Em nossa experiência, vemos muitas empresas que possuem um número grande de colaboradores na operação (por exemplo, em fábricas) e têm dificuldade de envolvê-los no Programa de Voluntariado, já que a maior parte da comunicação e até das inscrições são feitas de maneira online. Hoje vamos contar como uma empresa resolveu esse problema através do próprio voluntariado.
Dificuldade de envolver colaboradores operacionais no Programa
A Turb Ribeirão Preto é uma empresa de transportes do interior de São Paulo (SP) que faz parte do Grupo Comporte, o qual reúne empresas do mesmo setor. O Grupo possui o Programa Direção Social, desde 2012, responsável por difundir e apoiar as ações de responsabilidade social nas empresas do Grupo, através dos Comitês Sociais existentes em cada uma delas.
Desde 2015, o Direção Social conta com um Portal V2V no qual cada empresa do Grupo possui uma página e os voluntários podem se comunicar com outros, ver as notícias do Programa, criar novas ações, se inscrever nas ações existentes, receber comunicações e novidades da gestão geral e local do Programa, entre outras atividades. O Portal Direção Social é um grande sucesso e conta com uma boa adesão dos colaboradores das empresas do Grupo.
Porém, ainda assim, a Turb Ribeirão, uma empresa com 270 colaboradores e com a maioria na operação (motoristas, mecânicos, pintores, polidores, etc), sentia falta de ter esse público participando do Portal e consequentemente, mais ativamente do Programa. Foi então que colaboradores do RH e da área de TI, voluntários participantes do Comitê Social da empresa, decidiram aproveitar um projeto já existente, o “Férias na Empresa”.
A solução através do voluntariado
Nesse projeto, existente há 11 anos, no primeiro dia de férias do colaborador, ele pode optar por receber o dia como “hora treinamento” e participar de um treinamento de 8 horas sobre a sua função na empresa. É uma forma de garantir que os colaboradores continuem atualizando seus conhecimentos e habilidades anualmente.
A ideia inicial do Comitê Social foi aproveitar esse momento de reunião e treinamento dos colaboradores para divulgar o Portal Direção Social, porém, ao dar início, os voluntários foram surpreendidos ao ver que a maioria possuía baixo ou nenhum conhecimento sobre o uso da internet, alguns nem possuíam um endereço de e-mail, por exemplo.
Foi então que os voluntários do Comitê decidiram aproveitar o tempo disponibilizado a eles no treinamento e inciar uma ação de inclusão digital. Entre 30 a 40 minutos, os voluntários explicam conceitos básicos de internet e navegação, as possibilidades de uso, como fazer e utilizar um e-mail, além de mostrarem as funcionalidades do Portal Direção Social e como utilizá-lo. Para os que têm interesse, os voluntários ajudam com o cadastro no Portal e até a criação de e-mail, para os que ainda não possuem.
Exemplo de sucesso
A ação, realizada todos os meses com diferentes colaboradores, têm sido um sucesso e a ideia é que outras empresas do Grupo façam o mesmo. O projeto já está em sua sexta edição e desde maio, quando a ação de inclusão digital começou, o Portal Direção Social teve mais de 200 novos cadastrados, sendo parte significativa consequência dos treinamentos dados pelos voluntários. Um dos voluntários também se disponibilizou a ajudar os colaboradores participantes após o treinamento, com dúvidas que possam surgir a respeito do uso do Portal e do e-mail.
Além de proporcionar a colaboradores de baixa escolaridade, através da atuação dos voluntários, conhecimentos sobre o uso da internet, questão primordial hoje em dia não só no mercado de trabalho, mas em tarefas simples do cotidiano, essa ação ajuda a solucionar um problema comum em muitas empresas que é aproximar os colaboradores da operação ao Programa de Voluntariado, através do cadastro e uso do Portal.