reconhecimento de voluntarios

Reconhecimento: como fazer dele uma arma poderosa para engajar voluntários

reconhecimento de voluntarios

Quem não gosta de receber um elogio ou de ver o seu trabalho sendo apreciado e valorizado? Pois é, o reconhecimento é um dos fatores motivacionais mais importantes para nós seres humanos, e voluntários certamente não fogem a esta regra.

As ações de reconhecimento são de extrema importância para valorizar os públicos que participam de uma ação de voluntariado empresarial e existem inúmeras formas de realizar essa homenagem. Todas elas contribuem para fidelizar o voluntário, engajar novos colaboradores e fortalecer o programa de voluntariado dentro da empresa.

Confira abaixo algumas dicas para traçar a estratégia de reconhecimento do programa de voluntariado da sua empresa:

 

Considere o reconhecimento como uma das etapas do planejamento

As atividades de reconhecimento devem ser determinadas desde o início do programa, levando em consideração os objetivos e metas estabelecidas para aquela ação.

Deve-se também considerar que além dos voluntários outros públicos contribuem e muito para o sucesso do programa e devem ser reconhecidos, como por exemplo as organizações beneficiadas, os gestores e as áreas parceiras (ex: recursos humanos, marketing, entre outras).

É possível realizar uma série de ações de reconhecimento simples e baratas, porém é pertinente considerar um orçamento próprio para esta etapa.

 

Utilize as ações de reconhecimento para promover o programa

Ações de reconhecimento podem gerar grande repercussão dentro de uma empresa e utilizar este momento como forma de divulgação do programa pode ser uma das melhores ferramentas de comunicação.

Boletins, murais, newsletters, podem agregar os resultados da ação além de informações genéricas sobre o programa, assim além de conhecer os destaques daquela iniciativa o leitor também tomará conhecimento do programa e de como participar.

Vale tomar cuidado apenas com “brindes” ou prêmios de valor significativo que podem ser consideramos como um tipo de remuneração ao trabalho voluntário, pois não é esse o objetivo e pode atrair um público que não está verdadeiramente interessado no tema.

 

Avalie opções diferentes de reconhecimento

Como os públicos envolvidos em um programa de voluntariado são muitos e divergentes entre si, é interessante considerar ações de reconhecimento especiais para cada grupo.

Por exemplo, para os gestores que apoiam e incentivam a participação de seus funcionários, vale a pena enviar um e-mail de agradecimento, ou uma comunicação mais personalizada destacando a participação dos funcionários da área que ele gerencia.  É importante termos em mente que o gestor além de ver números e estatísticas sobre os resultados do programa, gosta também de sentir, por meio da visão da administração, como o envolvimento dele de fato contribuiu para aqueles resultados. Trata-se de uma ação simples, mas que ajudará a reter este importante público.

Para as organizações parceiras, que recebem o trabalho voluntário, é legal mostrar a importância deles neste processo, seja através de uma carta de agradecimento ou até mesmo convidando-os para conhecer a empresa e o seu programa de voluntariado. Ouvir a percepção e a opinião deste público é uma ótima forma de melhorar a atuação futura dos voluntários.

Para cada parte envolvida, cabe analisar suas características e contribuições, para assim mantê-los motivados e trabalhando a favor do programa.

É recomendável também combinar ações de reconhecimento pessoais com ações mais genéricas, pois assim elas acabam se complementando e atingindo todos os públicos envolvidos.

 

Agora é a sua vez

O reconhecimento é uma das mais poderosas armas que um programa de voluntariado pode ter. Ninguém vence sozinho, nós sabemos disso, portanto devemos saber também reconhecer com ações concretas quem nos ajuda a fazer um programa de voluntariado de sucesso.

Não existe uma única forma de reconhecer os colaboradores de um programa de voluntariado. Cada empresa testa diversas formas e vai adequando a sua realidade. Para te ajudar, fizemos este eBook com cases de grandes empresas e algumas ideias de diferentes formas de homenagear os voluntários. O mais importante é estar sempre atento ao tipo de reconhecimento que faz sentido para o seu voluntário e os demais públicos envolvidos.

 eBook Ações de Reconhecimento

(Visited 1.576 times, 2 visits today)

5 comentários sobre “Reconhecimento: como fazer dele uma arma poderosa para engajar voluntários

  1. Ótimo post! O reconhecimento é importante até mesmo para funcionários, mesmo recebendo pelas suas atividades. Então imagina para os voluntários que doam seu tempo e talentos sem esperar nada em troca! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.