Já falamos aqui no Blog sobre os benefícios que uma rede social corporativa pode trazer para as empresas e também sobre como o voluntariado ajuda a desenvolver habilidades profissionais. Mas hoje vamos tratar especificamente sobre como levar estes conceitos a prática através da experiência do Banco do Brasil, que pode servir como benchmarking para sua empresa.
Este post é um resumo do artigo “Portal do Voluntariado BB e Desenvolvimento de Competências Individuais” premiado pela ABRH de Santa Catarina no Prêmio Ser Humano SC 2016, produzido por Sarom Silva de Meneses, funcionária do Banco do Brasil e responsável pela gestão do Portal do Voluntariado BB.
Cenário da internet no Brasil
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril de 2015, revelam que o acesso à internet em domicílios chegou a 85,6 milhões de brasileiros, o equivalente a 49,4% da população. Já outra pesquisa intitulada “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” levantou dados que comprovam que os internautas brasileiros passam, em média, 9,2 horas por mês nas plataformas sociais. O Brasil é o primeiro no ranking mundial no consumo de mídia social, seguido por Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru.
A participação expressiva do internauta brasileiro em redes sociais indica que uma ferramenta de mídia digital com a estrutura de rede social é uma excelente opção para aumentar a interatividade, a comunicação e estabelecer contatos entre colaboradores distribuídos em diferentes regiões. Motivos pelos quais o Banco do Brasil optou por esta estrutura para gerenciar as ações do seu programa de voluntariado.
O Programa de Voluntariado do Banco do Brasil
Em dezembro de 2001, o Banco do Brasil institucionalizou a atuação de seu voluntariado, criando o Programa Voluntariado BB.
Com quase 15 anos de existência, o Programa de Voluntariado do BB é um dos mais destacados programas corporativos nacionais, sendo que atualmente possui 25.492 voluntários inscritos, 4.233 comitês de voluntários BB registrados, 2.296 instituições e 15.802 ações voluntárias cadastradas em seu Portal.
Estratégias de Mobilização da Rede
Com o propósito de favorecer a execução das ações voluntárias e possibilitar ao Banco do Brasil o gerenciamento dos voluntários o Portal do Voluntariado BB foi desenvolvido. Por meio dele, o voluntário vê as notícias sobre o programa e interage com todos os outros voluntários. Ele pode participar de ações promovidas pelo BB, por parceiros e até mesmo de outros voluntários, além de publicar fotos, depoimentos e resultados das ações. Para organizar tudo isso são adotadas 3 principais estratégias:
> Estratégia 1: Campanhas instituídas em rede
É quando um líder voluntário monta toda a ação e convida as demais unidades a participar, podendo ser proposta também pelo comitê de voluntários das unidades do BB. O líder assume a logística de doações, de comunicação com os voluntários doadores, de negociação, da busca e entrega das doações e ainda a intermediação com a(s) Instituição(ões) beneficiada(s).
Exemplo: Ação Campanha do Agasalho – 100 anos BB em SC
A campanha foi criada pelos comitês de voluntários de Santa Catarina de forma integrada em prol de comemorar o centenário do BB no estado com ações sócias.
A coordenação da ação coletiva foi realizada pelas áreas de Gestão de Pessoas, Superintendência de Varejo e Governo do Estado e conseguiu ampla adesão das unidades do BB tanto na capital quanto nos demais municípios.
A ação mobilizou 237 dependências BB em todo o estado de Santa Catarina e consegui arrecadar 33.028 itens de agasalho.
> Estratégia 2: Campanhas individuais
É quando o voluntário desenvolve uma ação no Portal conforme a causa que está pessoalmente ligado seja meio ambiente, cuidado animal, entre outros.
> Estratégia 3: Campanhas e Ações acionadas pelo Programa de Voluntariado
Ocorre quando são realizadas parcerias entre o BB e Instituições sem fins lucrativos para dinamizar a oferta de serviços voluntários. Exemplo: Coniacc, ICMBio, Unicef, entre outros.
> Estratégia 4: Classificados de Serviços Voluntários
Constitui uma ação de mobilização onde o próprio voluntário pode publicar um anúncio do serviço que está interessado em prestar. O BB auxilia o usuário que deseja começar a atuar em ações voluntárias após análise do perfil e anúncio de serviço.
Desenvolvimento de Competências
O Banco do Brasil entende que o colaborador que é voluntário realiza um amplo leque de atividades que vão desde o planejamento da ação, campanha de divulgação, logística de recebimento e transporte das doações, contabilização dos itens recebidos, gerenciamento das notas e recibos para prestação de contas da campanha, entre muitas outras funções. O que resulta no desenvolvimento de habilidades e competências como relacionamento interpessoal, engajamento, responsabilidade e disciplina.
Já para o líder de uma ação voluntária ainda mais habilidades são exigidas, como uma gestão mais complexa dos processos, relacionamento com diferentes atores, gestão de conflitos, etc. O que também acaba lhe proporcionando o desenvolvimento de habilidades como negociação, comunicação, inteligência emocional e empatia.
O Banco do Brasil acredita que o serviço voluntário é um processo de aprendizagem em que frequentemente o voluntário deve fazer a reflexão do seu papel e os desafios gerados pela experiência da ação voluntária e da prestação desse serviço.
Com o uso do Portal o Banco do Brasil consegue ter uma melhor noção do desenvolvimento destas habilidades e competências pelos colaboradores, principalmente ligadas ao grupo de habilidades comportamentais e atitudinais, pois oferece uma forma integrada de comunicação com Instituições e demais voluntários participantes.
E aí, gostou da experiência do Banco do Brasil? Escreva aqui nos comentários e compartilhe também seus aprendizados.
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