5 ações voluntárias para celebrar o Dia Nacional da Cultura

O dia 5 de novembro é o Dia Nacional da Cultura, um chamado para celebrar a vasta diversidade e riqueza cultural do nosso país.

O seu programa de voluntariado pode contribuir para isso, e os seus voluntários vão adorar!

Aproveite as dicas deste post para planejar uma ação alegre e cheia de impacto.


A riqueza da cultura brasileira

Sem dúvidas, a riqueza e a diversidade da cultura brasileira se devem às contribuições dos diversos povos que formaram e hoje constituem o nosso país.

Isso se reflete em manifestações de toda ordem, admiradas pelo mundo todo: a nossa música, a gastronomia, a literatura, o artesanato, as festas, as danças, num sem-fim de exemplos admiráveis.

Se multiplicidade cultural define o Brasil, afinal, o que é cultura?

Mas o que é cultura?

“Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência” (Mundo Educação).

Os aspectos e costumes partilhados e vividos por um grupo formam a sua cultura, e podem ser tangíveis, como por exemplo vestimentas, comidas e objetos, ou intangíveis, como as regras, costumes e hábitos.

E podem ser tão variados dentro de um mesmo país que o importante é saber que todos têm o seu valor!

Assim, falar de cultura por meio de voluntariado, será uma oportunidade de valorizar e promover a diversidade e o respeito por todas essas manifestações.

E quando é o Dia Nacional da Cultura no Brasil?

“O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras” (Arquivo Nacional).

É com ele que propormos agregar o seu calendário de ações de voluntariado, em sintonia com o que há de relevante em nosso calendário nacional. O Dia Nacional da Cultura é um excelente gancho para celebrar a cultura regional, tendo em conta os estados e municípios em que a sua empresa está presente.

Em termos gerais, perceba que as ações podem ser voltadas tanto para o seu público interno, como para as comunidades e instituições externas. E se for possível o intercâmbio entre ambos: aí sim chegamos no melhor dos mundos : )

E sendo assim, o que pode ser feito?

Veja abaixo algumas dicas de ações separadas para o Dia Nacional da Cultura.

Dicas de ações de voluntariado e engajamento para o Dia Nacional da Cultura

1. Favorecer e valorizar grupos artísticos locais.

Qual é a riqueza cultural dos territórios em que a sua empresa está presente?

Esta pode ser uma boa oportunidade para mapeá-las e compreender melhor as relações com a comunidade local.

E não só compreender, mas aproximar: pois os momentos culturais possibilitam laços e identificação com a comunidade parceira, e então vínculos de cooperação surgem a partir destes momentos.

O que fazer?

  1. Mapear: Para celebrar a cultura, procure por meio do seu grupo de voluntários conhecer quais são as manifestações culturais e grupos artísticos da sua região.
  2. Agir: Depois disso, monte uma ação em que essas pessoas possam se apresentar, ou serem favorecidas por meio do voluntariado. Como por exemplo a reforma de algum espaço de ensaio, a doação de materiais para confecção de artesanato e vestimentas típicas, ou a compra de instrumentos musicais.

Se quiserem uma ação mais intensa: o grupo de voluntários pode apadrinhar uma manifestação artística local, e traçarem um plano de apoio, valorização e crescimento da mesma.

Bate-pau, dança tradicional mato-grossense, 1972. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_01545_002 (Fonte: Arquivo Nacional).

2.Promover a integração e a diversidade cultural.

Quantos dos artistas da cidade podem estar dentro da sua empresa também como colaboradores?

Por meio do voluntariado você pode criar um dia ou mesmo um calendário de apresentações artísticas do público interno junto com a comunidade externa.

E assim também:  

– Uma feira de artesanatos (pontual ou recorrente);

– Uma mostra gastronômica com comidas típicas de diversas culturas;

– Aulas de danças regionais e outras trocas de saberes e costumes entre colaboradores e a comunidade.

Baiana Bonifácia Conceição dos Santos vendendo acarajé, 1972. BR RJANRIO_PH_0_FOT_03717_0001 (Fonte: Arquivo Nacional).

3. Levar cultura para as escolas

Em parceria com a Secretaria de Cultura e de Educação, o seu grupo de voluntários pode levar a história cultural do município às escolas públicas parceiras.

Isso pode acontecer através da narrativa estruturada dos próprios voluntários, ou da visita de anciões e outros baluartes da cultura local.

Por meio da narrativa oral, audiovisual e lida, uma ação como esta irá reforçar a troca entre cidadãos e alunos, perpetuando, assim, os saberes e costumes populares.

Dentro de uma escola, e em parceria com a comunidade escolar, as amostras culturais e artísticas também podem ser realizadas. Os seus colaboradores possuem alguma tradição para partilhar? É esse é o momento!

Um dos legados desta ação: diversidade de cultura é das maiores bagagens que esses alunos poderão levar para a vida. A interação abre mentes e mundos!

Visibilidade: Ao final, voluntários e escola, podem promover posts, vídeos e amostras presenciais ou virtuais, de todo o conhecimento e cultura que foram identificados e produzidos!

Cerimônia indígena na região do Xingu, década de 1960. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_04445_034 (Fonte: Arquivo Nacional).
Dança tradicional gaúcha, 1968. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_02736_070 (Fonte: Arquivo Nacional).
Círio de Nazaré, Belém, Pará, 1967. BR_RJANRIO_PH_0_FOT_04197_004 (Fonte: Arquivo Nacional).

4. Promover Workshops dentro e fora da empresa

No Dia Nacional da Cultura, você pode promover um workshop de música, de danças locais, saberes populares e artesanato.

O público interno, colaboradores, familiares e terceiros, sem dúvida irão adorar, e poderão multiplicar e levar esses conhecimentos para a vida.

Como tem sido reforçado neste post, a troca e o intercâmbio são mais do que bem-vindos!

5. Promover uma amostra dos povos e nações

Se a sua empresa tem como objetivo promover uma troca mais globalista, trazendo um pouco da cultura de fora, e estimular o intercâmbio “glocal” (global & regional), poderá realizar no Dia Nacional da Cultura uma amostra dos povos e nações.

Aqui, seja em forma de feiras, de praça de alimentação, saraus, ou de murais, o que muda é que artistas e representantes de culturas do mundo todo podem estar presentes, ampliando aquilo que seria feito em nível local para o internacional.

Cultura e cidadania

Em todos os casos, oportunidades como essas podem ser também espaços transversais para a educação de valores e direitos, reforçando pautas tão importantes para a nossa contemporaneidade como:

– Valorização da diversidade.

– Respeito à liberdade religiosa.

– Estabelecer pontos de vista mais positivos sobre as questões de raça e diferentes etnias.

O próprio espírito de solidariedade no Brasil é diverso e marcado pela influência de distintas culturas: quer a caridade europeia, o comunitarismo dos povos originais, e resiliência cultural provada pelos povos de matriz africana.

Por isso, e por tudo mais: Viva a cultura Brasileira!

https://contactus.v2v.net/dia-de-voluntariado-corporativohttps://contactus.v2v.net/dia-de-voluntariado-corporativo