Outubro Rosa: 6 ideias de ação para engajar seus colaboradores

Por todo o país, monumentos ganharam iluminação especial como parte da campanha Outubro Rosa, que reforça a necessidade da prevenção ao câncer de mama – o mais comum entre as mulheres depois do de pele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A iniciativa surgiu na década de 1990 nos EUA e rapidamente se espalhou mundo afora. Hoje em dia, é marcada, além da luz rosa em diversos edifícios e pontos turísticos, por atividades que chamam atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença (com o autoexame de mamas) e de seu tratamento.

Separamos, então, alguns exemplos de atividades que você pode organizar na sua empresa para fazer parte da campanha. Confira:

 

1) Divulgar materiais informativos

Algumas fontes confiáveis, com o próprio INCA, disponibilizam uma série de materiais para download gratuito, como folder com recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil, filipeta sobre prevenção, cartaz, vídeos, entre outros. Baixe esses materiais, imprima (se for o caso) e divulgue na sua empresa, no seu condomínio, nos comércios do seu bairro ou compartilhe nas suas redes sociais,. Colabore para que a informação e a conscientização chegue em mais pessoas, contribuindo para um diagnóstico precoce.

2) Corte de cabelo solidário

Um dos sintomas mais comuns nas pessoas em tratamento contra o câncer é a queda de cabelos. Isso, muitas vezes, afeta a auto estima do(a) paciente. Algumas ONGs, como a Cabelegria, a Rapunzel Solidária e a Fundação Laço Rosa, coletam doações de cabelos para serem usados na confecção de perucas para pacientes com câncer. No site de cada organização você confere como a doação é feita, mas em geral, é um procedimento bem simples, basta enviar o cabelo amarrado num saco plástico bem fechado para o endereço disponibilizado. Essa é uma ótima oportunidade de juntar a vontade de mudar o visual com uma boa causa. Participe e mobilize seus colegas para fazer o mesmo.

3) Arrecadação de Lenços

Se você já tem cabelo curto ou não quer cortá-lo, tudo bem. Você também pode colaborar com a auto estima de pessoas em tratamento contra o câncer doando lenços. Promova uma campanha de arrecadação no seu setor ou no seu condomínio, por exemplo, e doe os acessórios a organizações que tratam pessoas com câncer. O Instituto de Oncologia Santa Paula, de São Paulo, possui um banco de lenços, por exemplo.

4) Corridas e caminhadas

Em muitas cidades são promovidas corridas e caminhadas pelo Outubro Rosa. A intenção é conscientizar mais pessoas pela causa, além de promover a prática da atividade física, um dos fatores que diminui o risco de câncer de mama. Muitos desses eventos também doam parte do valor das inscrições para hospitais e instituições que apoiam pessoas com câncer de mama. Procure um desses eventos na sua cidade, junte os amigos e participe!

6) Dia de vestir rosa

Combine um dia do mês com seus colegas para todos vestirem pelo menos uma peça de roupa da cor rosa. Registrem o momento e postem no Portal e nas redes sociais. É uma ação simples, mas que tem uma grande simbologia: chamar a atenção para o câncer de mama, conscientizar com informações e demonstrar que pacientes ou não, todos podemos fazer algo pelo controle da doença.

(Visited 23.334 times, 1 visits today)
Natalia Kelbert

Natalia Kelbert

Publicitária e especialista em Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente é editora do blog Voluntariado Empresarial e diretora de novos negócios na V2V, além de membro-organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.

More Posts

Um comentário sobre “Outubro Rosa: 6 ideias de ação para engajar seus colaboradores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.