O V2V celebra o Dia Nacional do Voluntariado com mutirão online pela educação

É preciso falar sobre o voluntariado, entretanto, é preciso ressaltar que ele é essencialmente ação.

Por isso, o V2V não vê outra maneira de celebrar o Dia Nacional do Voluntariado: “arregaçando as mangas” e  estruturando um mutirão on-line pela educação no Brasil, a começar pela orientação profissionalizante.

Veja aqui como funciona e como você, enquanto pessoa física ou empresa, também pode ajudar!

Inspire Jovens Talentos

Um mutirão online para criação de um grande acervo virtual com orientações profissionais, acessível à toda sociedade!

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, o V2V vai presentear os gestores de impacto social com uma ação com custo zero para empresas.

Como será essa ação?

A ação, que ocorrerá em 26/08 – das 9h às 11h vai reunir voluntários online para criação de um grande acervo virtual com orientações profissionais, que ficará acessível para toda a sociedade.

Será mutirão de gravação de relatos sobre carreiras onde os voluntários irão detalhar o dia a dia das suas profissões, darão dicas de mercado e falarão sobre as tendências das suas respectivas áreas.

Essas gravações farão parte do Sociomotiva Podcast, um programa de áudio criado para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a descobrirem suas potencialidades.

O canal, que já é compartilhado com instituições sociais, será aberto a toda a sociedade, multiplicando o alcance e o potencial de transformação social desta ação

Como participar e engajar colaboradores

Para que você e outros colaboradores da empresa participem desse evento basta que se inscrevam por meio deste link.

Ao clicar, o voluntário será direcionado para a página de ação da Rede Sociomotiva e, ao preencher as informações solicitadas no cadastro, poderá escolher o assunto de sua preferência e concluir a inscrição

Kit de divulgação gratuito para empresas

O V2V, há mais de 20 anos ajuda empresas a criarem e estruturarem programas de impacto social e sabe do momento difícil que os gestores vêm passando. Se já era desafiador engajar voluntários antes da pandemia, desde março/2020 esta missão ficou ainda mais difícil.

Por isso, a empresa criou um kit com artes abertas e fechadas para que as empresas possam usar quando compartilharem o evento internamente.

Essa é uma ótima oportunidade para celebrar o Dia Nacional do voluntariado na sua empresa!

O crônico cenário crítico da educação no Brasil

A adolescência segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o período da vida entre os 10 e os 19 anos completos, sendo dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos.
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a adolescência corresponde à faixa dos 12 até os 18 anos, sendo dever de toda a sociedade zelar pelos seus direitos.

Mas como anda o direito à educação?

A relevância da educação é tão inquestionável que até não investir nela é um projeto de poder calculado, pois uma sociedade educada tem discernimento, crítica sobre os sistemas públicos e participação social. Por outro lado, um país que investe em educação tem o seu crescimento sustentado, redistribui renda e prospera.

Alguns dados do Censo de 2019:

  • 47.874.246 é o número de alunos matriculados na Educação Básica no Brasil.
  • 2.212.018 é o número de Docentes.
  • 180.610 é o número de estabelecimentos da Educação Básica.

Para os adolescentes, além de um direito previsto na Constituição Federal no art. 6º e no ECA, a escola é responsável por muito mais que a educação formal, mas também pela formação social, psicoemocional, acolhimento dos jovens com as suas dificuldades e dilemas específicos dessa fase da vida e encaminhamento para a vida profissional e produtiva.

Lado a lado com os indicadores de assimetria social estão, entretanto, aqueles da educação que nos alarmam:

Pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) reuniu alunos, responsáveis, professores e gestores da rede pública e privada de ensino para entender a experiência de cada grupo.

  • 67% dos estudantes relataram que a dificuldade em estabelecer e organizar uma rotina diária foi o fator que mais afetou a aprendizagem durante a pandemia.
  • 58,32% dos alunos dizem que o excesso de material enviado pelas escolas foi o que dificultou a aprendizagem no período de isolamento.
  • 4 em cada 10 entrevistados relataram estar sobrecarregados com a rotina de casa.
  • Aulas online ao vivo ou as gravadas, materiais digitais em PDF e outros recursos como os vídeos foram algumas das estratégias utilizadas para suprir o contato diário e dar seguimento aos estudos.
  • Sobre a qualidade do acesso à internet, 63,53% dizem ter banda larga ilimitada e 25,80% utilizam de terceiros;
  • 29% dos alunos possuem um notebook ou computador disponíveis para estudar.
  • 72% dos estudantes consideram que a qualidade das aulas remotas piorou quando comparadas às presenciais.

O Investimento Social Privado e a educação

Educação é sem dúvida a causa mais relevante para os Investimentos Sociais Privados. Como demonstrou o BISC 2020, 47% das empresas de serviços tinham seu investimento social na área da educação, e esse padrão permanece desde 2009, tendo sido 2014 o ano com maior ênfase.

Vem compondo esses investimentos a maior parte dos programas de voluntariado corporativo levantando também essa bandeira.

E desde o início da pandemia empresas têm se envolvido em ações de apoio à formação dos jovens, que vivem a falta de apoio e muitas incertezas num momento tão delicado.

A ação do V2V por adolescentes mais preparados

Na medida em que apoia diversas empresas no desenvolvimento de suas estratégias de Investimento Social Privado e voluntariado, o V2V se solidariza com a realidade social que encontrou no terreno e decide estruturar sua própria ação de voluntariado e responsabilidade social, na temática da formação profissional.

Esse é só o começo!

Está nascendo o Afluente, o projeto de voluntariado do V2V com foco em educação, no qual essa e muitas outras ações irão confluir.

Caso se identifique com a causa, ou note que é uma causa em comum com a estratégia de ESG e responsabilidade social da sua empresa, e quiser saber mais em primeira mão, fale com a equipe. Juntos alcançaremos resultados concretos e transformadores.

E no que tange à educação ao futuro justo e próspero, devemos isso às nossas crianças e adolescentes.

(Visited 125 times, 1 visits today)

Bruno Barcelos

Quatorze anos de significativa experiência em gestão de projetos nas áreas de Sustentabilidade, Investimento Social Privado, e Voluntariado, empreendidos por iniciativas privadas e públicas. Além de experiência em gestão de empresas e em OSs, bem como a articulação entre parceiros dos setores diversos. Ampla experiência no desenvolvimento de assessorias, capacitações e palestras nos temas acima citados para empresas de grande, pequeno e médio porte.

More Posts - LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.