do esperado: 100% dos pedidos foram atendidos e o lar recebeu muitas doações de itens e dinheiro. Além disso, muita gente foi entregar o presente pessoalmente, o que trouxe muita alegria e novas amizades para os idosos.

Você pode juntar seus colegas e amigos e fazer o mesmo numa casa de repouso da sua região. Tire as fotos e poste no Facebook do lar, caso tenha, ou mesmo na sua página e divulgue para o máximo de pessoas possível. Se sua empresa tiver um Portal de Voluntariado, você pode organizar a ação por lá. Veja se é mais fácil as pessoas deixarem com você ou num local da empresa o presente escolhido ou se elas podem levar direto na instituição.

4) Me conta sua história

idosos

Idosos são pessoas que já viveram muitas experiências. A ideia é juntar os voluntários para que passem uma tarde de troca na casa de repouso, conversando com os idosos que vivem ali. Preparem um lanche gostoso e tenham um bom papo. Com cautela e sem serem invasivos, perguntem sobre a vida deles, onde nasceram, se tiveram filhos, se viveram um grande amor, peçam para que contem uma história engraçada da sua vida, um momento importante, etc. Com os que toparem, gravem um vídeo deles contando uma história, um momento marcante da vida deles. O voluntário pode até estar do lado fazendo as perguntas. Depois, com os vídeos, vocês podem juntar tudo e produzir um filme com essas histórias. Como são necessárias autorizações para vincular fora, promovam uma sessão de cinema na própria casa de repouso com muita pipoca para exibir o resultado final às estrelas do vídeo.

(Visited 3.075 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Idosos: 4 sugestões de ação para realizar em casas de repouso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.