Como engajar quem nunca participou de ações voluntárias

boneco

A recente pesquisa Opinião do brasileiro sobre o Voluntariado, encomendada pela Fundação Itaú Social e realizada pelo DataFolha, aponta que 72% dos brasileiros nunca atuaram como voluntários. De acordo com os entrevistados, a falta de tempo e a falta de convite ou de informações para participar de uma ação social são os principais motivos.

Para o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, esses dados mostram o grande potencial para explorar o voluntariado no país, mas é preciso mais informação e estímulo – e as empresas têm um papel fundamental nesse sentido. É preciso, portanto, que as empresas assumam esse desafio e tracem estratégias para engajar este grupo de pessoas em seu Programa de Voluntariado Corporativo.

Veja abaixo algumas maneiras de mobilizar novos voluntários na organização:

 

Realize uma campanha universal

Ao fazer uma campanha de uma ação social, realize-a de forma universal. Convoque a todos, independente de escolaridade, cargo, raça, idade e gênero. Utilize uma linguagem inteligível a todos os níveis de escolaridade da empresa e mostre que a atividade voluntária é aberta para todos os interessados em ajudar.

 

Não dê espaço para a “falta de tempo”

Conforme a pesquisa que mencionamos acima, um dos principais motivos apontados para a falta de dedicação ao voluntariado é a falta de tempo. Mostre saídas possíveis para quem tem pouco tempo para realizar uma ação voluntária. Ainda que seu Programa de Voluntariado já esteja maduro e com ações de longo prazo, ofereça também ações pontuais e rápidas, como campanhas de arrecadação, visitas a instituições e mutirões de limpeza e reforma.

O Itaú levou este assunto tão a sério que fez uma campanha para mostrar que voluntariado cabe na vida das pessoas, divulgando depoimentos de voluntários em banners e cartazes.

Banner da Campanha do Programa Voluntários Itaú, que chama atenção as atitudes desenvolvidas pelo voluntariado.

Banner da Campanha do Programa Voluntários Itaú, que chama atenção as atitudes desenvolvidas pelo voluntariado.

 

Ofereça voluntariado a distância

Se a falta de tempo ainda for um problema para conciliar atividades, faça uso da tecnologia como forma de contornar as barreiras que separam um voluntário em potencial de uma ação social, apresentando o voluntariado online ou outras formas de ajudar pela rede. Alguns exemplos:

  • Digitação de notas fiscais para doação
  • Divulgação de causas em redes sociais
  • Produção de material de comunicação
  • Tradução de textos
  • Montagem de website ou serviços de design gráfico

Há também exemplos surpreendentes, como este projeto em que idosos ensinam inglês via internet ou este aplicativo de celular em que voluntários ajudam deficientes visuais a “ver” o mundo à sua volta.

 

Engaje com exemplos positivos

Utilize murais, intranet, portal de voluntariado ou outros meios de comunicação da empresa para dar voz aos colaboradores e fazê-los mostrar aos colegas como eles também podem ajudar. Na plataforma V2V, por exemplo, os voluntários podem registrar fotos e depoimentos das ações que participam, servindo de inspiração para seus colegas.

Você também pode incentivar que os voluntários postem fotos enquanto a ação acontece. O GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, por exemplo, promoveu uma campanha de arrecadação de livros e propôs aos voluntários que postassem fotos no momento da entrega dos livros na empresa. Isso aumentou bastante o engajamento dos colegas, que também se animaram ao ver as fotos.

 

Ação "Leitura Solidária - Doe um Livro" do Portal do Voluntariado BBMapfre. Voluntários foram convidados a postar fotos de suas doações durante a ação.

Ação “Leitura Solidária – Doe um Livro” do portal Voluntariado BB E MAPFRE. Voluntários foram convidados a postar fotos de suas doações durante a ação.

 

Agora é a sua vez!

Calcule o número de funcionários da empresa que nunca participaram das ações de voluntariado que a empresa promove. Avalie até mesmo a possibilidade de convidar clientes e parceiros para participar das atividades. Com nossas dicas ou até mesmo com a ajuda de uma consultoria especializada, comece a planejar uma campanha voltada para o engajamento de novos colaboradores no Programa de Voluntariado da sua empresa. Há um enorme potencial a ser explorado!

 

eBook Dia do Voluntário

(Visited 1.724 times, 1 visits today)

4 comentários sobre “Como engajar quem nunca participou de ações voluntárias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.