voluntariado empresarial

3 meios de comunicação fundamentais em um Programa de Voluntariado

voluntariado empresarial

A comunicação é uma ferramenta estratégica para todo programa de voluntariado, afinal é através dela que os colaboradores e os demais envolvidos tomarão conhecimento do programa, sua missão, visão e valores.

Além de ser um processo fundamental para início dos trabalhos, a comunicação também deve acompanhar e permear o programa em todo o seu ciclo de vida, seja durante a realização das atividades como também no reporte das conquistas e resultados.

Existem diversas formas de comunicar e fazer a sua mensagem chegar até o seu público-alvo, seja ele o voluntário, a instituição social, a diretoria da empresa ou qualquer outro ator envolvido. Veja abaixo algumas ferramentas e ideias para aproveitar todas as oportunidades:

 

Comunicação oficial do Programa

Nesta comunicação ficará expressa a identidade do programa. Este é o canal que melhor transmitirá os objetivos das atividades e a visão que a gestão possui. As informações devem ser completas, confiáveis, claras e precisas.

Converse com a área de endomarketing da empresa e faça uma parceria com eles. Além de a área ter o know-how necessário, a construção de um plano de comunicação juntamente com uma área interna da empresa pode sair muito mais barato e captar melhor a cultura corporativa.

Crie peças criativas, informais, que saiam do padrão habitual das comunicações da empresa. A intenção aqui deve ser chamar atenção para algo diferente. Utilize mensagens e veículos diversos para garantir que ninguém deixará de ser alcançado. Considere que as pessoas são sensibilizadas de diferentes formas, portanto as mensagens devem variar em seu formato e conteúdo.

Dica: Sabemos que muitas vezes os voluntários devem seguir uma série de regras e procedimentos para participar de atividades promovidas pela empresa, porém não utilize os meios de comunicação em massa para transmitir regulamentos. Aproveite a comunicação para despertar o interesse do leitor, pois quem quiser participar da iniciativa irá buscar por mais informações. Apenas o oriente sobre onde buscar mais detalhes.

 

Comunicação entre funcionários

Muitas vezes conversas informais são as ferramentas mais efetivas que podemos ter para divulgar uma causa. Elas são naturais, espontâneas e exercem grande influência nas nossas atitudes e decisões diárias. Então por que não aproveita-las para divulgar o programa de voluntariado?

Comece falando das atividades para os seus colegas de trabalho e caso o programa já esteja em andamento, peça para os voluntários fazerem o mesmo com a sua rede de relacionamentos. As informações comunicadas de maneira espontânea transmitem mais credibilidade e tem um alto poder de mobilização.

Tenha aliados do programa também entre a liderança da empresa, pessoas que ocupam cargos mais altos possuem um círculo muito grande de relacionamentos e já desfrutam de respeito entre os colaboradores, o apoio de líderes legitima o programa e pode influenciar novas participações.

Dica: Sempre que possível tente registrar depoimentos dos participantes do programa, desde os voluntários até o público beneficiado. Esse tipo de mensagem transmite o que o trabalho voluntário é em sua essência e, além de transparente, é um tipo de comunicação que serve para despertar a curiosidade do receptor.

 

Mídias Sociais

As mídias sociais são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informações nos mais diversos formatos. Elas possibilitam a publicação de conteúdos, divulgação de ações, promoção de reflexões e debates, entre outras infinitas possibilidades.

O poder e a influência que as mídias sociais ocupam no nosso dia-a-dia já é inegável: estamos praticamente 24h por dia conectados, interagindo e criando conexões. Nada mais natural, portanto, que a empresa se adapte a esta realidade e interaja com o seu público também através destas mídias.

Além da comunicação tradicional, as mídias sociais também podem ser usadas de forma mais estratégica para o programa como para a realização de pesquisas, monitoramento, mobilização, gestão de resultados etc. Tudo isso em uma única ferramenta.

Analise junto ao seu público quais são as mídias sociais mais utilizadas por eles e comece a explorar as potencialidades destes veículos.

Dica: É possível também criar um Portal do Voluntariado onde os colaboradores podem se inscrever nas ações promovidas pela empresa e divulgar suas próprias iniciativas. Já falamos aqui sobre 10 benefícios das Redes Sociais Corporativas, mas a grande vantagem de um portal como este é que os voluntários se sentem parte de um grande grupo, inspirando-se uns com os outros. E o gestor passa a ter uma visão global do programa de um jeito bem fácil.

 

Quiz Potencial Programa de Voluntariado Empresarial

(Visited 919 times, 1 visits today)

Um comentário sobre “3 meios de comunicação fundamentais em um Programa de Voluntariado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.