Como o voluntariado ajuda a desenvolver competências profissionais

Quem é voluntário sabe o quanto as atividades em prol de um bem comum podem ajudar a desenvolver as mais variadas competências. Mas é sempre interessante quando tais constatações são feitas por profissionais da área de Recursos Humanos, afinal, faz com que o voluntariado seja cada vez mais valorizados no currículo de uma pessoa.

Nós do V2V lançamos recentemente um Kit gratuito com infográfico e eBook mostrando como o voluntariado e a mobilização social podem contribuir positivamente em questões de RH, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades e competência.

Num artigo publicado recentemente a consultora Cíntia Bortollo, colunista de portais especializados em Recursos Humanos, publicou uma lista de competências desenvolvidas através do voluntariado. Conheça algumas delas:

5 competências desenvolvidas com o voluntariado

1 – Comprometimento: Para ser voluntário, é preciso manter um compromisso em termos de periodicidade, horário e disponibilidade de tempo. É necessário saber que outras pessoas dependem deste compromisso e, por isso, é tão importante!

2 – Jogo de cintura: Em situações de pressão ou de muitas variáveis e incertezas, temos de demonstrar flexibilidade e adotar uma postura de quem vê oportunidades ao invés de problemas. Quem tem esta característica consegue pensar em alternativas e vê soluções.

3 – Dedicação: Quando se dedica a uma causa, demonstra-se que acredita. O simples fato de acreditar gera uma motivação que tem como consequência a influência para que outras pessoas acreditem e se dediquem também. Esta é uma atitude bem vista, principalmente em tempos em que as pessoas pensam mais em si mesmas do que em uma causa.

4 – Trabalho em equipe: O trabalho em equipe também pode ser desenvolvido quando falamos em atividades que devem ser compartilhadas ou realizadas de forma mais rápida. O fato de você depender de outra pessoa para que seu trabalho fique melhor ou mais veloz, faz com que você demonstre influência, reconhecimento do outro e humildade.

5 – Respeito/conhecimento de outras culturas: Respeito é uma premissa para se conseguir trabalhar com outras pessoas. Portanto, se for seguida a máxima de que respeito vem em primeiro lugar, ao se trabalhar com outras culturas ou com pessoas que têm diferentes pontos de vista, a base estará estabelecida no respeito. Ouvir, colocar o contraponto tentar chegar ao melhor termo para o grupo de trabalho, é um dos benefícios que o respeito nos traz.

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