10 benefícios das Redes Sociais Corporativas para as empresas

Redes Sociais Corporativas

Ao contrário do que parece à primeira vista, as redes sociais empresariais não se limitam à troca de figurinhas entre colaboradores da empresa. Seu potencial transformador é bem maior. Não é à toa que o formato de redes tem sido escolhido para impulsionar projetos de diversas áreas: responsabilidade social, marketing, RH, inovação etc.

O interesse das empresas pelo modelo de rede tem aumentado muito de uns anos para cá, assim como sua utilização. Por isso, Redes Sociais Corporativas foi o tema da minha palestra para alunos de MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas), na semana passada, no Rio de Janeiro. Quando elaboradas de forma estratégica, para servir a objetivos claros, as redes corporativas podem trazer inúmeros benefícios para as empresas:

  1. Conexão interna: Maior integração entre colaboradores de diversas cidades e países;
  2. Conexão externa: Redes que possibilitam a participação de outros stakeholders aproximam a relação de colaboradores, fornecedores, terceirizados, clientes etc.
  3. Visibilidade de pessoas: Colaboradores têm mais acesso aos talentos existentes na empresa, podendo conhecer outros profissionais com interesses similares ou expertises complementares;
  4. Visibilidade de projetos: Ter uma visão mais clara do que se faz em outras áreas da empresa evita retrabalhos e traz oportunidades de troca de experiências (em projetos semelhantes, por exemplo). Neste outro post explicamos como isso favorece Programas de Voluntariado Empresarial;
  5. Colaboração: Os pontos acima tendem a estimular a colaboração entre os participantes da rede, que antes dela estariam atuando de forma mais isolada;
  6. Inovação: Maior colaboração interna e externa elevará as chances de surgirem pensamentos mais criativos, abrindo espaço para inovação;
  7. Agilidade: Captar dados e informações em rede reduz o excesso de emails e facilita a gestão;
  8. Inspiração: As possibilidades de interatividade da rede fazem com que as informações compartilhadas sejam mais atraentes, portanto, mais inspiradoras;
  9. Descentralização: Tarefas que antes eram realizadas por um ponto central, podem ser repassadas e replicadas em rede (como treinamentos, atividades etc), otimizando os processos;
  10. Aprendizado: A rede permite troca de experiências e informações com grande número de pessoas e de forma fácil e rápida.

Redes Sociais Corporativas para o Voluntariado

Um exemplo de redes sociais corporativas são os Portais de Voluntariado que muitas empresas disponibilizam aos seus funcionários. Através desta rede, os colaboradores podem se inscrever nas ações promovidas pela empresa, publicar fotos e depoimentos sobre as ações e também podem divulgar suas próprias iniciativas sociais para pedir o apoio de colegas. Veja alguns exemplos:

O Banco Santander criou o portal do Programa Escola Brasil para disponibilizar materiais, orientar os núcleos de voluntários e acompanhar as ações que eles promovem de acordo com os temas pré-determinados pelo Calendário PEB para cada mês:

Portal Voluntariado Santander

Tela dos temas mensais das ações de voluntariado do Programa Escola Brasil, do Santander

 

A Azul Linhas Aéreas, através do portal Voluntariado Azul, divulga as ações que a empresa promove mas também conhece e dá visibilidade às iniciativas dos colaboradores de todo o Brasil:

Portal Voluntariado Azul

Tela do portal Voluntariado Azul que mostra ações de colaboradores.

 

Já a Siemens Brasil utiliza o Portal Voluntariado Siemens para gerenciar não só as ações voluntárias, mas também para disponibilizar um “mural” de Carona Soludária aos colaboradores:

Portal Voluntariado Siemens - Carona Solidária

Tela do plug-in Carona Solidária, do Portal Voluntariado Siemens

E você, tem uma rede social em sua empresa? Conte aqui quais as suas funções e como ela tem ajudado no seu dia-a-dia. 🙂

 

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