Como realizar uma celebração engajada para o Dia Internacional do Voluntariado

“O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campo “ (Organização nas Nações Unidas).

No próximo 5 de dezembro pela 33ª vez celebraremos o Dia Internacional do Voluntário, mas você sabe como a data surgiu?

Com a intenção de promover o voluntariado e homenagear as pessoas que se dedicam a essa nobre função, em 1985 a ONU instituiu que em todas as nações se celebraria nessa data o trabalho voluntário.

Desde então, essa comemoração se dá a partir da divulgação dos conceitos que giram em torno do tema, do reconhecimento do trabalho realizado por cidadãos voluntários em projetos pelo mundo, e também da promoção de ações concretas, pois afinal, nada mais recompensador para um voluntário veterano ou para aquele que vai ter a experiência pela primeira vez, do que colocar a mão na massa e experimentar os benefícios do voluntariado na prática.

Empresas que possuem seu programa de voluntariado corporativo também prestam sua homenagem anual, e por isso perguntamos: para 2018 já pensou o que irá fazer? Se não, o tempo urge mas ainda é possível. Você pode aproveitar o dia 5 de dezembro para executar algumas ações voluntárias, mas este dia pode também ser um encontro de voluntários para planejar ações a serem feitas futuramente. Abaixo vai uma lista de ideias. 🙂

Os ODS como inspiração de ações  

Em geral, os programas de voluntariado corporativo adotaram oficial, ou extra oficialmente, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU (ODSs) em sua pauta de atuação. Muitas metas seguem desafiadoras para serem cumpridas no curto espaço que falta até 2030 (saiba mais sobre esse assunto aqui) e mesmo com ampla divulgação, ainda há muita gente que as desconhece.

Minha sugestão é que daqui até o dia 5 você possa organizar uma ação de voluntariado em torno dos 17 ODSs, e aproveitar a data para propagar conhecimentos sobre o assunto. As dicas abaixo foram baseadas nas definições de cada Objetivo. Certamente alguma delas fará sentido para o seu negócio e seu grupo de colaboradores voluntários.

Ah! E como saldo, você poderá noticiar junto aos resultados da ação qual foi a contribuição dada para as metas de um mundo com mais igualdade e oportunidade para todos!

Vamos às inspirações:

ODS 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

  • Convide alguns colaboradores para dar oficinas de ensino de algum ofício que gere renda. (Ex: como consertar bikes, como pintar paredes, aulas de mecânica, de tricot, corte e costura, pães artesanais, codificação etc.).

O trabalho aqui será:

  1. Lançar a ação convidando os colaboradores que apresentem as suas competências.
  2. Cruzar as necessidades com a comunidade, grupo ou ONG na qual deseja atuar.
  3. Preparar um dia de oficinas em algum salão comunitário, escola pública ou espaço disponível.
  • Além disso, é possível somar uma equipe de atuação pró-bono para dar orientações em uma comunidade garantindo acesso ao básico (saúde, educação, noções de finanças e direitos e acesso à tecnologia).

ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

  • Possibilite oficinas de plantio de hortas urbanas e de culinária com base no reaproveitamento de alimentos, em escolas públicas e comunidades próximas.
  • Realize, após conseguir parcerias, a capacitação de profissionais agrícolas instruindo sobre conteúdos de produção e comércio justo.
  • Fomente na comunidade ou uma feira de pequenos produtores locais para dentro da sua empresa.

ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

  • Realize oficinas locais de saúde e segurança em casa, bem como de primeiros socorros, acessos a serviços de emergências e mapas de unidades de apoio gratuitas e particulares.
  • Realize palestras com apoio de profissionais amigos para a redução do consumo de tabaco, álcool e para uma alimentação saudável. E para esses dois itens um profissional da área de saúde e segurança do trabalho da sua empresa pode ser um grande parceiro.
  • Divulgue uma lista de hospitais e pontos de coleta que necessitem de doação de sangue e realizar um dia doação. Dependendo da empresa é possível até mesmo implementar um ponto de coleta de sangue dentro dela.
  • Promova visita a hospitais em conjunto com outros projetos especializados no assunto.
  • Realize uma caminhada, pedalada ou corrida por uma causa ou instituição.

ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

  • Realize, após uma reunião com os diretores responsáveis, alguma melhoria em instalações físicas de uma escola pública.
  • Promova uma arrecadação de livros literários seguida ou não de rodas de leitura.
  • Promova uma sessão de cinema inspiracional sobre voluntariado. Neste link temos algumas dicas de filmes para isso.

ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

  • Convide palestras mulheres que venceram o preconceito e que se posicionam sobre o assunto.
  • Convide para uma roda de conversas mulheres da comunidade que contem histórias de como lidam no dia a dia com as diferenças de gênero.

ODS 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

  • Realize ou convide algum profissional da área para palestras sobre o uso da água e como economizá-la.
  • Possibilite visitas guiadas até a nascente de um rio ou a uma estação de tratamento da água para entenderem o ciclo e respeitarem mais esse recurso escasso.
  • Transmita vídeo ou realizar uma exposição em escolas públicas contanto sobre a dificuldade de se obter água potável no mundo.
  • Realize o plantio de árvores em margens de rios para proteger seus leitos.

