O ano já começou e está na hora de colocar o seu programa de voluntariado corporativo para “bombar”! 2023 é mais um ano cheio de desafios. Exatamente por isso, os programas de responsabilidade social corporativa precisam estar bem ativos. É necessário amenizar impactos negativos, gerar impactos positivos e apoiar a sustentabilidade ambiental dos negócios e das suas redes de parceiros.
Este post é muito simples e traz 3 dicas de ouro para os gestores de voluntariado alavancarem os seus projetos, garantindo o maior sucesso possível para todos os envolvidos.
Dica 1: Assegurar um diagnóstico atualizado, e se necessário, rever rotas.
Devido às grandes e rápidas mudanças no cenário do voluntariado, o que se planejou ontem pode não estar mais alinhado ao cenário de hoje. Por isso, para começar o ano o gestor de voluntariado corporativo precisa estar com um bom diagnóstico em dia. Quer seja um diagnóstico interno, quer seja um externo.
Um bom diagnóstico interno permite conhecer e fazer as devidas adequações à estratégia da empresa, à cultura organizacional e às preferências dos voluntários.
Já um bom diagnóstico externo, garante que você esteja atento ao que acontece com o macroambiente, e que possa interferir no seu planejamento.
Esta dica não trata de realizar um diagnóstico extenso e complexo, mas apenas de garantir que o seu planejamento está bem fundamentado em fatos e dados. E, se for o caso, corrigir algumas rotas e metas que se façam necessárias.
Dica 2: Realizar o diálogo com parceiros para o voluntariado
Quem estará contigo em 2023? Com quem você pode contar?
É hora de reunir-se com os parceiros internos e externos a fim de reafirmar pactos e compromissos.
Internamente você pode:
- Falar com lideranças-chave e apresentar o seu planejamento, conquistando apoio;
- Reunir com os voluntários mais ativos, mantendo aceso o espírito do voluntariado para o ano, e deixando-os animados e envolvidos com os próximos desafios;
- Apresentar o seu planejamento para as equipes de marketing interno e externo, desafiando-os a fazer um plano de comunicação interno e externo bem cativante, a fim de reafirmar pactos e compromissos.
E externamente você pode:
- Falar e reunir com os parceiros sociais, reafirmando o compromisso da empresa com os mesmos.
- Entender melhor os seus desafios e repactuar as parcerias para os projetos que serão executados.
É um momento de unir ou recuperar a sua rede, de se colocar como mobilizador de bons projetos, liderando o processo com todo o gás.
Dica 3: Fazer e seguir o bom e velho cronograma
Dica 3: Fazer e seguir o bom e velho cronograma
Parece básico, mas sempre encontro gestores que não tem dois bons cronogramas: um de processos de gestão e o outro de ações voluntárias.
Um cronograma de gestão de processos permite avaliar os seus esforços nos âmbitos de comunicação, mobilização de voluntários, gestão de recursos, gestão de bases de voluntários e parceiros, de questões burocráticas, em geral, e de monitoramento e avaliação dentro de uma linha do tempo.
O cronograma das ações permite conhecer dentro dos semestres qual a sua ambição de ações sociais. Aqui, é importante casar com o calendário da empresa, com o calendário dos parceiros e dos territórios. Criando uma agenda positiva, bem alinhada e não uma agenda paralela.
Comece com coragem!
O protagonismo do gestor de voluntariado vai garantir o protagonismo do programa.
Assim, caso se sinta perdido para começar, tente levar em consideração essas 3 dicas e você já dará bons passos em direção ao sucesso do programa.
Sabemos que os desafios são muitos, por isso, é hora de ter coragem e se levantar como um divergente positivo.
Para tanto, conte com a equipe do V2V que está sempre disponível para te auxiliar em todas as fases.