Fim de ano: 4 sugestões de ação para encerrar 2017

O fim de ano é uma época de celebração, afinal, um ciclo se encerra e um novo, cheio de expectativas vai começar. É comum que nessas datas as pessoas fiquem mais sensibilizadas e o espírito de solidariedade costuma ser mais evidente.

Abaixo, sugerimos algumas ações para organizar e fechar 2017 com chave de ouro e fazendo o bem

1) Confraternização solidária

fim de ano

Fim de ano o calendário fica cheio de confraternizações: família, trabalho, amigos… Que tal aproveitar esses momentos de celebração para fazer o bem e sensibilizar mais pessoas para o voluntariado?

A ideia é propor que essa celebração seja feita de uma maneira diferente: numa organização social. Se você é voluntário, provavelmente passou o ano trabalhando mais de perto a uma dessas organizações. Se não for o caso, talvez seja a oportunidade de conhecer uma.

Promova uma confraternização entre seus colegas, por exemplo, um almoço no fim de semana, numa dessas organizações. Assim, além de estarem juntos num ambiente diferente e mais descontraído, seus colegas podem conhecer um pouco mais do trabalho dessa organização e até mesmo do seu esforço junto a ela. Quem sabe assim eles não se animam a serem voluntários no ano que vem?

Clique aqui para ver o passo a passo completo para organizar essa ação.

2) Campanha de Natal para idosos

fim de ano

No último mês, aqui no blog, sugerimos ações que podem ser feitas com idosos que vivem em casas de repouso. Uma delas foi inspirada numa ação promovida ano passado pelos voluntários do Lar Vicente de Paulo.

Na página da organização do Facebook, eles criaram um álbum com fotos de cada idoso que vive lá segurando uma pequena lousa com seu nome e o que gostaria de ganhar de natal. Os pedidos eram simples, como camiseta, quadro, CD, doces, boneca, etc. e milhares de pessoas se emocionaram e se prontificaram a atender pelo menos um dos pedidos. A ação foi muito além do esperado: 100% dos pedidos foram atendidos e o lar recebeu muitas doações de itens e dinheiro. Além disso, muita gente foi entregar o presente pessoalmente, o que trouxe muita alegria e novas amizades para os idosos.

Você pode juntar seus colegas e amigos e fazer o mesmo numa casa de repouso da sua região. Tire as fotos e poste no Facebook do lar, caso tenha, ou mesmo na sua página e divulgue para o máximo de pessoas possível. Se sua empresa tiver um Portal de Voluntariado, você pode organizar a ação por lá. Veja se é mais fácil as pessoas deixarem com você ou num local da empresa o presente escolhido ou se elas podem levar direto na instituição.

3) Sacolinhas para crianças

Essa ação já é velha conhecida de muita gente. A ideia é cadastrar crianças de uma comunidade ou organização social, levantando suas principais informações, como nome, idade e tamanho de camiseta, calça e sapato. Você pode divulgar isso a seus amigos e colegas e cada um pode “adotar” uma ou mais crianças, presenteando-as com um kit com uma roupa, um calçado, um brinquedo e um doce, por exemplo.

Conforme vão sendo escolhidas, você faz o controle de quem já foi “adotada” e pode combinar a entrega às crianças. Nesse dia, pode rolar ainda uma confraternização com elas e as pessoas que doaram as sacolinhas.

Se sua empresa possui um Portal do Voluntariado ou mesmo um espaço propício na intranet, verifique a possibilidade de organizar toda a ação por lá.

4) Pote da Gratidão

fim de ano

Você já deve ter ouvido falar desta prática, que tem sido cada vez mais divulgada nas redes sociais: trata-se de separar um potinho e diariamente colocar nele um papelzinho escrito com algo bacana que aconteceu naquele dia, ou algo pelo que a pessoa se sente grata naquele momento. Além de fazer esse exercício diário de gratidão, ao final do ano a pessoa deve abrir o pote para ler e relembrar as coisas boas que aconteceram.

Se você ainda não tem essa prática, pode adaptar a brincadeira para o fim de ano e promover essa ação com amigos e colegas ou mesmo numa organização social. Separe um pote ou caixa e peça para que as pessoas escrevam em post its coisas pelas quais elas sentiram-se gratas nesse ano. Num momento de confraternização, leiam os papeis e compartilhem o sentimento. Se você ainda vai realizar alguma ação numa organização social nesse ano, aproveite para propôr essa dinâmica, por exemplo, com crianças. É uma forma bacana de ensiná-las a exercitar o sentimento de gratidão.

Bom trabalho e boas festas! 🙂

(Visited 83 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *