No dia 28 de agosto celebramos o Dia Nacional do Voluntariado, instituído pela Lei nº 7.352, em 1985, com o objetivo de reconhecer os voluntários do Brasil e seus esforços em transformar a sociedade. Além de celebrar a dedicação e o impacto positivo das ações voluntárias, a data busca promover o engajamento cívico e a contribuição altruísta para o desenvolvimento social e a cidadania. É um marco que visa incentivar a participação em causas sociais e homenagear os milhões de voluntários que fazem a diferença transformando realidades.

Mas afinal, o que é ser voluntário?
Segundo as Nações Unidas, voluntários são indivíduos que, por livre vontade e senso comunitário, dedicam seu tempo de forma gratuita a atividades que beneficiam a sociedade. Ou seja, o voluntariado é uma forma de engajar pessoas em prol da construção de um mundo melhor!
Porém, engana-se quem acredita que o trabalho voluntário é apenas realizar doações, limpezas ou revitalizações. O trabalho voluntário vai além da ação em si e exige muito mais do que tempo: exige empatia, respeito e amor ao próximo. Essa entrega é pautada na certeza de que a recompensa de cada voluntário é saber que nós podemos ajudar a transformar a sociedade em que vivemos. Assim como Sidney J. Harris, um famoso jornalista e escritor americano, disse: “’Os voluntários não são pagos, não porque não tenham valor, mas porque são impagáveis’’.
Dessa forma, o voluntariado extrapola a simples vontade de ajudar e o envolvimento com uma causa. Ele se concretiza na colaboração entre indivíduos e organizações sociais, transformando intenções em ações de grande impacto. Essa sinergia eleva o voluntariado a um patamar de importância ainda maior, tornando-o uma atividade que reflete o potencial de transformação das pessoas.
Ganho mútuo: Como o voluntariado ajuda o voluntário?
O voluntariado é uma via de mão dupla, que traz benefícios para todos os envolvidos. De acordo com a Pesquisa de Voluntariado no Brasil de 2021, ao ajudar o próximo, os indivíduos que se dedicam à atividade voluntária relatam sentir um tipo de retorno emocional que não pode ser mensurado por métricas convencionais de impacto. Muitas pesquisas comprovam que o voluntariado promove o bem-estar, tanto emocional quanto físico.
Para os beneficiados, a dedicação dos voluntários gera senso de segurança e inspira esperanças para o futuro, enquanto fortalece laços na sociedade, promovendo inclusão e permitindo que organizações maximizem seu impacto. Em suma, é um ciclo virtuoso de crescimento e apoio, investindo no bem-estar individual e coletivo.
Atualmente, segundo a Pesquisa de Voluntariado no Brasil de 2021, estima-se que no Brasil existem em média 57 milhões de pessoas que realizam algum tipo de trabalho voluntário, então, se você ainda não é voluntário, encontre a sua causa e faça parte dessa rede!
Contribuir para uma causa maior e auxiliar o próximo proporciona um inestimável senso de propósito e significado em sua existência, assim como o desenvolvimento pessoal e de soft skills, como empatia, pensamento crítico e resiliência. Ser voluntário é aumentar a possibilidade de conexões e relacionamentos, fomentando a criação de redes de apoio e laços de amizade.
Incrível, não é mesmo? E por isso, neste dia 28 de agosto, celebramos você, voluntário, que soma forças ao voluntariado brasileiro, para transformar e inspirar a todos nós. E convidamos a todos para se juntar a este movimento!
A todos os voluntários do Brasil, nosso muito obrigado por dedicarem seu tempo a algo tão valioso e cheio de significado!
– Por Maria Eduarda Salvador