Um relato da 25ª Conferência de voluntariado Mundial da IAVE

Por Roberta Rossi e Giuliana Preziosi*

Um dos mais importantes eventos de voluntariado do mundo aconteceu em Augsburg, na Alemanha, entre 17 a 20 de agosto de 2018: a 25ª Conferência Internacional de Voluntariado do IAVE. Promovida pelo International Association for Volunteer Efforts – IAVE, organização mundial de fomento ao voluntariado, contou com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas de 94 países. O movimento do voluntariado foi diversamente representado em todos os âmbitos!

A International Association For Volunteer Effort realiza conferências mundiais há mais de 40 anos e os eventos reúnem os maiores líderes do voluntariado corporativo, além de pessoas importantes e engajadas, que apostam em ações voluntárias como ferramenta de transformação social.

As atividades

A primeira atividade oferecida (e que tivemos o prazer de participar!) foi um tour intercultural pela cidade de Augsburg, que tem 300 mil habitantes, sendo 47% imigrantes e refugiados. O trabalho voluntário é utilizado como ferramenta de integração entre as pessoas de diferentes culturas. O centro de voluntariado local, apoiado pelo governo – assim como toda a rede de centros da Alemanha – promove encontros culturais, de lazer e atividades. Existem ali moradias, cafés e espaços de trabalho exclusivos para o fomento da equidade e combate ao preconceito.

Com relação ao conteúdo e palestrantes, a conferência contou com centenas de apresentações de representantes de organizações, governos, empresas e negócios sociais. Foram fóruns que trataram das mais variadas facetas do voluntariado: gestão, motivação e fidelização, engajamento, avaliação, pesquisas, ferramentas, plataformas, aplicativos, ODS, experiências de sucesso em geral e inovação.

O primeiro e principal painel teve como centro da discussão o voluntariado não só como exercício da cidadania, mas como um ato político e democrático que promove e fortalece a democracia. O fortalecimento das nossas comunidades se dará cada vez mais pelo trabalho voluntário, portanto deve ser muito consciente e responsável.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

No que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, temos 1 bilhão de voluntários espalhados pelo mundo trabalhando em prol dos ODS, mas foi feita a reflexão sobre qual o impacto dessas ações na agenda até 2030. O painel “Por trás de cada Objetivo Global: Voluntariado liderando a mudança” levou representantes da Austrália, Inglaterra e ONU Volunteer falando que mais do que conversar sobre os números, entender o que está por trás deles e o que de fato os voluntários estão fazendo, o maior desafio está no engajamento e colaboração.

“Voluntariado é importante porque de fato você sente a mudança” diz Fiona Halton da CNA UK.

Desde 2016, aumentou em 60% o número de relatórios enviados para a ONU sobre o desempenho dos países nos ODS, incluindo ações de voluntariado.

O voluntariado Corporativo

No âmbito corporativo, as principais questões foram:

  • Qual o futuro do Voluntariado?
  • Como levar seu programa de voluntariado empresarial para o próximo nível?
  • Como mensurar impacto: você sabe se seus voluntários realmente estão fazendo a diferença?
  • Voluntariado empresarial: Evolução ou Revolução?

O Prêmio de Voluntariado Empresarial do IAVE, um dos mais importantes, foi revelado na conferência:

Representantes do Brasil na IAVE

  • Silvia Naccache, do GEVE, falando sobre o movimento do Voluntariado no Brasil;
  • Marcelo Nonohay, da MGN, apresentando uma pesquisa sobre o Voluntariado na terceira idade;
  • José Alfredo Nahas, da Parceiros Voluntários, falando sobre o voluntariado jovem;
  • Bruno Ayres e João Barbosa, do V2V, que palestraram no painel “Plataformas tecnológicas que suportam o envolvimento e o gerenciamento de voluntários”.

O intercâmbio entre pessoas e organizações de culturas tão diferentes trouxeram inovação para o movimento como um todo. E quando fazemos uma análise comparativa com a situação Brasil, percebemos que ocupamos um lugar importante com tantas práticas interessantes.

E já estamos na expectativa para a próxima conferência mundial que acontecerá em 2020 em Abu Dhabi!

Os brasileiros presentes na 25ª Conferência IAVE.

 

Para mais informações, visite o site do IAVE. 

——————

*Roberta Rossi e Giuliana Preziosi são sócias da Conexão Trabalho, consultoria especializada em investimento social e voluntariado empresarial e consultora parceira do V2V.

(Visited 102 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.