Inclusão digital: colaboradores de empresa de ônibus ensinam sobre internet aos colegas

inclusão digital

Em nossa experiência, vemos muitas empresas que possuem um número grande de colaboradores na operação (por exemplo, em fábricas) e têm dificuldade de envolvê-los no Programa de Voluntariado, já que a maior parte da comunicação e até das inscrições são feitas de maneira online. Hoje vamos contar como uma empresa resolveu esse problema através do próprio voluntariado.

Dificuldade de envolver colaboradores operacionais no Programa

A Turb Ribeirão Preto é uma empresa de transportes do interior de São Paulo (SP) que faz parte do Grupo Comporte, o qual reúne empresas do mesmo setor. O Grupo possui o Programa Direção Social, desde 2012, responsável por difundir e apoiar as ações de responsabilidade social nas empresas do Grupo, através dos Comitês Sociais existentes em cada uma delas.

Desde 2015, o Direção Social conta com um Portal V2V no qual cada empresa do Grupo possui uma página e os voluntários podem se comunicar com outros, ver as notícias do Programa, criar novas ações, se inscrever nas ações existentes, receber comunicações e novidades da gestão geral e local do Programa, entre outras atividades. O Portal Direção Social é um grande sucesso e conta com uma boa adesão dos colaboradores das empresas do Grupo.

Porém, ainda assim, a Turb Ribeirão, uma empresa com 270 colaboradores e com a maioria na operação (motoristas, mecânicos, pintores, polidores, etc), sentia falta de ter esse público participando do Portal e consequentemente, mais ativamente do Programa. Foi então que colaboradores do RH e da área de TI, voluntários participantes do Comitê Social da empresa, decidiram aproveitar um projeto já existente, o “Férias na Empresa”.

A solução através do voluntariado

Nesse projeto, existente há 11 anos, no primeiro dia de férias do colaborador, ele pode optar por receber o dia como “hora treinamento” e participar de um treinamento de 8 horas sobre a sua função na empresa. É uma forma de garantir que os colaboradores continuem atualizando seus conhecimentos e habilidades anualmente.

A ideia inicial do Comitê Social foi aproveitar esse momento de reunião e treinamento dos colaboradores para divulgar o Portal Direção Social, porém, ao dar início, os voluntários foram surpreendidos ao ver que a maioria possuía baixo ou nenhum conhecimento sobre o uso da internet, alguns nem possuíam um endereço de e-mail, por exemplo.

Foi então que os voluntários do Comitê decidiram aproveitar o tempo disponibilizado a eles no treinamento e inciar uma ação de inclusão digital. Entre 30 a 40 minutos, os voluntários explicam conceitos básicos de internet e navegação, as possibilidades de uso, como fazer e utilizar um e-mail, além de mostrarem as funcionalidades do Portal Direção Social e como utilizá-lo. Para os que têm interesse, os voluntários ajudam com o cadastro no Portal e até a criação de e-mail, para os que ainda não possuem.  inclusão digital

Exemplo de sucesso

A ação, realizada todos os meses com diferentes colaboradores, têm sido um sucesso e a ideia é que outras empresas do Grupo façam o mesmo. O projeto já está em sua sexta edição e desde maio, quando a ação de inclusão digital começou, o Portal Direção Social teve mais de 200 novos cadastrados, sendo parte significativa consequência dos treinamentos dados pelos voluntários. Um dos voluntários também se disponibilizou a ajudar os colaboradores participantes após o treinamento, com dúvidas que possam surgir a respeito do uso do Portal e do e-mail.

Além de proporcionar a colaboradores de baixa escolaridade, através da atuação dos voluntários, conhecimentos sobre o uso da internet, questão primordial hoje em dia não só no mercado de trabalho, mas em tarefas simples do cotidiano, essa ação ajuda a solucionar um problema comum em muitas empresas que é aproximar os colaboradores da operação ao Programa de Voluntariado, através do cadastro e uso do Portal.

(Visited 213 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.