O Centro Latinoamericano de Voluntariado (CELAV) realizou seu lançamento público no último dia 7 de agosto, no Panamá.
Com sede na Cidade do Panamá, capital do país, o CELAV é membro da International Association for Volunteer Effort (IAVE) e conta com diversas alianças estratégicas que permitirão fomentar o voluntariado em toda a região. De acordo com Dacil Acevedo, fundadora e diretora da instituição, “o Centro Latinoamericano de Voluntariado atenderá desde o Panamá até toda a América Latina com a missão de fortalecer a solidariedade através da sensibilização, mobilização, geração e acesso ao conhecimento do voluntariado em todas as suas expressões”. Seu presidente honorário é o Dr. Bernardo Kliksberg, pioneiro da RSE na América Latina e criador do conceito de Ética para o Desenvolvimento.
Uma iniciativa deste porte é pioneira na América Latina e o V2V esteve lá prestigiando este grande evento. Natalia Kelbert, diretora comercial do V2V, apresentou um projeto que pretende reunir diversas empresas e instituições em uma grande rede social voltada para atividades voluntárias, sejam elas promovidas por ONGs, empresas ou mesmo por indivíduos. A iniciativa terá seu projeto piloto no Panamá, mas em breve deverá agregar todos os países da América Latina, incluindo o Brasil.
Além da presença do V2V, o evento também foi respaldado por grandes nomes como Mónica Galiano, diretora de Estratégia Corporativa do IAVE; Eduard Muller, reitor da Universidade para a Cooperação Internacional, da Costa Rica e Guillermo Caro, fundador dos Publicitários sem Fronteiras, da Argentina, além de grandes empresários do Panamá e pessoas engajadas em projetos sociais a nível nacional e regional.