O Instituto C&A teve uma ideia muito bacana para estimular os colaboradores a lerem cada vez mais e se inspirarem com o que os colegas estão fazendo nas outras lojas.
Já há alguns anos que os funcionários são estimulados a montar uma Estação de Leitura, um cantinho com vários livros disponíveis para ler ali mesmo ou levar para casa. Algumas lojas tem uma grande sala só para isso, outras têm um cantinho, e outras têm simplesmente as prateleiras e os livros. Então, o objetivo era mostrar que, qualquer que fosse o espaço disponível, dava pra fazer algo bem atrativo e estimulante. E como provar isso? Mostrando o que várias outras lojas já tinham feito!
Foi assim que surgiu a ideia do Concurso Nossa Estação de Leitura. Cada loja deveria compartilhar no Portal dos Voluntários do Instituto C&A uma foto da Estação montada em sua unidade. São tantas fotos legais, que só de ver dá vontade de montar uma também! Veja algumas delas:
Como resultado, mais de 60 lojas mandaram suas fotos, que somadas receberam mais de 250 comentários. As cinco lojas que tiveram suas fotos mais comentadas ganharam uma coleção de livros.
Faça você também
O objetivo aqui era estimular um cantinho da leitura, mas concursos de fotos podem ser usados em várias outras situações: para fazer voluntários refletirem sobre um tema, para que grupos e equipes mostrem suas celebrações sobre o Dia do Voluntário, ou para que compartilhem as fotos de uma ação voluntária que tenham feito.
A C&A utilizou a ferramenta V2V, que usa para gerenciar seu programa de voluntariado, mas mesmo empresas que não usam essa aplicação podem trabalhar com blogs, grupos no facebook, intranet ou mesmo um mural físico. O importante é que os voluntários interajam e mostrem o que estão fazendo, para que boas ideias possam ser estimuladas e replicadas em outras localidades.
3 comentários sobre “Case: como a C&A incentiva a prática da leitura entre seus colaboradores”
Os comentários estão encerrados