Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2016, no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais vivendo nas ruas. A causa da proteção animal trabalha em diversas frentes para diminuir esse problema e garantir o direito de todos os animais.
Abaixo separamos 6 ideias de ações simples que você pode promover dentro da sua empresa para somar a essa causa.
1) Arrecadação de ração
Organizações que acolhem e cuidam de animais retirados das ruas ou de condições de maus tratos necessitam mensalmente de uma grande quantidade de ração. Sabendo disso, você pode promover uma campanha de arrecadação de ração. Para isso, a empresa deve escolher uma organização a ser ajudada e disponibilizar um espaço para depósito das rações doadas. Uma forma de tornar a ação mais atrativa e divertida é criar uma gincana de arrecadação de ração. As equipes podem ser divididas, por exemplo, pelos departamentos que já existem. Pense num prêmio legal que atraia seus colaboradores. Ao final, não deixe de anunciar o resultado com os kgs de ração doados. Se for possível, convide os colaboradores que queiram a conhecer a ONG de perto ou até mesmo, leve alguns dos animais ajudados para a empresa, promovendo sensibilização e uma experiência diferente no ambiente de trabalho.
2) Bazar vegano
O veganismo, mais do que um estilo de alimentação, é um estilo de vida. Pessoas veganas não consomem nada que seja feito a partir do sofrimento ou morte de um animal: alimentos, roupas, sapatos, produtos de beleza e higiene. Hoje em dia é vasta a gama de produtos veganos e cada vez mais marcas e pequenos produtores estão se preocupando em lançar produtos livres de qualquer crueldade animal. Que tal promover um bazar vegano na empresa? Peça dicas aos colaboradores e procure em grupos do Facebook pessoas que produzam coisas veganas. Você ainda pode acordar com elas que uma porcentagem do que for vendido será revertida para uma organização de proteção animal.
3) Segunda Sem Carne
Segunda-feira é mundialmente conhecida como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos? A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Uma boa ideia é fazer uma campanha de conscientização interna, convidando os colaboradores a participarem desse exercício benéfico. Você pode baixar aqui materiais para espalhar pela empresa, como nos murais, elevadores, refeitório e mesas dos colaboradores, ou até mesmo para enviar online. Você ainda pode criar um mural bem atrativo na recepção ou na porta do refeitório, por exemplo, com números e benefícios da redução do consumo de carne. Use a criatividade!
4) Cãominhada
As “cãominhadas” já são eventos conhecidos por aí e você pode organizar uma com os colaboradores e seus familiares. Marque um fim de semana, num espaço público agradável, para que cada um leve seus pets. O trajeto não deve ser muito longo, é mais um momento de descontração ao ar livre. Você pode chamar ONGs da região que trabalham com proteção animal para divulgarem seu trabalho durante o evento e até mesmo levarem alguns dos animais que estão disponíveis para adoção. Você pode convidar mesmo quem não tem um pet em casa e queira participar da brincadeira – vai que alguém se anima a adotar um novo amigo conhecendo o trabalho das ONGs presentes? Outra ideia é “cobrar” pela participação 1kg de ração que será revertido às ONGs participantes do evento.
5) Quem ama castra
Uma das principais lutas dos protetores de animais é pela castração. Existem muitos mitos que cercam o assunto e que fazem alguns donos acreditarem que a castração é prejudicial ou não é importante. Porém, a castração é a única forma de promover o controle da população de cães e gatos nas ruas. Muitas cidades, como por exemplo São Paulo, oferecem a castração gratuita de determinado número de cães e gatos por munícipes. Conscientizar sobre a importância da castração é fundamental na causa animal e você pode promover isso dentro da sua empresa.
Faça uma campanha massiva, divulgue os benefícios da castração nos meios online e nos espaços físicos da empresa com cartazes, convide um veterinário para dar uma palestra no auditório da empresa, divulgue informações de locais que fazem o procedimento de maneira gratuita e responsável, apresente aos colaboradores ONGs que oferecem a possibilidade de apoiar financeiramente mutirões de castração. Use a criatividade para chamar a atenção para essa questão tão importante na causa animal.
6) Feirinha de adoção
Muitas animais estão em ONGs esperando por alguém que os leve para casa para dar amor, cuidado e carinho. Que tal levá-los até as pessoas? Você pode procurar por uma ONG na sua região que acolha animais de rua para prepará-los para adoção e oferecer o espaço da empresa para promover uma feirinha de adoção. Os colaboradores podem, inclusive, trabalhar como voluntários no evento. Essa pode ser a oportunidade de alguém que estava pensando em adotar um amigo concretizar esse processo e de um animal encontrar um lar cheio de amor como ele merece.
Se você tiver ideias de outras ações, divida com a gente nos comentários.
Bom trabalho! 🙂