*Por Giuliana Preziosi, JP Polo e Roberta Rossi
Esse post é sobre o quanto a articulação da diversidade com o voluntariado, para além de uma proposta de valor, é o exercício prático dos propósitos de uma empresa, alinhado com os propósitos das pessoas que com ela trabalham.
Empresas catalizadoras de propósito, pontes entre colaboradores e causas
Quando pensamos em ter um emprego, trabalhar numa empresa, pensamos na possibilidade de ter um salário, independência e desenvolvimento de carreira. Porém, não é de hoje, que outros elementos se somam e ganham importância nesse universo do trabalho.
A palavrinha que tem feito a diferença é PROPÓSITO.
Pagar os boletos é importante? Sem dúvida! Mas melhor ainda quando, além de serem quitados, podemos nos entender dentro de um movimento de pertencimento, no qual acreditamos e defendemos.
E a empresa pode ser um catalisador, criando pontes entre seus colaboradores e causas.
Segundo a pesquisa Workforce Purpose Index 2019, realizada pela Imperative, funcionários realizados em seus trabalhos têm probabilidade de apresentar melhor desempenho do que 80% dos demais profissionais da área. As pessoas querem cada vez mais ver sentido na rotina que levam, então o alinhamento de valores com a empresa pode ser um fator determinante para a permanência nela.
Voluntariado e diversidade no ambiente empresarial
O ambiente empresarial tem percebido a importância de desenvolver ações de Voluntariado Empresarial e também a criação de programas de Diversidade e Inclusão, com o intuito de repensar seu posicionamento frente à sociedade e sua maneira de fazer negócios, fortalecendo sua cultura e valores.
Para que ambos programas tenham mais efetividade e possam se potencializar, pensar a articulação deles é fundamental.
O Voluntariado tende a ganhar mais determinação quando contempla a Diversidade em seu objetivo e formas de atuação. E a Diversidade se fortalece quando está articulada no movimento do Voluntariado, tanto de forma transversal como específica.
É uma consequência do trabalho voluntário vivenciar a Diversidade e também uma oportunidade para a empresa potencializar seus colaboradores voluntários.
São muitas as possibilidades da existência humana, por isso precisamos refletir sobre como cada uma delas está posicionada no jogo da vida.
É possível ir além e aprofundar estes temas, fazendo com que Voluntariado e Diversidade, atuando juntos, sejam realmente ferramenta para o combate à discriminação e às desigualdades sociais, principalmente nos dias atuais, com a pandemia do COVID19.
Além disso, fortalece a reputação da organização e cria relações prósperas com a comunidade.
Entretanto, nem sempre esses dois programas estão articulados nas empresas. E, quando isso não acontece, muito se perde.
Voluntariado e Diversidade – deu match!
Esses são os temas do e-book “Voluntariado e Diversidade – deu match!”, lançado em 2019 pelas sócias da Conexão Trabalho, Giuliana Preziosi e Roberta Rossi, em co-autoria com o consultor de Diversidade e Inclusão e head de Projetos Institucionais, JP Polo. A publicação foi a base para um curso ao vivo e online trazendo os dados e as consequências para os dois programas com a situação atual da crise sanitária e econômica.
O Curso: “Voluntariado e Diversidade: deu match” – 2ª edição terá 5 encontros no dias 09, 11, 16, 18 e 23 de novembro, de 19h às 21h. serão apresentados conceitos, dinâmicas em grupos, discussão de cases e ainda, na última aula, um bate papo especial com uma profissional brasileira que mora em NY, compartilhando sua experiência corporativa nessas duas agendas. Clique aqui para se inscrever e obter mais informações.
______________________________________________________________________________
* Giuliana Preziosi
Sócia na Conexão Trabalho, especialista em Sustentabilidade há mais de 15 anos. Consultora em voluntariado empresarial e projetos sociais, palestrante, facilitadora e escritora.
JP Polo
Especialista em Diversidade e Inclusão. Consultor, jornalista e foi Secretário Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Roberta Rossi
Sócia na Conexão Trabalho, especialista em projetos sociais há 17 anos. Consultora em voluntariado empresarial e investimento social, professora, autora e facilitadora