Ao longo do ano, diversas empresas promovem eventos que visam trazer benefícios para a comunidade. Um deles é a Ação Global, uma feira de serviços gratuitos para a população, realizada pelo SESI em parceria com a Rede Globo. Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 25 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos. Ali são realizadas consultas médicas e odontológicas gratuitas, emissão de documentos e atividades de lazer.
Este tipo de ação tem sido cada vez mais comum por conta do impacto positivo que traz para uma região. Por isso, neste post daremos todas as dicas para que sua organização promova uma ação de sucesso. Para ilustrar melhor do que se trata, compartilhamos aqui um case de sucesso sobre o tema: o Dia da Cidadania, promovido pela seguradora SulAmérica.
SulAmérica Seguros e o Dia da Cidadania
Um dos exemplos mais relevantes de evento nos mesmos moldes da Ação Global é o Dia da Cidadania, promovido pela seguradora SulAmérica. Realizado desde 2009, o Dia da Cidadania SulAmérica já proporcionou aproximadamente 40 mil atendimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em sua última edição, na capital fluminense, os números foram impressionantes: mais de 8 mil atendimentos, 70 instituições mobilizadas e 300 voluntários auxiliando na organização. O evento contou com mais de 60 atividades, onde foram distribuídos 10 mil manuais de direito do consumidor, 6 mil preservativos e 500 kits de higiene bucal.
A programação desta edição teve como destaque a temática da empregabilidade, oferecendo dicas de edição de currículo e de comportamento em entrevistas de emprego. Os interessados também puderam se cadastrar em cursos profissionalizantes e bancos de currículos.
As atividades foram organizadas de acordo com cinco dimensões do bem-estar: saúde física, relações sociais, saúde financeira, participação na comunidade e propósito de vida. No âmbito da saúde física, os visitantes realizaram exames oftalmológicos e de aferição de pressão, glicose e peso, além de contar com orientação odontológica e de prevenção ao mosquito da dengue. A ação trouxe também atividades recreativas para crianças, como pula-pula, pintura de rosto e apresentações culturais de grupos das comunidades locais.
6 dicas para promover seu próprio “Dia da Cidadania”
Embora seja essencialmente uma ação corporativa de Responsabilidade Social, é possível atrelar uma iniciativa deste porte ao Programa de Voluntariado da empresa, envolvendo os colaboradores na execução do evento. E vale muito a pena investir neste formato: em uma só ação, a empresa gera alto impacto na sociedade, envolvimento dos colaboradores e visibilidade para a marca.
Sabemos que organizar algo deste porte não é uma tarefa muito fácil, mas calma! Não é impossível, e as dicas abaixo poderão te ajudar:
1. Planeje uma ação inovadora
Em primeiro lugar, defina o tema da ação. Ele terá foco em saúde, geração de renda, qualidade de vida ou meio ambiente? É claro que é possível mesclar vários assuntos, mas quanto mais específico você for, maior a possibilidade de inovar. Isso porque você poderá ir desde os serviços mais essenciais até atividades mais sofisticadas. E quanto mais inovação, maior será a repercussão do evento. Pesquisar o que já foi feito por outras empresas, ONGS e até mesmo parceiros, ajudará a mapear novas possibilidades e abordagens.
Por exemplo: uma empresa criou uma ação no meio da Avenida Paulista de doação de leite para amamentação que estão em falta nos hospitais. Você fará a mesma ação na semana seguinte? Não! Procurar atividades e carências que não foram cobertas por eventos anteriores é uma ótima forma de fazer a diferença.
2. Busque parcerias de valor
Uma ação deste porte não é realizada sozinha. Procure hospitais, universidades, empresas e organizações sociais para formar parcerias que te permitam oferecer serviços de qualidade à população. No caso do Dia da Cidadania, que contamos acima, a SulAmérica fez parcerias com entidades como Cruz Vermelha, Vagas.com, Ministério da Justiça e Associação de Moradores do Rio Comprido, entre outras.
Comece por organizações que já são parceiras da sua empresa, mas vá além pesquisando na prefeitura, em centros de voluntariado e na sua rede de contatos.
3. Garanta as permissões necessárias
Como gestor do evento você precisa estar alinhado a regras e leis que constituem aquele espaço. Verifique a necessidade de permissões para utilizar o espaço físico escolhido e a regulamentação sobre os serviços que serão oferecidos. Os próprios parceiros dos quais falamos na dica 2 poderão te informar sobre estes aspectos. Além disso, conversar previamente com a prefeitura ou demais órgãos que permeiam a cidade é fundamental.
4. Mobilize seus colaboradores
Como falamos acima, embora esta seja uma ação da empresa voltada para a comunidade, não há motivos para deixar seus colaboradores de fora. Certamente muitos deles terão orgulho em participar deste movimento: seja ajudando na concepção e planejamento, seja colocando a mão na massa e ajudando a atender o público. Mapeie as atividades nas quais eles podem ajudar e divulgue nos canais de comunicação interna. Caso a empresa tenha um portal de voluntariado, utilize esse veículo para gerenciar as inscrições nas atividades.
5. Atraia público para o seu evento
Lembre-se: o público desta ação não são apenas os seus clientes, mas a comunidade local como um todo. Assim, para atrair mais visitantes, divulgue-o nas redes sociais da empresa e crie um release para que seja publicado na mídia tradicional. Envie um e-mail marketing aos colaboradores e estimule que convidem parentes e amigos para comparecer. Outra atitude bacana é fazer com que as pessoas se tornem parte da organização do evento. Pode ser algo bem simples, como fazer uma pergunta aberta aos seus seguidores no Facebook ou Twitter da empresa. Você acabará recebendo respostas que podem te ajudar na organização do evento, além de envolver as pessoas emocionalmente.
6. Guarde contatos para novas oportunidades
Depois do evento realizado, o sentimento de trabalho feito permanece. E esta satisfação provavelmente fará com que você e os outros envolvidos queiram promover ações semelhantes no futuro. Então, mantenha contato com os parceiros para que vocês possam trabalhar juntos em outras oportunidades.
Dicas como essas simplificam aquela correria em planejar a ação. Anotou todas? Então, depois conta pra gente como você e sua empresa se saíram.
Muito esclarecefora a matéria.
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