Novembro Azul: Cuidar da saúde é um ato de coragem!

Entramos no mês de novembro e com ele chega a campanha do Novembro Azul, que visa promover a saúde masculina, tal qual o Outubro Rosa dedica-se ao bem-estar feminino. Mas você sabe o que essa campanha realmente representa?

Iniciada em 17 de novembro de 2003, na Austrália, o movimento surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre doenças que afetam os homens, especialmente o câncer de próstata. No Brasil, a iniciativa chegou em 2008 e, desde então, tem colorido todo o mês de azul.

Neste momento, é fundamental compartilharmos informações e orientações corretas acerca do câncer de próstata e sobre a saúde masculina, demonstrando a importância  dos exames preventivos e da busca por profissionais de saúde qualificados. A conscientização é o primeiro passo para a detecção precoce e para garantir um tratamento eficaz, aumentando as chances de cura e qualidade de vida.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Estes dados alarmantes aumentam a importância de falar sobre a saúde do homem e sobre a doença. Para o desenvolvimento do câncer de próstata, os principais fatores de risco incluem: Idade avançada, sendo que risco aumenta significativamente a partir dos 50 anos, histórico familiar e obesidade, que quando concomitante à doença, associa-se à forma mais agressiva do câncer.

Embora não apresentem sintomas nas fases iniciais, à medida que a doença avança, alguns sinais podem surgir, sendo estes os mais comuns:

  • Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar com mais frequência;
  • Diminuição no jato de urina;
  • Sangue na urina ou no sêmen;  
  • Dor ou desconforto na região pélvica ou nas costas.

Fique atento! É essencial realizar exames preventivos, especialmente a partir dos 50 anos, e manter uma rotina de avaliações recomendadas por médicos a fim de melhor atender as necessidades de acordo com os fatores mencionados.

É amplamente conhecido que adotar uma dieta balanceada, rica em legumes, frutas, grãos e cereais é uma das práticas mais recomendadas para reduzir o risco de doenças crônicas como o câncer de próstata.

Nesse sentido, para além desse hábito imprescindível, é essencial incorporar outras atividades na rotina como praticar atividades físicas, por no mínimo 30 minutos; manter o peso adequado; evitar o consumo de álcool e não fumar.

Cuidar da saúde de forma preventiva envolve um conjunto de escolhas diárias: previna-se para ter mais qualidade de vida!


Neste Novembro Azul, a campanha nos lembra a importância de conscientizar e incentivar os homens a cuidarem da saúde. Participar das campanhas pode transformar essa percepção e ajudar a desmistificar os estigmas relacionados ao câncer de próstata, promovendo uma cultura de cuidados preventivos.

Ao se envolver, cada participante se torna parte fundamental dessa causa, espalhando apoio que pode salvar vidas. Juntos, podemos inspirar cada vez mais homens a adotar uma rotina de cuidados com a saúde, fortalecendo uma rede de prevenção em todo território nacional.

Todos unidos pelo Novembro Azul.


Fonte: gov.com.br


Por Júlia Késia