Você certamente ouviu falar dos Objetivos do Milênio. Lançados em 2000, tinham como metas dar condições mínimas de qualidade de vida para a população mundial até 2015. Após vários avanços ao longo desses anos, as Nações Unidas decidiram desdobrar os oito objetivos em 17, com ênfase na sustentabilidade. Afinal, mais do que nunca é hora de pensar no futuro da humanidade.
Assim nasceram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que vários países, incluindo o Brasil, se comprometeram a atingir até 2030. Então, para mostrar como sua empresa pode se alinhar às metas globais, fizemos uma pesquisa sobre o tema e separamos os melhores conteúdos. Veja a seguir:
A Agenda 2030 é universal, integrada e transformadora
Os ODS, como também são conhecidos, são compostos por 169 metas, que reforçam a necessidade de acabar com a pobreza e de prover educação, saúde, água e saneamento para todos (tópicos que já estavam presentes nos Objetivos do Milênio) e vão além. A ideia é construir um mundo mais equilibrado, com oportunidades para todos e respeito ao meio ambiente.
Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban-ki-moon, a Agenda 2030 é “universal, integrada e traz uma visão transformadora para um mundo melhor“.
Como sua empresa pode participar?
Para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados, não basta apenas que o governo se mobilize. É necessário também o envolvimento ativo do setor privado, da sociedade civil e de cada pessoa individualmente.
Apesar de muitas empresas já possuírem práticas e iniciativas alinhas aos ODS, ainda há muito o que ser feito. Confira abaixo 6 dicas para que a sua empresa comece esta caminhada:
1) Defina prioridades
Conheça os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, avalie o seu impacto e defina prioridades. Cada empresa tem suas próprias características e necessidades, portanto, alguns ODS vão afetar mais o seu negócio do que outros. Cada empresa deve identificar quais objetivos afetam seus negócios mais diretamente e estabelecer prioridades de ação sobre eles.
2) Reavalie o modelo de negócios
Busque um modelo de negócio sustentável e inclusivo, estabelecendo metas empresariais que estejam alinhadas com os ODS identificados como prioritários. Uma vez identificadas as prioridades em relação aos ODS, as empresas devem começar a estabelecer objetivos mensuráveis a curto e longo prazo.
3) Busque e ofereça ferramentas
De acordo com a consultoria PwC, as empresas estão começando a adotar medidas para cumprir e colaborar com as metas dos ODS. Até o momento, apenas 13% dos empresários e executivos ouvidos pela pesquisa afirmaram que encontraram as ferramentas certas para atingir os ODS dentro do local de trabalho. A pesquisa diz também que a expectativa para o início dos ODS pela iniciativa privada é alta e que este é o momento exato para difundir a nova agenda.
4) Forme parcerias
Fomente alianças público-privadas e setoriais. Os ODS dependem muito do trabalho conjunto entre os diferentes atores da sociedade para darem certo, especialmente entre governo, sociedade civil e setor privado. A colaboração entre empresas, através de suas cadeias de valor também é de grande importância.
5) Multiplique
Replique o novo modelo de negócio em todos os países onde a empresa desenvolve suas atividades e em sua cadeia de fornecedores. O esforço é mundial e compete a todos, independentemente do tamanho do negócio.
6) Divulgue os resultados
Comunique a contribuição da empresa aos ODS de forma concisa, confiável e clara. Não deixe de reportar os esforços que a sua empresa está fazendo para colaborar com os ODS, pois toda informação enquadrada dentro deste grande marco internacional será compreendida e valorizada.
Materiais de referência
- A fim de promover melhores práticas corporativas e oportunidades de crescimento sustentável, as redes locais do Pacto Global da ONU se dedicam a traduzir os ODS para as empresas através de diversas publicações com ferramentas de aplicação dos novos objetivos.
- O SDG Compass é uma publicação produzida pelo Pacto Global, o Global Reporting Initiative (GRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Nela, há informações de como os ODS afetam os negócios, oferecendo ferramentas e conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia da organização.
- No caso do guia Um Pacto Global para o desenvolvimento sustentável, há orientações de como as empresas podem ajudar a avançar no cumprimento da Agenda 2030, operando alinhadas com os ODS.
- A publicação “Matrizes setoriais para os ODS” expõe casos específicos por setor, com exemplos e ideias para ações corporativas relacionadas aos ODS. A primeira é sobre o setor de serviços financeiros; A próxima será sobre transportes, cuja primeira versão, ainda em formatação, já se encontra disponível.
- Já no caso da publicação Contribuições das Associações Empresariais e Iniciativas Setoriais para o Desenvolvimento Sustentável, são destacados cases de como associações empresariais podem e estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Todos os materiais são disponibilizados em inglês.
E a sua empresa? Como está se organizando para contemplar os ODS em sua estratégia? Compartilhe conosco sua experiência!
Fontes:
5 comentários sobre “ODS: como alinhar sua empresa às metas globais”
Os comentários estão encerrados