Como engajar equipes híbridas por meio do voluntariado?

Passado o pior da pandemia, empresas decidiram manter modelos de trabalho remoto ou híbridos, enquanto um outro percentual decidiu voltar ao presencial.

É fácil envolver colaboradores à distância?

Recentemente li um artigo da Havard Business Review chamado “Mantendo os colaboradores em regime de trabalho híbrido engajados”, que trata das dificuldades das empresas em engajar colaboradores que não estão mais juntos diariamente no escritório.

Será que o voluntariado corporativo pode auxiliar nessa tarefa?

O princípio da proximidade

O artigo da HBR traz um conceito da sociologia chamado o “princípio da proximidade” para mostrar como o contato produz relações mais profundas de amizade na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

“O Princípio da Proximidade descreve a tendência das pessoas de estabelecer relações interpessoais com aqueles que estão próximos. Tornamo-nos amigos de pessoas que encontramos regularmente, energizando e trazendo alegria um ao outro, e compartilhando um sorriso, uma piada interna ou participando de happy-hours depois do trabalho”.

E é fato que a qualidade das relações no ambiente de trabalho realmente importa para o engajamento dos funcionários.

Uma pesquisa da Gallup, chamada: “Porque precisamos de melhores amigos no ambiente de trabalho” descobriu que os funcionários que têm um melhor amigo no ambiente profissional têm sete vezes mais chances de se envolver melhor com o trabalho.

O crescimento do trabalho online e híbrido

Nos anos anteriores à pandemia, as empresas se beneficiavam do princípio da proximidade. Muitos líderes investiram ainda mais em layouts de escritórios integrados e em dinâmicas e eventos de equipe que estimulassem momentos de partilha, e por isso foram recompensados com uma força de trabalho altamente engajada.

Então veio a pandemia do Covid-19 que como sabemos proporcionou os modelos de trabalho à distância e híbridos, e por mais que as pessoas se sintam isoladas e cansadas trabalhando em casa, a maioria (81%, de acordo com uma pesquisa da Harvard Business School) não quer abrir mão da flexibilidade de não ter que vir todos os dias.

É uma conta difícil de fechar.

O trabalho voluntário online

Isso acabou por se refletir nos projetos de voluntariado, que antes tinham o seu estilo de envolvimento presencial ativo, e que acabaram por sofrer o afastamento físico, passando a ter que focar maioritariamente no voluntariado online e de competências.

Agora no fim de 2022 os mesmos programas já experimentaram os modelos híbridos e de retorno gradual ao presencial.

Nesse cenário, para fins de voluntariado, pode-se dizer que o efeito do engajamento online aconteceu: com criatividade e adaptação os programas de voluntariado encontraram meios para que as pessoas agissem pelo bem-estar social.

E o sucesso das ações de engajamento online ou híbridas no voluntariado em geral têm um ingrediente em comum: um propósito partilhado.

O voluntariado favorecendo os encontros

Para as empresas que tem dificuldade em manter as suas equipes híbridas engajadas, há no voluntariado algumas iniciativas que acabam por favorecer esse contato entre colaboradores.

Um dos benefícios desse contato entre equipes lá no contexto social é que as pessoas podem estar juntas, conviver, sem falar necessariamente de suas funções tradicionais, mas ainda assim coordenarem-se e trabalhar unidas.

Estar disponível para resolver problemas sociais em comum, com criatividade e recursos escassos faz o colaborador criar um outro nível de relação com os seus pares e chefias, e todos os benefícios dessa interação são depois transportados para a rotina profissional.

5 ações no voluntariado que engajam equipes de uma forma geral:

1. Criar comitês de voluntariado

Criar subgrupos transversais (entre áreas) ou regionais de voluntariado possibilita grandes avanços para o programa em termos de planejamento e execução, mas também crescimento para as pessoas envolvidas nos comitês.

Os membros dos comitês podem se encontrar dentro ou fora do horário de trabalho – conforme política da empresa – e interagir com o objetivo de resolver problemas sociais locais. Enquanto conversam, interagem e aprendem uns com os outros.

Todo esses encontros em outros espaços, e outras divisões de tarefas e papéis, facilitam os laços entre colaboradores, e acabam por ser mais um “ponto de encontro”, ainda que virtual.

2. Realizar formações de voluntários

Formar voluntários é falar sobre uma riqueza de conteúdos:

– Mapeamento de competências;

– Como fazer um planejamento qualificado;

– Como realizar bom monitoramento e avaliação;

– Como reconhecer pessoas;

– Como fazer parcerias estratégicas num território;

– Como exercer empatia entre atores distintos, dentre outros conteúdos tópicos.

Todos eles são perfeitamente reaproveitados para várias situações do dia-a-dia no ambiente de trabalho, e quando todas essas formações tocam os corações geram: envolvimento emocional, senso de partilha, senso de colaboração e sentimento de comunidade, proporcionando que a equipe saia reenergizada e com outro pique ao nível das relações.

Formações criativas e bem feitas possibilitam que os colaboradores se reencontrem, ainda que se realizadas no modelo híbrido.

3. Realização de ações de voluntariado online

Por vezes o time híbrido está com resistência até para as situações de convivência mais informais. Isso porque o esforço de socialização pode parecer grande em um ambiente saturado.

E quando é assim, os eventos de confraternização online parecem surtir o efeito contrário.

Em alternativa, e se o encontro online tiver como objetivos ajudar concretamente outras pessoas, animais, e instituições a ter uma vida melhor?

Aí sim os eventos online ganham outro significado e as pessoas se relacionam e engajam com outro ânimo, e com a certeza de que estão ali com um propósito em comum maior do que os interesses particulares.

Esse é um dos motivos pelos quais as ações de voluntariado online são tão potentes para as relações.

4- Ações de voluntariado entre parceiros

Quando os encontros online e híbridos possibilitam a participação de terceiros como instituições sociais parceiras, cidadãos beneficiários ou outras empresas parceiras, a inserção desses novos atores oxigena as relações internas, enriquecendo-as por meio de palavras, pensamentos, presenças e opiniões diversas, que trazem novas maneiras de ver o mundo, novos pontos de vista sobre situações, insights para soluções de problemas e uma nova energia.

Muitas vezes, a linguagem apenas profissional repetida dia após dia de forma online, e com as mesmas pessoas, cansa os colaboradores que desejam também conhecer pessoas e olhares novos.

Por isso, a oportunidade de ouvir uma história advinda de outras realidades, faz ventilar as próprias ideias e as relações dentro da sua empresa, que podem ser enriquecidas e ressignificadas.

5- Criar ações de reconhecimento

Ao proporcionar reconhecimento, a empresa está dando valor aos colaboradores, e isso também pode ser feito de forma híbrida.

Todos gostam de ser reconhecidos, quer individualmente quer junto ao time.

E duas excelentes oportunidades para fazê-lo, é durante o Dia Nacional do Voluntariado – 28 de agosto ou o Dia Internacional do Voluntariado. (Veja aqui algumas dicas de como realizar ações de reconhecimento).

Um programa de voluntariado é uma fábrica de benefícios, e isso está mais do que comprovado. Logo, o engajamento que se promove por meio dessa prática influencia o engajamento como um todo.

O reconhecimento por meio de canais híbridos reforça o engajamento do time que trabalha dessa forma.