Estamos vivendo um momento de crise econômica no país e o orçamento de muitos programas de voluntariado têm sido afetados devido a estratégias agressivas de redução de custos. Em momentos como estes que precisamos mais do que nunca exercer nossa criatividade e fazer mais com menos. Já falamos aqui sobre como promover ações criativas, mas desta vez separamos algumas ideias de ações que podem ser feitas com pouca ou nenhuma verba. Assim, mesmo durante a crise você poderá manter os voluntários da sua empresa motivados e atuantes em 2016. Vamos lá!
Festival de vídeos
O que é?
É uma iniciativa que visa estimular o registro de ações voluntárias realizadas pelos colaboradores através de vídeos.
Como funciona?
Incentive os colaboradores a filmarem as ações voluntárias que realizam e peça para que eles enviem o material gravado à administração do programa.
Faça um breve manual com algumas orientações gerais (onde encontrar uma Instituição social para ajudar, ideias de ações voluntárias a serem desenvolvidas, etc) e forneça algumas dicas de como gravar um vídeo bacana, a duração desejada (o ideal é que seja bem curto, até 3 minutos por exemplo), prazo de envio e forma de entrega. O envio do vídeo aos gestores do Programa pode ser por email, malote com CD/DVD ou upload de um site específico. Se sua empresa possui um Portal de Voluntariado V2V, basta criar uma ação ou formulário de envio, e os voluntários poderão fazer o upload do vídeo por ali.
Por que é legal?
Hoje em dia é muito comum as pessoas terem um celular capaz de gravar vídeos com boa qualidade. Gravamos vídeos com frequência para mostrar acontecimentos do nosso dia-a-dia e em minutos essas mensagens são compartilhadas e visualizadas centenas de vezes. Por que não aproveitar este recurso para espalhar mensagens positivas e solidárias?
Trata-se de uma ação barata porque o próprio voluntário irá filmar e produzir o seu vídeo. A administração do programa será responsável por receber, avaliar e reconhecer os trabalhos realizados.
Como reconhecer?
Que tal organizar uma sessão de “cinema” onde os vídeos vencedores serão exibidos? Pode ser no auditório da própria empresa, seguido por um coffee break e um momento de interação entre os voluntários participantes.
O legal é dar visibilidade aos vídeos destaques, seja colocando na intranet, no portal de voluntariado da empresa, na tv corporativa, etc.
Plano B:
Achou o vídeo muito complicado? Que tal então fazer um concurso de fotos? Afinal, selfies todo mundo sabe tirar ;). Depois é possível organizar uma exposição com as fotos recebidas. |
Fique atento!
Termos de uso de imagem são muito importantes neste tipo de ação.
Bazar solidário / Garage sale voluntário
O que é?
É um evento que visa vender bens usados com o objetivo de destinar a verba arrecadada para uma Instituição social.
Como funciona?
Peça aos voluntários que arrecadem e levem para a empresa objetos pessoais e em bom estado que não usam mais e que possam ser vendidos. Normalmente vale quase tudo, desde roupas, eletrodomésticos, peças de decoração, CDs, DVDs, livros, etc.
Reserve um espaço amplo, arejado e que suporte a movimentação de um número grande de pessoas. Organize um caixa e as formas de pagamento (será só dinheiro? Caso aceitem cartão é necessário providenciar o equipamento de pagamento). Defina o horário de funcionamento do bazar e faça uma escala de trabalho entre os voluntários. Quanto mais pessoas envolvidas, mais legal será o evento!Escolha uma Instituição Social para destinar os recursos arrecadados com a venda dos itens e comece a comunicar o evento ao seu público alvo (interno e/ou externo).
Por que é legal?
Além de ser uma atividade solidária, também é uma iniciativa sustentável que pratica e multiplica o consumo consciente entre os colaboradores.
Por ser uma ação organizada a muitas mãos, acaba aproximando os participantes e dando aquele sentimento de pertencimento a causa e trabalho em equipe.
Para ser financeiramente acessível, use o máximo que puder da própria estrutura da empresa (ex: usar o hall de entrada ou salas de treinamento para realizar o bazar), e conte sempre com a força do trabalho voluntário para organizar as arrecadações, precificar os itens, atender os clientes, etc.
Como reconhecer?
Após encerrar as atividades é legal agradecer cada um dos voluntários que fizeram o bazar acontecer. Pode ser através de um cartão, um botton, um bombom… A ideia aqui é simplesmente agradecer e mostrar que a presença daquela pessoa fez a diferença para o evento.
Se possível, organize uma visita à Instituição beneficiada para entregar o valor arrecadado. Leve os voluntários para conhecer o local e participar deste encerramento.
Não se esqueça de divulgar o resultado alcançado a toda a empresa e comunidade participante.
Fique ligado!
Alguns itens não são recomendados para este tipo de evento, como por exemplo: medicamentos, maquiagens, objetos quebrados ou que não funcionam mais.
Quiz do voluntário
O que é?
É um questionário que visa chamar a atenção para a causa voluntária dentro da empresa.
Como funciona?
Elabore uma série de perguntas relativas ao voluntariado da sua empresa ou até mesmo sobre assuntos correlatos, como sustentabilidade, engajamento social, etc.
Disponibilize o quiz no Portal de Voluntariado da sua empresa ou, se não tiver, pode ser outra plataforma acessível a todos os colaboradores, como por exemplo a intranet. Ou então, caso haja funcionários sem acesso a computador em sua estação de trabalho, imprima e distribua pequenos folhetos com o questionário.
Após o prazo estabelecido, colete e confira as respostas.
Por que é legal?
Qualquer tipo de jogo, competição ou concurso gera uma repercussão espontânea dentro da empresa. Apesar de não ser efetivamente uma ação voluntária, é uma estratégia de mobilização que chamará a atenção para o programa de voluntariado, além de ser muito simples e fácil de fazer!
Como reconhecer?
Os colaboradores com maior índice de acerto no quiz podem ganhar um kit do programa, como por exemplo uma camiseta e um boné, ou então um DVD de um filme que fale sobre a causa (ex: Patch Adams: O amor é contagioso; A Corrente do Bem).
Quem já fez?
Para celebrar o Dia Internacional do Voluntário, o Santander preparou um quiz com perguntas sobre o programa. Os voluntários que responderam tudo corretamente ganharam um brinde.
O Quiz ficou disponível no portal do Programa Escola Brasil, o programa de voluntariado do Santander.
Plano B
Concursos de frases também podem ser uma boa pedida! Além de chamar atenção para o programa, a frase vencedora ainda pode ser utilizada na divulgação das próximas ações. |
Gostou das nossas ideias? Compartilhe com a gente o que a sua empresa está fazendo para driblar essa crise e engajar cada vez mais voluntários. Boa sorte!
3 comentários sobre “3 ideias de ações voluntárias simples e baratas para driblar a crise”
Os comentários estão encerrados