ODS 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

  • Realize palestra de formação de orientadores sobre energias renováveis, com a distribuição de manual com dicas para economizar luz.
  • Faça uma exposição com projetos de arquitetura favorecendo o aproveitamento de luz natural e apresente em palestras ou teatros cases de soluções criativas e baratas para aproveitamento da luz.

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

  • Realize palestras ou oficinas de educação e inclusão financeira.
  • Possibilite workshops de empreendedorismo com algum parceiro local.
  • Promova uma palestra sobre a importância da produção sustentável.

ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

  •  Promover palestras ou oficinas por parte do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou de outros órgãos da Confederação Nacional da Indústria. Para isso procure o SESI ou o SENAI da sua cidade.

ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

  • Realize ações afirmativas e de sensibilização da comunidade sobre o tema das pessoas com deficiência. Leve algum atleta, ou profissional com deficiência física ou intelectual para levar o seu depoimento e ampliar o conhecimento sobre o preparo ou despreparo da nossa sociedade para essas situações.
  • Realizar ações e oficinas de inclusão e educação financeira.
  • Realizar ações de acolhimento e orientação profissional, ou de temas práticos do país para pessoas refugiadas.
  • Promover debates sobre direitos humanos e igualdades de direitos.

 ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

  •  Realize junto com alguma instituição especializada no tema, ação de construção de moradia para quem está em área de risco ou ou alto índice de pobreza ou periculosidade (Um bom exemplo nesse caso é a ONG Teto).
  • Faça uma ação ele limpeza, pintura, organização, ou mesmo visita em área de patrimônio cultural, museus, parques, etc.

ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

  • Faça uma exposição dos impactos da mudança do clima no mundo e palestras para crianças e comunidades sobre como podemos combater a mudança do clima.
  • Compartilhe de forma criativa algumas dicas de como podemos evitar o impacto ambiental com medidas simples como: andar a pé ou de bike, consumir menos, reciclar, cuidar da água).

ODS 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

  • Realize um mutirão para limpeza de uma praia.
  • Incentive a reciclagem de plásticos e realize uma oficina de criação de brinquedos com eles.
  • Faça uma sessão de cinema ou exposição sobre ações para cuidar dos oceanos e mares.

ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

  • Realize um mutirão para ação de reflorestamento em áreas devastadas, com a devida orientação de órgãos responsáveis.
  • Leve profissionais para falar sobre o assunto na comunidade ou escola pública.

ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

  • Realize rodas de diálogos e palestra sobre direitos das crianças e do adolescente, convoque a comunidade de forma a garantir que o máximo de pessoas conheça os seus direitos.
  • Faça o mesmo com o tema dos Direitos Humanos, permita o esclarecimento sobre o assuno.

 ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

  • Criar um grupo de voluntariado na sua empresa e fazer uma reunião de capacitação.
  • Realizar ações de planejamento 2019 internamente na empresa ou já em conjunto com o público beneficiário.
  • Realizar ações de reconhecimento do voluntariado realizado pelos colaboradores da sua empresa.

Todas essas ações podem ser organizadas ainda antes do dia 5 de dezembro ou na semana correspondente em menção ao Dia Internacional do Voluntariado.

Caso queira para além disso ou em substituição de ações concretas de voluntariado, aproveitar a data para reconhecer, agradecer e parabenizar a atuação dos seus colaboradores voluntários no decorrer do ano, seguem algumas dicas extras para esse fim.

Dicas de reconhecimento de voluntários para 5 de Dezembro

O que você pode promover:

  • Um mural do voluntariado, expondo tudo o que seu programa realizou durante esse ano: fotos, dados de onde e quando foram realizadas as ações e seus resultados darão a dimensão da importância do que fizeram.
  • Convidar que os voluntários contem em um concurso cultural o que os inspira a voluntariado.
  • Realizar uma Galeria do Voluntário, com as fotos de todos os que já se voluntariaram com a empresa.
  • Proporcionar uma noite de gala, premiando os que se destacaram e arrecadando fundos para alguma instituição parceira.
  • Dar destaque aos principais voluntários, os entrevistando e publicando em uma matéria na comunicação interna da empresa.
  • Promover um almoço com o presidente da Cia ou outros executivos apoiadores.

Inspirado  depois de tantas ideias?

Falamos sobre tudo isso mas a sua ação não precisa e nem deve ser tudo! Diante desse post self-service o ideal é pegar os “ingredientes” dos quais dispõe, e fazer o recorte de estratégia e do tamanho da sua disponibilidade para agir!

Então mãos a obra!

Ainda no mês de novembro, o V2V vai realizar o Webinar – Voluntariado 2019 – Como planejar seu Programa e tirar as ideias do papel.

Serão 2 curtas transmissões de 45 minutos cada, nos dias 27 e 29/11. O objetivo é esclarecer aos gestores como desenhar um Programa de sucesso para 2019. Serão abordadas novas tendências, compatibilidades com os ODS, estratégias atuais do Voluntariado e como tirar as ideias do papel e garantir a execução das ações planejadas no Programa.

Participe do Webinar:

Voluntariado 2019 – Como planejar seu Programa e tirar as ideias do papel

Faça a inscrição e garanta a sua vaga. Clique aqui ou no link abaixo

*Samantha Jones é Diretora de Estratégia e Inovação no V2V.

(Visited 231 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “Como realizar uma celebração engajada para o Dia Internacional do Voluntariado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.