Uma grande pesquisa realizada pela United Way em 5 países (Brasil, Índia, EUA, Canadá e Austrália) mapeou a percepção de funcionários e empresas sobre ações de voluntariado desenvolvidas no ambiente corporativo. A pesquisa buscou responder três principais perguntas:
- O que motiva os colaboradores a se envolver em programas de voluntariado corporativo?
- Quais características definem os programas de voluntariado corporativo e como eles afetam o colaborador voluntário?
- Quais são os benefícios desses programas para os colaboradores e as empresas? E como eles são rastreados?
Confira aqui um resumo desta pesquisa e aproveite este importante diagnóstico para ajudar a manter os colaboradores da sua empresa sempre motivados. 🙂
Metodologia
As United Way de cada um dos países participantes recrutou empresas locais com programas de voluntariado corporativo para participar da pesquisa. Em cada uma das empresas, o coordenador do programa de voluntariado forneceu detalhes e informações sobre o programa, além de indicar um conjunto de colaboradores que são voluntários e atuam através do programa e colaboradores que são voluntários, mas não atuam através do programa. Ao todo participaram da pesquisa 52 empresas e 237 colaboradores.
Características da população
A média de idade dos colaboradores é de 43 anos, considerando todo o universo da empresa e não apenas voluntários. Além disso, a grande maioria são homens (65%), já os coordenadores dos programas de voluntariado são na maioria mulheres (70%) com formação superior (90%).
Frequência da atividade voluntária
Dos colaboradores que são voluntários (através do programa corporativo ou não), 44% disseram que doam o seu tempo “Frequentemente” ou “Com muita frequência” e na média dedicam 1,5h ao voluntariado por semana.
Motivações para o voluntariado
Existe uma grande variedade de motivos pelos quais os colaboradores participam do programa de voluntariado da empresa, estão entre eles:
Benefícios para a empresa
Que o voluntariado faz bem para o colaborador isso todo mundo sabe, mas as vezes mensurar o seu retorno para a empresa é um pouco mais difícil, não é verdade? Pois baseado no relato dos colaboradores sobre suas atitudes no trabalho, notou-se na pesquisa que quanto mais dedicado o colaborador é ao voluntariado, mais satisfeito ele é com o seu emprego e maior comprometimento tem com o seu empregador.
Motivos de não ser voluntário
Apesar do crescimento contínuo de colaboradores interessados nos programas de voluntariado de suas empresas, ainda existem aqueles que não participam. A pesquisa questionou estes colaboradores que ainda não são voluntários e o resultado mostrou que a maioria dessas pessoas sabem da existência do programa e são frequentemente convidadas a participarem das ações, mas por falta de motivação, ansiedade em participar de novas experiências e desejo de manter trabalho e vida pessoal separados, estes colaboradores optam por não participar das ações.
Missão dos Programas de Voluntariado Empresarial
De acordo com os coordenadores entrevistados, as principais motivações para a empresa investir em um programa de voluntariado são:
- Construir um relacionamento com a comunidade
- Gerar oportunidades de interação entre os colaboradores
- Possibilitar o aprendizado de novas habilidades aos colaboradores
Avaliação
Apesar da maioria dos coordenadores de programas de voluntariado afirmarem que mensuram a participação dos seus colaboradores nas ações, apenas uma pequena parte coleta as informações para efetiva avaliação do programa.
Para saber mais…
Para conferir a pesquisa completa, clique aqui (documento em inglês).
Dica: Pesquisas são muito úteis para ajudar no planejamento dos programas de voluntariado, pois além de fornecer um panorama geral de mercado ainda aponta os principais gaps e desafios do setor. Não deixe de incluir este e outros instrumentos em seus materiais de estudo.
Um comentário sobre “Pesquisa estuda a motivação dos funcionários em programas de voluntariado”
Os comentários estão encerrados