XIV Encontro da Rede V2V: muita inspiração e mão na massa

posts-its da dinâmica sobre ações voluntáriasNa última segunda-feira, dia 02 de Setembro, foi realizado o XIV Encontro da Rede V2V em São Paulo. O evento contou com a participação de representantes das empresas Itaú, Siemens, Bradesco, Pernambucanas, EDP, BVM&F Bovespa, Serasa Experian, Promon e da AACD, e faz parte de uma série de encontros em que as empresas parceiras do V2V têm a oportunidade de fazer benchmarking entre si, conhecendo as melhores práticas do voluntariado corporativo e como elas podem ser potencializadas com o uso do V2V.

O início das atividades se deu com uma apresentação do V2V quanto ao posicionamento da empresa no futuro e as melhorias ocorridas na nova versão do Portal, além das melhorias previstas, já que a ferramenta está em constante evolução. Em seguida, foram realizadas duas dinâmicas no grupo: uma para abordar a relação da empresa e seu programa de voluntariado com as Instituições parceiras, e outra para criar um cardápio de ações voluntárias simples e fáceis com passo-a-passo para os próprios voluntários implementarem com seus colegas, aumentando assim o leque de oportunidades de atuação social.

Participantes debatendo relação entre empresa e instituição

Um dos grupos debatendo a relação entre empresa e instituições parceiras

O primeiro grupo, responsável pela Dinâmica das Instituições, discutiu qual o papel das organizações sociais parceiras que estão em seus portais. A ideia é que essas instituições ofereçam oportunidades aos voluntários das empresas, tanto próprias quanto em parceria com o programa de voluntariado empresarial. Numa roda de conversa, o grupo tratou dessa relação e chegou a conclusão de que é preciso criar selos para as instituições que já são parceiras dos Programas de Voluntariado e que, inclusive, esses selos sirvam como um sinal da idoneidade da instituição para todas as empresas da Rede.

Já o segundo grupo foi responsável pela criação de um cardápio de ações para sua implementação. Através de um processo de co-criação, os participantes primeiramente sugeriram macrotemas (Meio Ambiente, Acessibilidade, Educação e Cultura) para abordarem, em seguida, fizeram um brainstorm de possíveis ações dentro de cada tema e, por fim, votaram as ações que mais se interessavam para trabalhar.

Com as ações mais votadas, o grupo se dividiu em duplas e detalhou passo-a-passo como essa ação voluntária ocorreria, desde sua preparação até o dia da aplicação. O resultado, você confere aqui.

participantes votando em suas ações preferidas

Outro grupo participando da dinâmica de co-criação para ações voluntárias

Ao final, os grupos se reuniram e compartilharam as discussões e ideias que tiveram durante as dinâmicas, encerrando assim essa inspiradora manhã de Encontro e prontos para botar a mão na massa em seus programas de voluntariado.

Sobre o V2V

O V2V (volunteer-to-volunteer) é a mais completa e interativa aplicação para gestão de voluntariado corporativo. Por ser altamente customizável, ela se adapta a qualquer
tipo de programa de voluntariado. Saiba mais aqui.

V2V - plataforma completa para gestão de voluntariado corporativo

 

(Visited 137 times, 1 visits today)
Natalia Kelbert

Natalia Kelbert

Publicitária e especialista em Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente é editora do blog Voluntariado Empresarial e diretora de novos negócios na V2V, além de membro-organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.