Você já deve saber que na rede Sociomotiva, todo mês disponibilizamos três sugestões de ação voluntária com o passo-a-passo para articularem por conta própria. Dia 27 de março será Páscoa, e por isso nossa sugestão de ação não poderia ter outro tema.
A Páscoa, independentemente de fé, é um momento de celebração: as pessoas dão uma pausa na correria do dia-a-dia e celebram com seus familiares e amigos, muitas vezes ao redor de uma mesa farta de delícias. Mas essa passa longe de ser a realidade de muitos brasileiros.
Só em São Paulo, maior metrópole do país, mais de 15 mil pessoas vivem em situação de rua, segundo dados do IBGE. É um fenômeno presente em todas as cidades brasileiras e que abrange um grupo muito heterogêneo de pessoas, com histórias e contextos diferentes, mas que segundo a Secretaria Nacional de Assistência Social, “têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular”.
Pensando nisso, que tal aproveitar o espírito da Páscoa e estimular que os colaboradores celebrem a páscoa agregando pessoas em situação de rua?
O que é a ação?
Propomos como uma das atividades do mês a organização de uma ceia em espaço público, com o objetivo de agregar pessoas de fora. Basicamente, é organizar uma ceia-piquenique numa praça ou algum outro local onde você sabe que normalmente ficam pessoas em situação de rua e pedir que cada voluntário leve uma quantidade extra para dividir com elas.
A ideia é que além de proporcionar uma ceia gostosa, esse seja um momento de celebração e empatia entre os colaboradores, seus amigos e as pessoas que vivem ou frequentam aquele espaço. É um momento para conhecer a história delas e ouvir o que elas têm a dizer.
Passo a passo
- Pense num local (uma praça pública ou parque) onde você sabe que normalmente ficam pessoas em situação de rua.
- Chame os voluntários, organize o piquenique, o que cada um deve levar para a ceia e combine dia e horário. Lembre-os de levar a mais para os convidados (as pessoas da praça).
- Se quiser e for possível, vá ao local antes para convidar as pessoas para a ceia.
- No dia marcado, não esqueça a toalha, ajeite tudo e chame as pessoas em situação de rua que estiverem no local para se juntarem a vocês.
- Conversem, tente conhecer os seus convidados, ouça-os com atenção, faça novos amigos, mas lembre-se de respeitar aqueles que não quiserem papo. Acima de tudo, celebrem e aproveitem esse momento.
Lembre-se:
Se os participantes autorizarem, registre o momento com fotos e vídeos e divulgue para seus colegas. Se você faz parte da rede Sociomotiva, registre a ação e peça aos voluntários que escrevam sobre a experiência. Isso estimulará mais pessoas a articularem iniciativas parecidas.
Material necessário:
- Toalha
- Pratinhos, garfinhos, copos e guardanapos
- Cangas para as pessoas sentarem
- Muitas comidas gostosas levadas por todos
Gostou da sugestão? Se você realizar esta ação, conte aqui nos comentários como foi a experiência! E se você ou sua organização fazem parte da Sociomotiva, veja o passo a passo de outras duas ações para celebrar a Páscoa que disponibilizamos para os participantes da rede.