10 fontes incríveis para conhecer o melhor do Voluntariado Empresarial

Ao longo do tempo, o Voluntariado Corporativo vem mudando bastante em diversos aspectos, desde os objetivos estratégicos até a forma como as ações são articuladas. Por isso é importante acompanhar eventos, grupos e publicações que tragam um panorama global ou novas perspectivas sobre o tema. Então, para garantir que sua organização esteja alinhada com as melhores práticas da área, segue uma lista com fontes valiosas de informação – a maior parte dela, gratuita:

ideias

A – Conselhos e grupos de estudo

Na maior parte dos conselhos e grupos é preciso pagar uma anuidade para tornar-se um associado, pois o valor é usado para financiar o trabalho em si. No entanto todos produzem materiais, eventos ou webinars que são disponibilizados gratuitamente a não-membros. Veja abaixo:

1) Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

São encontros entre gestores de Programas de Voluntariado que acontecem a cada 2 meses na sede do Centro de Voluntariado de São Paulo. Os eventos têm duração de uma manhã e contam sempre com uma palestra seguida de exercícios em grupo que favorecem a troca de experiências entre empresas. A participação é gratuita, bastando apenas que se faça a inscrição prévia, e a agenda pode ser conferida aqui.

2) CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

O CBVE é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem programas de voluntariado empresarial. O conselho reúne institutos de empresas que são referência na área como Itaú, C&A, Telefônica, entre outros, e proporciona um espaço de diálogo e construção coletiva entre seus membros. Para tornar-se um associado, é possível buscar informações no site. Mesmo para não-associados, o CBVE disponibiliza algumas publicações sobre o tema, que podem ser encontradas aqui.

3) IAVE – International Association for Volunteering Effort

O IAVE é uma associação mundial que fomenta o a cultura do voluntariado em todo o mundo. Um de seus braços é o GCVC, sigla em inglês para Conselho Global de Voluntariado Corporativo, do qual participam mais de 50 corporações. As empresas que desejam tornar-se membro pode saber mais detalhes aqui. A organização promove conferências mundiais como o 24th IAVE World Volunteer Conference, que acontecerá no México em novembro deste ano, da qual podem participar também não-associados. Além disso, o IAVE provome mensalmente webinars com apresentação de cases e palestras virtuais sobre Voluntariado Empresarial. O conteúdo é passado em inglês ou espanhol e a participação é gratuita. Para receber os convites, gestores de Voluntariado devem enviar e-mail para monica@iave.org.

4) CLAVE – Conselho Latinoamericano de Voluntariado Corporativo

O CLAVE – Conselho Latinoamericano de Voluntariado Corporativo é um grupo formado por grandes empresas com programas de voluntariado em vários países da região (BAC Credomatic, Banco General, Dell, DIRECTV, da Disney e Telefonica). Neste ano de 2016 o CLAVE está oferecendo a 10 pequenas e médias empresas para receber mentoria das empresas do Conselho através de sessões virtuais durante os meses de julho e agosto. As sessões são em espanhol e no final do programa, a experiência será apresentada na Conferência Mundial de Voluntariado IAVE do México, em novembro. As pequenas e médias empresas podem saber mais informações pelo e-mail secr.ejec@empresasclave.com.

iStock_76631609_MEDIUM

B – Publicações

5) Deloitte Volunteer Impact Research

Anualmente a Deloitte produz pesquisas globais que mensuram o impacto das ações das empresas na comunidade através do voluntariado empresarial. Os conteúdos trazem uma visão ampla do tema e podem ser baixados aqui.

6) Livro Voluntariado Empresarial – Estratégia para a implantação de Programas Eficientes

O livro foi a primeira publicação sobre o tema comercializado em livrarias. Ele é resultado das dinâmicas de grupo feitas durante os encontros do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial e foi escrito pelas organizadoras dos estudos. Pode ser encontrado nas principais livrarias ou em sites de e-commerce como o Submarino.

7) eBooks V2V

São materiais produzidos pela nossa equipe aqui da V2V, geralmente em parceria com consultorias, ONGs ou empresas que utilizam nossa plataforma para a gestão de seus programas de Voluntariado. As publicações costumam trazer cases e ideias práticas sobre temas como capacitação ou reconhecimento de voluntários. Os materiais são gratuitos e podem ser baixados em nosso site.

8) Blog Voluntariado Empresarial

É este blog onde o post que você está lendo foi publicado. O blog é mantido pela nossa equipe da V2V e traz dicas, cases e boas práticas sobre mobilização social nas empresas. É possível receber semanalmente os posts por e-mail ao se cadastrar como assinante. O serviço é gratuito.

9) Webinars V2V

Os webinários são transmissões ao vivo que podem ficar disponíveis posteriormente em formato de vídeo. No V2V são sempre conduzidos por algum membro do time e geralmente contam com a participação de gestores de grandes empresas com Programas de Voluntariado robustos. Cases da Azul Linhas Aéreas, B3 e CTG já foram mostrados e estão disponíveis na página de materiais gratuitos.

10) Podcast V2V

Podcasts são conteúdos em aúdio, ideais para quem tem pouco tempo e mesmo assim quer se manter informado. O V2V lança novos episódios todos os meses, que podem ser consumidos online ou em mais 7 plataformas distintas (incluindo spotify).

Ficou faltando algum ítem nessa lista? Conte nos comentários.

(Visited 450 times, 1 visits today)
Natalia Kelbert

Natalia Kelbert

Publicitária e especialista em Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente é editora do blog Voluntariado Empresarial e diretora de novos negócios na V2V, além de membro-organizadora do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial.

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.