conteudo

Como e por que dividir a criação de notícias com os voluntários?

conteudo

Se sua empresa tem um programa de Voluntariado Empresarial, provavelmente você já se viu com a necessidade de compartilhar notícias sobre o tema com os colaboradores da sua empresa: seja para divulgar novidades sobre o que acontece no Programa ou para motivar os colaboradores com notícias gerais sobre boas ações.

Estes conteúdos podem ser divulgados via intranet, murais físicos, newsletters ou pelo Portal de Voluntariado, caso a empresa tenha um. Mas no corre-corre do dia a dia pode ser difícil conseguir tempo para pesquisar assuntos legais e produzir esses textos. E é aí que entra o Voluntário de Conteúdo.

 

Com vocês, o Voluntário de Conteúdo

Desde o lançamento do seu Portal de Voluntariado, a Azul Linhas Aéreas abriu espaço para que colaboradores ajudassem a criar notícias interessantes sobre o Programa e sobre voluntariado em geral. As notícias são publicadas na homepage do Portal e podem ser acessadas tanto pelos colaboradores quanto por pessoas de fora da empresa, pois ficam disponíveis na internet.

Seção de Notícias do Portal Voluntariado Azul

Seção de Notícias do Portal Voluntariado Azul

Esta atividade é interessante não só porque ajuda a disseminar o voluntariado e mobilizar os colaboradores, mas também por ser uma maneira simples de qualquer colaborador ajudar pontualmente, sem necessidade de envolvimento de longo prazo. E, se a parceria for bem-sucedida, também pode-se criar um compromisso de longo prazo, com matérias mensais, quinzenais ou mesmo semanais.

 

Faça você também

No caso da Azul Linhas Aéreas a Talita Feliciano, gestora do Programa, criou no Portal uma ação voluntária voltada ao compartilhamento de conteúdos criados pelos voluntários para serem destacados como notícias. Se sua empresa também tem um Portal de Voluntariado V2V, é muito simples fazer algo semelhante e você pode conferir o passo a passo neste PDF.

Mas se a companhia não possui um portal de voluntariado, você pode promover esta atividade pedindo que os voluntários te enviem o texto por e-mail. Assim, você poderá selecionar os textos e publicá-los nos veículos de comunicação da organização.

É só selecionar o material e transformar em notícia, ilustrando com imagens e fotos, para usar na página inicial do Portal. Ah, não se esqueça de dar os créditos ao autor. 🙂

Dicas e pontos de atenção:

  • Pode ser que você precise editar ou corrigir alguns trechos do texto, então é bom deixar avisado que o texto pode sofrer alterações
  • Neste exemplo falamos de notícias avulsas, mas você também pode encontrar um voluntário comprometido a escrever notícias periodicamente, o que é muito bacana!
  • Outra variação é o Voluntário Jornalista, responsável por acompanhar as ações voluntárias e registrar o ocorrido para fazer uma bela reportagem!

eBook Dia do Voluntário

(Visited 183 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.