Duas campanhas contra o câncer para se engajar em fevereiro

Os dias 04 e 15 de Fevereiro são respectivamente O Dia Mundial Contra o Câncer, e o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. No post de hoje vamos falar dessas campanhas que podem ser perfeitamente adaptadas para o seu programa de voluntariado. Se você decidir incentivar ou apoiar Instituições que trabalham no atendimento à pessoas com câncer, ou abordar o assunto dentro da sua empresa, esse artigo pode te ajudar muito.

04 de fevereiro –  Dia Mundial Contra o Câncer

O Dia Mundial do Câncer nasceu em 4 de fevereiro de 2000 na Cúpula Mundial do Câncer de Paris. A Carta de Paris visa: promover a pesquisa, prevenir o câncer, melhorar os serviços aos pacientes, conscientizar e mobilizar a comunidade mundial para avançar na luta contra o câncer.

A campanha anual é promovida pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), organização que capitaneia e une esforços nessa área, em âmbito global.

Em 2019 é iniciada da UICC uma campanha de três anos com a mensagem “Eu sou e eu vou“. A ideia deste lema é capacitar e conscientizar as pessoas para comportamentos preventivos  e conscientes no presente, com foco nas consequências que elas têm no futuro.

Para gerar tal mudança de comportamento, a campanha passa a durar por um período maior, de três anos.

“Isso nos permite criar um impacto duradouro no tempo, estender a exposição da campanha e ter mais oportunidades de gerar uma conscientização global”, diz a UICC em sua declaração de campanha.

O Dia Mundial Contra o Câncer, de acordo com o relatório de impacto feito pela mesma organização, mobiliza milhões de cidadãos e entidades de mais de 145 países em todo o mundo. A data também promove a organização de mil iniciativas globais e faz com que quase cinquenta governos tomem nota da  chamada que ela faz.

Dicas para participar da campanha “Eu sou e eu vou”

Quando fui pesquisar sobre como participar da campanha fiquei impressionado com a qualidade do material, seja de divulgação sejam dos kits de ferramentas disponíveis, perfeitamente traduzidos em português aqui.

É mesmo muito completo! Possui infográficos, cases, imagens, dicas de ações, cartazes editáveis, posters e folhetos informativos. O mais legal é que tem um kit específico corporativo para empresas que queiram participar. Você pode fazer o download dele e ler pois é super fácil, e tão especializado que suponho ser a parte mais importante desse post.

O que eu pinço de mais legal desse material

1) Como ele se apresenta

“Sou um kit de ferramentas corporativo e vou inspirar as empresas e os locais de trabalho a causarem impacto”.

2) Os dados de contexto sobre a doença, que são mesmo de ficar alerta

 O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo (9,6 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano).

  • 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa a média renda
  • Menos de 30% dos países de baixa renda têm serviços para tratamento de câncer disponíveis (comparativamente a 90% nos países de alta renda)
  • O custo econômico anual total do câncer é estimado em aproximadamente US$ 1,16 trilhão
  • Pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos
  • O câncer é a segunda maior causa de morte em todo o mundo
  • Até 3,7 milhões de vidas podem ser salvas todos os anos ao implementar estratégias apropriadas de recursos para prevenção, detecção precoce e tratamento

“Cada um de nós tem uma história pessoal que nos liga ao câncer, o que se torna uma força motriz por trás do Dia Mundial do Câncer.” Dr. Roger Dansey, Vice-presidente sênior, Global Oncology Clinical Research, MSD

3) A responsabilização de pessoas, governos, instituições e empresas na expectativa de reduzir em 25% o número de pessoas com câncer

“Pelo menos um terço dos cânceres podem ser evitados. As empresas e os locais de trabalho têm papel fundamental na conquista de um mundo menos impactado por câncer. As empresas podem contribuir para locais de trabalho mais saudáveis, podem ser uma voz poderosa na comunidade e atuar como um apoio vital aos funcionários afetados pelo câncer”.

