Desde 1985 é comemorado, ao redor do mundo todo, o Dia Internacional do Voluntário. A celebração acontece anualmente em 05 de dezembro e foi instaurada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de promover ações voluntárias em todas as esferas da sociedade.
Neste dia tão especial, nós prestamos homenagem a mais de 1 bilhão de pessoas que contribuem com o seu tempo e competências para criar um mundo melhor, mais seguro, solidário e pacífico.
Mais do que uma simples data, o momento serve como um lembrete da importância do voluntariado, tanto na vida de quem recebe quanto de quem realiza ações voluntárias.
Sobre a história do voluntariado:
A origem do voluntariado se confunde com a própria vida em sociedade, o que remonta os primórdios da humanidade. Autores como Natalio Kisnerman, em seu livro “Introdução ao Trabalho Social”, reforçam essa ideia ao definir que o trabalho social é o interesse do homem por seu semelhante.
Um dos marcos na história do voluntariado aconteceu em 2000, quando 189 países se reuniram em prol da Declaração do Milênio, procurando firmar um compromisso para trabalharem conjuntamente. Com isso, a ONU definiu que 2001 seria o Ano Internacional do Voluntariado. Tudo isso culmina em outro acontecimento relevante , em 2015: a instauração da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pela ONU.
As preocupações que originam o voluntariado sempre estiveram em pauta. No entanto, sem o estímulo do movimento, o caminho para alcançar um mundo mais próspero e igualitário, com certeza seria bem mais árduo, uma vez que as ações podem acontecer de diversas formas.
E assim, a mudança sai do papel e passa para a prática. Afinal, juntar a imaginação e o olhar atento às necessidades da comunidade abre um grande leque de possibilidades. Adicionalmente, a experiência voluntária implica em uma troca mútua, na qual a comunidade se transforma positivamente e o voluntário também, com a sensação de pertencimento e satisfação por ter feito a sua parte.
Comemorar a data é reconhecer a importância de cada voluntário e, ao mesmo tempo, celebrar esse movimento internacional que se dedica ao desenvolvimento humano e sustentável.
Parabéns, voluntário, pelo seu dia e pela dedicação ao longo de todo ano! Sua atitude semeia um ciclo virtuoso, que impacta no presente e gera uma colheita no futuro. Seu exemplo serve de inspiração para que mais pessoas integrem essa rede do bem!
Por Pedro Benevenuto