7 ideias para organizar campanhas de doação de sangue na sua empresa

Dia Mundial do Doador de Sangue acontece em junho! Uma importante data que não apenas celebra, mas advoga por uma atitude simples e altruísta que salva milhares de vidas.

E você sabe por que o dia 14 de junho foi escolhido?

A data foi eleita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recentemente, em 2014, e homenageia o nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), imunologista austríaco, Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1930 pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO, e descobridor do fator RH. 

O mês inteiro é dedicado à causa, e é chamado de Junho Vermelho.

Este post objetiva, então, lembrar que campanhas de doação de sangue feitas na sua empresa podem garantir uma importante contribuição para os bancos de sangue da sua cidade, promover a saúde e o bem-estar de pessoas conhecidas e desconhecidas, e ainda constituir uma perfeita representação do que significa “se doar” pelo próximo.

Dados sobre a doação de sangue no Brasil

No Brasil, dados recentes mostram que apenas de 1,6% a 1,8% da população doa sangue. Uma margem abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica entre 1% e 3% para que a população local esteja em segurança.

Ainda assim, anualmente no país, são coletadas 3,7 milhões de bolsas, de forma intermitente, pois uma característica dessas ações é que elas são sazonais, ou seja, há períodos do ano em que as doações de sangue caem muito, como por exemplo os períodos de férias, o que acaba por deixar os estoques insuficientes nessas épocas.

A Covid-19 também interferiu nessas bases, o que faz da doação um desafio ainda maior: é preciso continuar doando, mas sem riscos.

Dados oferecidos pelo Ministério da Saúde dizem que em 2020 o medo gerado pela Covid-19 pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.

“Não houve registros de desabastecimento ao longo de 2020. Fato que, segundo representantes de hemocentros consultados pela Agência Brasil, pode ter ocorrido devido à adoção de medidas preventivas, como a suspensão temporária de cirurgias eletivas” (Agência Brasil). 

E ainda há garantia de que é possível prosseguir com o processo de doação graças às medidas tomadas pelos postos de coleta:

“O Ministério da Saúde garante que os hemocentros de todo o país estão preparados para receber os doadores com segurança, sem aglomerações, e em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias. A maioria, senão a totalidade dos postos de coleta, está funcionando com atendimento pré-agendado, de maneira que vale a pena o interessado consultar, na internet, a página ou as redes sociais do hemocentro do estado em que reside.” (Agência Brasil).

5 curiosidades sobre a doação de sangue

Pouco se sabe sobre as doações de sangue na prática. Este site da Unimed nos mostra algumas curiosidades:  

  1. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
  2. Não existe substituto para o sangue pois nenhum cientista encontrou outra maneira de atender alguém que precise de sangue. “Existem alguns produtos sintéticos que podem até retardar uma transfusão, mas esse é um método paliativo e temporário, que não substitui o sangue humano”.
  3. Não há risco de contrair doenças durante a doação.
  4. Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado. “E em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. Ou seja, menos de 10% de todo o sangue do seu organismo. Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo”.
  5. O doador tem direito a um dia de folga no trabalho.

“Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).” (Unimed.coop.br).

Como é doar sangue?

7 ideias para organizar campanhas de doação de sangue na sua empresa

Para manter os bancos ativos ainda mais em tempos de pandemia, cada empresa ajuda como pode. No ano passado, por exemplo, a Uber anunciou viagens grátis para quem iria doar sangue. Outras oferecem descontos em produtos e serviços para pessoas doadoras.

A sua pode fazer campanhas convidando os colaboradores e organizando toda a logística da ação.

Para tornar tudo mais dinâmico, seguem algumas dicas:

  1. Criar gincanas entre equipes e famílias durante o mês de junho, estimulando a doação consciente.
  2. Fornecer cartilhas de como e onde fazer as doações seguindo todos os protocolos da Covid-19.
  3. Desenvolver convênios com empresas parceiras para percentuais de descontos em produtos e serviços para doadores.
  4. Gravar vídeos de reconhecimento e agradecimento junto aos profissionais dos bancos de sangue, e outros profissionais de medicina e enfermagem.
  5. Solicitar que os voluntários realizem vídeos agradecendo aos outros doadores ou mesmo convidando mais voluntários para doarem, contando da sua experiência e de como o processo é seguro.
  6. Possibilitar que voluntários gravem vídeos e enviem mensagem de apoio aos profissionais da saúde, agradecendo por seu trabalho ao salvarem vidas.
  7. Fazer uma partilha em massa de materiais de comunicação em redes sociais, sensibilizando para os mitos e as verdades sobre a doação de sangue.

A ferramenta Doações de Sangue do Facebook permite que você encontre solicitações de doações mais perto do seu endereço. Os pedidos partem dos hemocentros que precisam de voluntários com urgência.

Outras datas comemorativas relacionadas

(Visited 327 times, 3 visits today)

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.