Todos os meses sugerimos na rede Sociomotiva uma dica de ação e um passo a passo de como realizar essa atividade. Nossa idéia de hoje é especial para o carnaval, e vamos falar sobre como aproveitar a data festiva promovendo um mutirão de limpeza e uma doação de sangue bem diferentes.
Bloco do sangue-bom
Todos os anos, ouvimos notícias sobre os altos números de acidentes no feriado do carnaval. Muitos desses são graves, fazendo com que o acidentado precise de transfusão de sangue. Por isso, é fundamental garantir que os bancos de sangue tenham estoque para emergências.
Como funciona:
Mobilize os colaboradores da empresa para um bloco de carnaval diferente: em vez de desfilar na avenida, os foliões irão ao hemocentro, com perucas e fantasias, fazer uma animada doação de sangue. É importante que a ação seja realizada antes do período festivo, para que o sangue esteja disponível quando o carnaval chegar. Além disso, confirme com antecedência se o hemocentro da sua região autoriza doadores vestidos com fantasias.
Passo a passo:
- Entre em contato com o Hemocentro local para informar sobre a realização da ação. Eles poderão organizar um plano logístico conjunto, e existe a possibilidade de que o Hemocentro disponibilize uma unidade móvel para ir até sua empresa, onde será realizada a coleta externa. Caso isso não seja possível, informe a data em que pretende convocar os colaboradores para irem ao Hemocentro fazer a doação, de modo a garantir que a equipe da instituição esteja preparada para recebê-los.
- Verifique com o hemocentro se é permitido que os doadores estejam vestidos com fantasias de carnaval. Veja também a possibilidade de levar materiais para distrair aqueles que esperam na fila para doar, como jogos e outras atividades lúdicas.
- Após o contato com o Hemocentro, você terá uma data e local disponíveis. Com essas informações, confeccione material para começar a divulgação na empresa e, se possível, convidar doadores da comunidade, para garantir que o maior número de pessoas possível esteja presente. Lembre aos interessados sobre a necessidade de levar documentos no dia da doação.
- Entre em contato com possíveis parceiros, como Rotary Clubes e instituições locais, para solicitar a realização conjunta, trazendo assim mais doadores.
- Divulgue a ação entre os colegas de trabalho. Uma boa dica para ter uma idéia do número de pessoas esteja presente é divulgar a ação na intranet de sua empresa e pedir confirmação. Não esqueça também de divulgar a ação na rede Sociomotiva (caso a organização faça parte) ou no Portal de Voluntariado (caso a empresa possua).
- No dia da ação, acompanhe o processo, porém converse com a equipe da coleta e peça como pode ajudar garantindo que todos realizem seu trabalho sem intercessões.
- Dependendo da situação do Hemocentro local, pode haver a possibilidade de ajudar de outras formas, como por exemplo, disponibilizando lanche aos doadores. Converse com os coordenadores da instituição para verificar esta e outras oportunidades de apoiá-los.
Material necessário:
- Panfletos, cartazes e demais materiais de divulgação;
- Jogos, materiais e fantasias para distrair os doadores na fila;
- Lanches e bebidas, caso seja necessário.
Lembre-se:
- Antes de levar jogos, fantasias ou lanches, verifique com o Hemocentro local se isso será permitido.
- Os doadores devem ter entre 16 a 60 anos de idade, e os menores de 18 precisam da autorização do responsável.
- É recomendado ter no mínimo 50 quilos, mas pessoas com peso inferior também podem ser doadoras após passar por uma avaliação médica.
- Para doadores frequentes: o prazo recomendado entre doações é de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
Link útil:
Gostou da idéia? Compartilhe conosco o resultado!
Um comentário sobre “Sugestão de ação: Bloco dos Sangue-Bom”
Os comentários estão encerrados