Toc toc – mais um dia internacional da mulher batendo na porta. No dia de hoje as redes sociais estarão repletas de homenagens e as floriculturas mais felizes do que nunca.
Mas o que de fato podemos fazer por uma real valorização da mulher? De que forma podemos transformar realidades desafiadoras vividas por muitas e, grande parte das vezes, em silêncio?
A matéria de hoje traz uma sugestão de ação de voluntariado em combate à uma condição da qual, infelizmente, muitas mulheres são vítimas: a violência doméstica, mostrando como é possível engajar voluntários no Mês Internacional da Mulher.
Cenário da violência doméstica no Brasil
Antes de aprofundarmos, trago algumas informações para contextualizarmos o cenário:
- 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no primeiro semestre de 2022, de acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, média de quatro casos por dia;
- 81,7% dos autores de feminicídios são pessoas próximas. A maioria das vítimas foram mortas por um parceiro ou ex-parceiro íntimo, segundo o Raio X de 2021 realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, só no primeiro semestre do ano passado (2022), o Brasil teve mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar;
Diante disso, é fácil perceber que flores e chocolates não são a solução para os problemas mais sérios.
Engaje voluntários no Mês Internacional da Mulher
Sobre a ação – #JuntosPorMarias
O V2V, em parceria com a Rede Sociomotiva criou a #JuntosPorMarias, uma campanha que convoca a sociedade para se transformar em uma rede de influenciadores do bem, capazes de salvar vidas por meio da informação. Tanto empresas quanto pessoas físicas podem participar.
Qual o papel dos voluntários nesta ação?
A missão é divulgar materiais explicativos, que elucidam pontos importantes como: tipos de violência doméstica, ciclo da violência, lei Maria da Penha e canais de denúncia. Toda semana, durante o mês de março, todas as pessoas inscritas na ação irão receber um lembrete com as orientações e o material de divulgação da semana em curso, tudo pronto para ser divulgado.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas por meio da página da ação, publicada no portal da Sociomotiva. A ação será concluída em 31/03/2023
Cartilha de proteção à mulher
As primeira missão já foi dada aos participantes que realizaram a inscrição dessa semana, mas você ainda pode participar. Ela consiste em baixar a cartilha de proteção à mulher e compartilhar por meio do whatsapp, e/ou rede social de sua preferência, com o maior número de pessoas possíveis.
O material elucida a Lei Maria da Penha, traz informações sobre como pedir uma medida protetiva de urgência e detalha várias assuntos relevantes como o ciclo da violência. Para baixar, basta clicar aqui.
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Esperamos poder apoiar muitas mulheres com esta ação e contamos com o apoio de todos. A informação pode salvar vidas! Quanto mais pessoas participarem da #JuntosPorMarias, melhor será o resultado.
Mãos à obra! Inscreva-se no #JuntosPorMarias e compartilhe o link de inscrição com os colaboradores da sua empresa.