Sugestão de ação: Campanhas de arrecadação de material escolar

“Nossa causa é a educação!”

Quem nunca viu alguma empresa afirmar isso pode estar vivendo num mundo paralelo. De fato a educação é dos temas mais queridos pelos projetos sociais corporativos. Em 2019, esteve em primeiro lugar no setor de serviços e em segundo lugar no setor da indústria – e esses e outros dados estão disponíveis no BISC 2019, nesse link aqui. Por isso, no início do ano é muito comum que as empresas promovam campanhas de arrecadação de material escolar.

Não é por menos. Investir em educação é fundamental para o desenvolvimento (real) de um país. E no Brasil o volume desse investimento nem é pouco, mas a forma como é feito tem colocado a gente nos piores rankings internacionais.

Se você fica incomodado como eu, pense que pode fazer alguma coisa com seu grupo de voluntários.

Um ponto de partida

Os desafios são grandes e pode dar lá aquele desânimo existencial:

“Será que se eu fizer alguma coisa vai ser mesmo útil?”

Simples, pergunte depois para quem você der as mãos.

O ano está em decolagem, as aulas já vão começar, e uma realidade é: alguns alunos bem perto de você não têm um material escolar adequado!

As escolas públicas tentam, os pais tentam, mas o conjunto de itens pesa no orçamento, e cá entre nós: imagine começar o ano sem as mínimas condições?

Se por um lado as respostas para um sistema de ensino adequado ainda não estão construídas ou implementadas, por outro, você pode começar a fazer alguma coisa começando do básico mesmo: garantir que todos tenham o material escolar básico. Promova campanhas de arrecadação dentro da sua empresa!

Algumas dicas de ação

1) Comece por dentro

Tente perceber que dentro mesmo da sua empresa, os filhos de alguns colaboradores diretos ou terceirizados podem precisar de ajudar. As vezes pessoas com sérias dificuldades econômicas estão bem do nosso lado! Se assim perceber, envolva a área de serviços sociais e RH da sua empresa (caso haja) e planeje como fazer isso. Muitas vezes pode ser uma campanha mais discreta, (sem expor quem recebe), ou uma campanha para toda empresa.

2) Promova campanhas de trocas

Trocas de livros didáticos são prática comum. Os livros são dos artigos mais caros, e estando em bom estado de conservação, você pode promover com os seus colaboradores e amigos algumas oportunidades de intercâmbio desse material: feirinhas, anúncios virtuais, um dia da troca, uma semana da troca, uma tenda da troca… e por aí vai: tente perceber na sua empresa a melhor forma de fazer isso.

3) Escolha o sistema de doação

  • Doação impessoal: O seu grupo pode optar por fazer doações mais impessoais de material escolar, compondo kits padrões e entregando diretamente para uma escola pública conforme suas orientações. E essa é uma observação importante: se o seu foco é uma escola ou um abrigo, por exemplo, tente ver antes com eles o tipo e a quantidade ideal de materiais! Assim você não erra a mira!
  • Doação pessoal: Você pode trabalhar com um sistema de “adoção” mais pessoal de algumas crianças. Nesse caso uma lista de nomes, ou codinomes, é oferecida e o doador monta como preferir um kit de materiais escolares para um aluno especifico. O V2V mesmo tem um plug-in de apadrinhamento, a famosa sacolinha, onde os voluntários podem criar ações de arrecadação automatizadas e divulgar dentro do portal de voluntariado.

Atenção aos detalhes

  • Pesquise preços

“O preço do material escolar em São Paulo pode variar mais de 300% nas papelarias”. E assim pode se imaginar para o resto do país. Por isso, se vai apadrinhar, é legal dar uma pesquisada antes de comprar. Em algumas lojas online você consegue o material mais em conta ainda! E se a sua empresa for participar com grandes volumes, é possível negociar direto com o fornecedor e a vida fica mais fácil.

  • Pense na logística

Marque onde e quando será feita a entrega para que tudo corra bem, para isso se quiser ler um pouco mais, veja esse post sobre como garantir a qualidade nas campanhas de arrecadação. Assim poderá estudar a melhor forma de conduzir essa ação.

O mais legal é que com uma ação assim, você já movimenta desde já as pessoas da sua rede mostrando que o seu projeto de voluntariado está bem vivo, e que possuirá uma agenda ativa para o ano que começa.

E agora, mãos à obra!

(Visited 327 times, 1 visits today)
Bruno Barcelos

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

Um comentário sobre “Sugestão de ação: Campanhas de arrecadação de material escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.