Motivação x Ação: estratégias para engajar colaboradores no voluntariado

Você já se perguntou o que leva uma pessoa a ser voluntária? Uma dica, não existe apenas uma resposta para isso.

As pessoas se engajam no voluntariado por diferentes motivações: seja para sentirem-se parte de algo maior, para contribuir com a sociedade ou para adquirir novas habilidades e expandir seus horizontes. Independente das formas e motivos, uma coisa é certa, fazer o bem ao próximo faz bem!

Em um estudo do Instituto Holandês de Neurociências, foi descoberto que a dopamina – um neurotransmissor ligado à sensação de prazer – é a base da motivação para a realização de atividades, atuando como o motor que nos impulsiona a agir! Isso significa que toda vez que nos sentimos motivados, é a dopamina entrando em ação no nosso cérebro.

No entanto, nem sempre a motivação basta. Sentir-se motivado é apenas o primeiro passo do processo de transformar intenções em verdadeiras ações voluntárias. E, por isso, utilizar as estratégias certas é essencial para garantir que a motivação de cada colaborador se transforme em uma prática, ou até mesmo em um hábito, levando à transformação através de um programa sólido, com voluntários não só motivados, mas prontos para pôr a mão na massa! 

Existem diversas formas de estimular a motivação do voluntário para que ela se traduza em uma atitude, principalmente quando se trata do mundo corporativo. É necessário levar em conta que, no fim do dia, cada uma dessas atitudes somadas resultam em uma cultura de impacto positivo, que representa o espírito do voluntariado corporativo. Confira abaixo algumas estratégias que contribuem para o engajamento de colaboradores no voluntariado.


Dicas para aumentar o engajamento no voluntariado

Relacionar a atuação voluntária com o crescimento profissional é uma das formas de estimular a participação do colaborador e garantir o engajamento. Ao perceber que o voluntariado pode desenvolver habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe, muitos se sentem mais motivados. Criar mentorias ou ações que envolvam competências profissionais pode ser um grande incentivo!

Pessoas que buscam voluntariar-se por motivação social se engajam mais quando a ação permite interação com os colegas e a criação de laços. O voluntariado pode se tornar uma parte especial do dia de cada colaborador, um momento de conexão em meio à rotina, que alivia o estresse e fortalece o espírito de equipe ao mesmo tempo. Que tal incentivar o voluntariado por meio de mutirões ou criar ações onde os colaboradores podem convidar amigos e familiares também?

Alguns colaboradores se engajam ao ver o impacto positivo do seu trabalho. Uma das formas de estimular a motivação do colaborador a continuar atuando é partilhar e reconhecer os resultados! Compartilhe histórias inspiradoras, depoimentos de beneficiados e métricas de impacto

Existem pessoas com um forte espírito competitivo, que são motivadas por reconhecimento e autoestima. Por que não aproveitar essas motivações e criar verdadeiras competições do bem, com disputas saudáveis? Estabeleça desafios voluntários, premie equipes engajadas e destaque voluntários ativos em comunicados internos.


Essas estratégias contribuem, ao mesmo tempo, com a evolução profissional e pessoal de cada voluntário, fortalecendo a união em prol de um propósito comum: fazer a diferença! Aproveite essas dicas para impulsionar o alcance do seu programa de voluntariado e envolver mais colaboradores. Junte-se a nós nesta corrente do bem!

– Por Pedro Benevenuto