Maio Amarelo – Como estimular um trânsito mais seguro

Aderindo ao movimento Maio Amarelo, sua empresa pode ajudar a evitar o número de acidentes de trânsito. Nesse post, chamamos a atenção para a importância do assunto e sugerimos formas fáceis de mobilizar os públicos interno e externo. A proposta é sensibilizar a todos para atitudes mais conscientes e seguras.

Por que aderir ao Maio Amarelo

Os números são fortes e acendem o sinal de atenção. Em 2017, houve 384 mil acidentes de trânsito no Brasil, dos quais 41 mil, infelizmente, resultaram em morte. Os dados são do seguro DPVAT, modalidade que todos os donos de veículos são obrigados a pagar, e tornam o país o quarto do ranking de perigo nas vias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), ONG que monitora o impacto da violência nas ruas e estradas brasileiras, aponta outro problema: o alto custo dessas ocorrências — só em 2014, R$56 bilhões. O montante era suficiente, por exemplo, para construir 1800 hospitais ou 28 mil escolas.

Não à toa, o próprio ONSV organiza, desde 2014, a campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a necessidade de puxar o freio da insegurança no trânsito. O mês foi escolhido porque em maio de 2011 as Nações Unidas apontaram esta década como a em que precisamos agir para diminuir a quantidade de acidentes. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas deve morrer no trânsito até 2020, em todo o mundo. A cor da campanha se deve, claro, ao sinal de atenção.

Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito

O lema este ano é “Nós Somos o Trânsito”. A ideia é mostrar que, além de políticas públicas, a solução para o problema envolve atitudes individuais e coletivas. Isto porque, ainda de acordo com o ONSV, 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, como imperícia, imprudência ou, simplesmente, desatenção.

“Se cada um fizer a sua parte por um trânsito mais seguro, poderemos reverter esse triste quadro”, lembra José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do ONSV.

Sua empresa tem sinal verde para agir

Sua empresa pode participar desse movimento organizando ações para mostrar a importância de se respeitar as regras de trânsito. Por exemplo: usar cinto de segurança, não usar o celular enquanto dirige, atravessar a rua somente nos locais indicados e utilizar capacete se manejando moto. Aqui vão algumas maneiras de mobilizar os colaboradores e a comunidade:

  1. Um bom começo é realizar uma atividade de conscientização. Reúna os colaboradores e traga algumas questões para debate. Todos usam cinto de segurança e obrigam os demais passageiros a usar (inclusive no banco de trás)? Respeitam os sinais luminosos e os limites de velocidade? Dão espaço para ciclistas circularem? Que dicas dariam a quem dirige, seja de carro ou de moto?
  2. Se quiser distribuir brindes de participação e cativar ainda mais o público interno, a campanha Maio Amarelo tem uma loja própria. Toda renda é revertida para ações da inciativa.
  3. Para tornar a atividade um pouco mais divertida, você pode usar o “Desafio Bom-de-Roda” da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran), que mede os conhecimentos sobre as regras de direção.
  4. Se quiser ainda mais sugestões, recorra às 7 dicas de ações que publicamos na campanha do ano passado. Ou aplique a brincadeira proposta pela Sociomotiva na campanha do Maio Amarelo do ano passado. Ela continua atual e divertida.
  5. Outra possibilidade é realizar atividades em uma escola próxima, chamando a atenção das crianças com o jogo do site “Maio Amarelo Kids”, que ensina as melhores práticas de respeito ao pedestre e de condução para os futuros motoristas.

 

Independente de serem promovidas pela empresa ou pelos próprios colaboradores, as ações devem ser registradas no Portal de Voluntariado da sua empresa ou em algum sistema interno de comunicação. Assim, será possível divulgar os resultados e inspirar outras pessoas a fazerem ações semelhantes.

E aí? Vamos dar a partida?

Quiz Potencial Programa de Voluntariado Empresarial

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