4) Dicas para a sua empresa participar, que dá para adaptar ao seu programa de voluntariado, considerando a campanha de 3 anos iniciada em 2019

  • Participe nas mídias sociais Peça à sua equipe de comunicação e aos colegas para divulgarem on-line. Para mensagens prontas e outras dicas de mídia social, baixe o Guia de Mídias Sociais.
  • Doe Torne-se um parceiro oficial do Dia Mundial do Câncer, faça uma doação corporativa on-line em worldcancerday.org/give ou dedique parte de seu espaço publicitário e de mídia para divulgar a mensagem no Dia Mundial do Câncer.
  • Use sua voz Inicie uma conversa sobre o câncer com seus clientes, fornecedores, funcionários e colegas. Baixe o Guia de Conversa aqui.
  • Faça uma mudança social, mostre à sua rede e setor que sua organização está apoiando o Dia Mundial do Câncer, campanha 3 anos. Atualize suas páginas de mídia social corporativa com as imagens de capa do perfil oficial do Dia Mundial do Câncer. Baixe os banners e escolha a melhor data para fazer isso, pode ser fevereiro o mês da luta contra o câncer, mas existem muitas outras oportunidades durante o ano.
  • Faça disso uma causa pessoal. Crie seu próprio pôster de mídia social personalizado com a mensagem de compromisso da sua empresa e compartilhe com o mundo. Personalize seu pôster on-line em worldcancerday.org/custom-poster
  • Informe-se e informe os outros. Organize uma sessão de informações ou workshop e convide um profissional de saúde ou representante de uma organização local envolvida com o câncer para falar com o seu time. Leia sobre os principais problemas do câncer em worldcancerday.org/keyissues
  • Divulgue e trabalhe com seu time de comunicação para compartilhar o engajamento da sua empresa: escreva um artigo de opinião, um artigo em um blog, grave uma mensagem em vídeo e apresente-a em seu site ou newsletter.
  • Crie um evento ou atividade Realize um evento do seu time com sua própria atividade no Dia Mundial do Câncer. Organize um café da manhã ou almoço saudável no trabalho, faça com que seu time arrecade fundos para uma instituição de caridade ou hospital local, organize rastreamentos gratuitos de câncer para o seu local de trabalho.

Aconselho muito navegar com carinho pelo material. Lembrando que o Dia Mundial Contra o Câncer foi ontem, mas a campanha dura por 3 anos, há muito por fazer.

15 de Fevereiro – Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância ou “International Childhood Cancer Day” é uma campanha instituída em Luxemburgo em 2001 e promovida pela ICCCPO (International Confederation of Childhood Cancer Parent Organisations – Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer), formada por 132 organizações de 78 países.

Segundo a Coniacc (Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), no ano de 2002, iniciou- se uma campanha mundial de conscientização do público sobre Câncer na Infância que continua desde então. A idéia é ter neste dia, um conjunto de atividades que se desenvolvem numa organização sem fins lucrativos para promover a conscientização global e o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”.

Assim como o Dia Mundial Contra o Câncer, a campanha destinada às crianças em 2019 também possui material próprio, mas não está organizado como a anterior. Isso me faz pensar que podemos ser criativos ao nosso modo 🙂 Veja aqui a proposta (um link traduzido) da ICCCPO, e navegar por ali pode ser legal para inspirar alguma ação.

No site da Coniacc você pode encontrar a lista dos filiados nacionalmente, filtrar instituições próximas da sua empresa, e fazer alguma parceria para fins de voluntariado.

O trabalho voluntário na área da saúde tende a ser mais sensível, exige preparação técnica e emocional. Com crianças essa tarefa passa a ser ainda mais delicada, sendo necessários um conjunto de cuidados ainda maior.

É muito comum a ida de voluntários até hospitais para promover momentos de alegria durante o tratamento. Eles podem contar e ler histórias, levar  mensagens positivas, ou mesmo irem somente para passar um tempo junto com as crianças.

Tente entender com a instituição quais são as necessidades mais urgentes. Depois, volte para sua empresa, analise os recursos que tem disponível em conjunto com os seus voluntários, e proponham então fazer o melhor possível.