“Experimentando novos modelos de voluntariado” – Confira o 24° Encontro da Rede V2V

Na semana passada foi realizado o 24° Encontro da Rede V2V e o tema explorado foi – “Experimentando novos modelos de voluntariado”. O objetivo central foi criar uma atmosfera em que todos os participantes ficassem inspirados e se tornassem protagonistas de um grande processo de criação e reflexão coletiva.

 

O evento foi dividido em 4 partes principais que serão detalhadas a seguir:

1) Palestra – We love Paraisópolis com Gilson Rodrigues

Líder comunitário em Paraisópolis, Gilson contou como a história dele e o desenvolvimento de Paraisópolis estão diretamente ligados. Falou também sobre poder multiplicador das ações voluntárias na comunidade. O palestrante é  protagonista na condução do projeto “Nova Paraisópolis”, criado em 1994, que busca qualificar a vida na comunidade por meio de diversas iniciativas locais. Desde então inúmeros projetos sociais e culturais já foram criados transformando a vida de milhares de moradores. Até um banco próprio foi criado para impulsionar o andamento das iniciativas. A fala de Gilson emocionou os participantes e serviu como uma imersão em um lado menos comum de experimentação dos profissionais.

2) Apresentação “O que há de novo no V2V” por Bruno Ayres

Logo após a palestra, Bruno Ayres, sócio fundador do V2V, mostrou todas as novidades e atualizações que as plataformas da empresa receberam ao longo dos últimos meses. O V2V constrói portais interativos para todos os tipos de Voluntariado Empresarial. Nesses ambientes virtuais, todas as ações voluntárias de uma empresa podem ser divulgadas e em contrapartida, os colaboradores podem visualizar e se inscrever nas mesmas. Entre as novidades e funcionalidades divulgadas, as principais e que despertaram mais interesse dos participantes foram a possibilidade dos colaboradores fazerem checkin nas ações via whatsapp, a gestão simplificada das ações e a nova interface para geração de relatórios.

3) Coffee break com muito networking

Um momento muito esperado e não menos importante sucedeu a fala de Bruno: Coffee break e muito networking. Uma pausa para que os participantes pudessem conversar, trocar ideias sobre voluntariado e fazer novas parcerias.

4) Debate aberto para a participação do público

Por último, uma das partes mais importantes do evento: O debate. Esse momento teve como objetivo juntar todas a rodas importantes que fazem a engrenagem do voluntariado girar: Profissionais experientes da área, gestores de voluntariado, beneficiários de programas voluntários e representantes de comunidades beneficiadas.

Todas as peças chave e fundamentais de um programa de voluntariado pensando e debatendo juntos sobre formas originais e eficazes de criar ações verdadeiramente transformadoras. Além da contribuição valiosa de Gilson Rodrigues, que abriu o evento com a palestra – We love Paraisópolis, tivemos outros 3 destaques:

Heloísa Souza, a ex aluna do Formare, contou como teve sua vida transformada através de um programa de voluntariado da Siemens. A jovem recebeu reforço escolar e passou no vestibular com bolsa integral para a faculdade dos seus sonhos. Atualmente, é assistente de controladoria na Siemens e é professora voluntária na escola Formare.

Ana Schneider, responsável pelo Programa de Voluntariado da EDP, falou sobre como um diálogo aberto entre todos as peças fundamentais que compõem uma ação é fundamental para o sucesso da iniciativa. Há 4 anos, Ana compõe a Cultura Organizacional da EDP, tendo como ferramenta o voluntariado corporativo. É mãe, avó, especialista em saúde mental (Associação Encarnación Blaya), pós graduada em Propaganda e Marketing (ESPM), formada em coaching de equipe (FIA), graduada em Serviço Social (PUC).

Samantha Jones, Diretora de Estratégia e Inovação do V2V, conduziu o debate com perguntas de interesse comum e intervenções estratégicas.

O evento foi finalizado após a realização do debate e posteriormente muito bem avaliado pelos participantes. O V2V realiza pelo menos um evento presencial por ano e produz muito conteúdo através de webinars e ebooks disponíveis para download no site da empresa. Todos os temas dos encontros, sejam eles virtuais ou físicos, são produzidos através das pesquisas de avaliação. Sugestões podem ser enviadas para contato@v2v.net. Toda colaboração é valiosa! 😉

Para refletir

“A ação que empenhamos para ajudar o outro nos permite fortalecer nossa própria vida.”

Daisaku Ikeda

 

(Visited 187 times, 1 visits today)
Renata Bonito

Renata Bonito

Publicitária, Analista de Novos Negócios na V2V.

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.