Uma das principais preocupações atualmente é o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya. Estas doenças podem deixar sequelas graves ou mesmo levar à morte, por isso controlar a população do mosquito é um exercício de cidadania.
Por ser um assunto abordado em grande escala na mídia, o tema tem grande adesão de voluntários. Por isso, ações de combate ao mosquito podem ser uma boa maneira de engajar os colaboradores na mobilização social. Veja duas ideias do que pode ser feito:
1) Palestras de conscientização
Se seu programa de voluntariado possui parceria com escolas e creches, uma ação muito eficiente é promover palestras de conscientização, pois as crianças tendem a levar este conhecimento para casa. Os voluntários podem criar uma apresentação em powerpoint e também folhetos para distribuir. O site Rio contra a dengue traz várias informações que podem servir de base para o material e traz este checklist que pode ser impresso e distribuído.
Estas atividades de conscientização também podem ser feitas diretamente na comunidade, ou mesmo dentro da empresa, para os colegas. Se sua empresa possui uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), provavelmente eles também poderão ajudar.
2) Mutirões de fiscalização e limpeza
O grupo de voluntários pode também colocar diretamente a mão na massa, fazendo uma “vistoria” nas organizações parceiras e ajudando-os a identificar focos de dengue. Essa mesma ação também pode ser feita na própria empresa e no entorno, como por exemplo em terrenos baldios. Quando identificar um foco de dengue, os voluntários podem limpar o que for possível e, ao encontrar pontos difíceis, devem avisar a Vigilância Sanitária.
É claro que estas tarefas são função do governo, mas todos nós podemos ajudar. Afinal, além de fazer bem para a comunidade, também é um momento muito bacana de entrosamento entre os colegas de trabalho. Então, por que não investir, não é mesmo?
Se sua empresa já fez alguma ação nesse sentido, compartilhe nos comentários!