5 cases incríveis de Voluntariado Empresarial pelo Meio Ambiente

voluntariado-e-meio-ambiente

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como principal objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Então que tal alinhar a atuação da empresa com a de colaboradores voluntários para organizar ações em prol do meio ambiente ao longo deste mês? Empresas e pessoas físicas têm grande responsabilidade e poder de transformação quando o assunto é cuidado e proteção ambiental.

Para te ajudar nesta tarefa listamos aqui 5 cases de empresas que juntamente com os seus colaboradores já estão trabalhando juntos e adotando esta prática em seu dia-a-dia:

 

EDP e a iniciativa “Parte de Nós”

O Parte de Nós é uma iniciativa de responsabilidade social do grupo EDP, concretizada através da Fundação EDP, localizada em Portugal, e do Programa de Voluntariado Corporativo do grupo nas diversas localidades onde a empresa está presente. No Brasil, as ações são coordenadas pelo Instituto EDP.

Em 2015 a iniciativa já comemora o seu quarto aniversário, e este ano o desafio é sensibilizar a sociedade para a necessidade de manter as florestas e praias limpas. O grande objetivo é chamar a atenção para a importância de proteger a biodiversidade e para questões como o controle de espécies invasoras e a limpeza das praias.

Com uma grande variedade de ações, nos anos anteriores já foram realizadas limpezas de rios, plantios de árvores, aulas de educação ambiental, passeios ciclísticos, entre muitas outras intervenções.

Colaboradores voluntários na limpeza do Rio Tocantins

Ecoeficiência como tema da Maratona Voluntários Bradesco

Em 2011, o Banco Bradesco realizou a 4ª Maratona Voluntários Bradesco, com o tema Ecoeficiência. A iniciativa funcionou como uma competição do bem, que estimulou os colaboradores da Organização a ingressar em grupos de voluntários e a criar ações originais e relevantes em ONGs ou comunidades carentes. A maratona foi dividida em duas categorias-chave: Multiplicação de Ideias, com palestras e oficinas de conscientização; e Mão na Massa, com atividades práticas e eficientes.

A Maratona Voluntários Bradesco foi uma ação importante de estímulo ao exercício da cidadania. De maneira descontraída, os colaboradores aprenderam, se divertiram e transformaram a realidade de muita gente. Naquele ano foram mais de 37 mil pessoas beneficiadas por 1.307 colaboradores voluntários.

ma2

Programa HSBC pela Água

O HSBC possui um projeto global que capacita colaboradores voluntários para participarem de uma pesquisa científica sobre a qualidade da água, por meio de coletas de dados de rios e córregos.

Para fazer parte do Programa HSBC pela Água, o colaborador deve passar por um treinamento. Após capacitado, deve realizar as coletas de água a cada dois meses e compartilhar os dados coletados no TheWaterHub.

A pesquisa está sendo realizada em mais de 30 cidades, de 14 países. Com apoio dos voluntários do HSBC ao redor do mundo, a pesquisa científica terá resultados 16 anos antes do que levaria uma pesquisa convencional.

Os resultados, que ao mesmo tempo medem parâmetros globais e locais sobre qualidade da água em ambientes urbanos, pode subsidiar políticas públicas que transformem a realidade e preservem melhor este recurso tão importante.

Líderes Voluntários da Ciência em treinamento

 

Siemens: Trilha Ecológica em um patrimônio natural

A sede da Siemens em São Paulo (SP) conta com um grande patrimônio natural em seu território: ao todo são 45 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Para compartilhar este espaço tão especial com a comunidade, a empresa teve uma ideia genial!

Com o objetivo principal de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais, a empresa criou a Trilha Ecológica Hermann Wever, espaço aberto para visitação onde cerca de 3 mil alunos e mais de 70 escolas já visitaram.

Os guias deste passeio são os próprios colaboradores da Siemens Anhanguera que, após receberem um treinamento específico, têm um papel muito especial nesta iniciativa exercendo a função de monitores voluntários.

voluntariado-siemens-meio-ambiente

 

Algar Telecom: plantio de mudas no cerrado

A Algar Telecom também incentiva seus colaboradores a agirem pelo meio ambiente. Há vários anos a empresa desenvolve ações de plantio de mudas de espécies nativas do cerrado para recuperação de áreas degradadas. Esta iniciativa surgiu tendo como propósito a compensação das emissões de GEE e em 2014 foi incentivada como ação cultural e social. Todo novo associado da empresa recebe uma muda para plantar, o que simboliza a responsabilidade da Algar Telecom com o meio ambiente.

Em 2013, mais de 20 mil árvores foram plantadas por associados da empresa em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás.

voluntariado algar telecon

Os associados são engajados na cultura sustentável estabelecida desde a época do fundador, Alexandrino Garcia. É famosa sua citação que define essa visão: “Nossa preocupação é com o homem do futuro e com o futuro do homem”.

ebook formação de voluntarios

(Visited 793 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.