Anarriê! 8 exemplos de ações voluntárias para manter o espírito junino

Vai ter celebração SIM!

Olha, se pelo observar dos fatos estamos vivendo momentos dramáticos, essas são piores situações para abandonarmos as tradições ou aquelas oportunidades que nos dão o prazer de viver, nos conectam com a nossa comunidade e com a nossa história.

No passado já fizemos um post sobre voluntariado e festas juninas sustentáveis, e você pode conferir o conteúdo aqui. Hoje falaremos sobre como a sua empresa pode incentivar ações voluntárias que mantenham o espírito junino.

Vai ser como sempre? Não. Mas pode ser bom também!

É importante lembrar que não havia cartilha para isso, quem diria que nossas festas populares fossem barradas por acontecimentos como os que vivemos?

Portanto, seremos criativos, ok? E ainda por isso, se depois de tudo você tiver alguma ideia legal por aí, partilhe conosco e vamos engrossar esse caldo… ou essa canjica, ou esse conjunto de ideias.

8 exemplos de “ações voluntárias juninas”

1) Avatar ou foto de perfil Caipira

Convoque os colaboradores voluntários, ou não, a personalizarem suas fotos de perfil em redes sociais externas, e redes de comunicação interna, com as roupas tradicionais de caipira. Só aí já entramos no clima.

2) “Template junino”

Forneça um template junino com fotos ou ilustrações de bandeirolas e um cenário virtual típico para os colaboradores afixarem em suas comunicações, pode ser, por exemplo, junto das assinaturas de email, ou plano de fundo para as reuniões virtuais.

Se a sua empresa não tem uma área de comunicação e design para te ajudar, uma boa sugestão é usar Canva, um aplicativo de “design para não designers” bem fácil de manipular.

3) Façam gifs e figurinhas dos colaboradores vestidos de caipira

Para as comunicações internas entre as equipes, que tem sido basicamente virtuais, criem junto com os colaboradores gifs e figurinhas com os mesmos vestidos de caipira, fazendo alguma dança ou sinal divertido, para assim mesclarem e partilharem durante os momentos mais leves das conversas e reuniões.

Isso manterá principalmente o espírito dessa época tradicional.

4) O dia da quadrilha

Faça uma live! (sim mais uma live!!!) de quadrilha entre os colaboradores da sua empresa. Todo mundo trajado à rigor, aquela música boa – vocês podem convidar artistas regionais para conduzirem uma apresentação ao vivo de música típica, e promovam interação, o sorteio de prendas, jogos online, o casamento na roça e boas interações.

Estamos precisando de momentos assim: que resgatem nossa cultura e nossa alegria enquanto povo.

5) Promova a entrega de quitutes entre colaboradores

De uma forma muito agradável, pode ser feito uma dinâmica estilo “amigo secreto”, cada colaborador em conjunto com a sua família produz alguns quitutes e entregam (com os devidos cuidados) na casa do outro colaborador, o que foi sorteado.

Que bom seria durante sua rotina de home office receber em casa uma tigelinha cheia de pé de moleque ou canjicão?

Depois cada um que lide com as suas calorias adicionais 😊

6) Promovam entregas pontuais de comidas típicas e decoração

Com todos os cuidados de higienização possíveis, possibilite que seus voluntários cozinhem em casa alimentos típicos e entreguem essas gostosuras em instituições diversas, abrigos, asilos.

Não se esqueçam de entregar as bandeirolas feitas em casa, balões e outros enfeites.

7) Faça uma seresta junina

Leve o violeiro com máscara de proteção, um tocador de triângulo e zabumba para cantar músicas juninas na porta de instituições diversas, de forma que a tradição chegue por sua via de alguma forma, ainda que com distanciamento.

8) Faça uma gincana de arrecadação de prendas

Possibilite uma gincana de arrecadação de boas prendas que possam ser entregues em algumas instituições parceiras. São itens de uso básico que podem ser de grande valia para esse momento em que algumas entidades passam por algumas dificuldades.

Só que durante esse mês tudo isso pode ser revestido de ainda mais carinho e bom humor.

Gestos assim podem parecer irrelevantes no momento, mas não são.

São ações de sustentação do engajamento, do envolvimento e bem-estar dos colaboradores e também formas simpáticas de manter o relacionamento e um apoio constante com as instituições parceiras.

Elas revestem as ações sociais comuma carga mais leve, e por consequência ainda valorizam a boa cultura brasileira, ao seu melhor estilo.

Vamos a isso?

É simples, basta se unir (virtualmente) a um grupo de colaboradores que queiram participar dessa com você e botar a mão na massa!

(Visited 208 times, 1 visits today)
Bruno Barcelos

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

Um comentário sobre “Anarriê! 8 exemplos de ações voluntárias para manter o espírito junino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.