Sugestão de ação: Gincana olímpica na Instituição

Todos os meses divulgamos na rede Sociomotiva um passo-a-passo de ação voluntária para promover na empresa ou ONG. Em agosto, o Brasil sedia pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, então já estamos adiantando o clima de esporte, competição e celebração para dar tempo de se organizar. Então, que tal promover com a criançada uma “gincana olímpica”? Reúna os voluntários e visite uma escola pública ou instituição social da região!

Você pode montar um “quiz” com perguntas sobre a história das olimpíadas e sobre os esportes e países participantes. O quiz pode ser intercalado com atividades físicas, como corrida de saco, pé com pé, toca, etc. Na seção de links úteis você encontrará um link com sugestão de brincadeiras para crianças que misturam atividades físicas.

Happy friends playing in the park

Passo a passo

  1. Escolha uma instituição próxima e apresente a proposta para os responsáveis. Se eles toparem, combine data, horário e local. Não se esqueça de envolver a direção na organização do evento.
  2. Divulgue a ação na empresa. Utilize o Portal de Voluntariado, a rede Sociomotiva (se for membro) ou os canais de comunicação interna. Explique qual a proposta da atividade e liste as tarefas que os voluntários podem fazer para ajudar: providenciar os materiais da gincana, pensar nas brincadeiras, interagir com as crianças, preparar o lanche, limpar o local etc.
  3. Conforme os voluntários forem se inscrevendo, marque uma reunião para trocar ideias, materiais e sugestões sobre o que e como fazer, além de definir os responsáveis por cada tarefa.
  4. Prepare medalhas para distribuir às crianças. Elas podem ser de cartolina mesmo, ou medalhas de plástico compradas em lojas de artigos para festa. Outra ideia é levar cartolina cortada e convidar as crianças a fazerem suas próprias medalhas (desenhando e pintando).
  5. Ao chegar o dia, oriente os voluntários para receber as crianças, aplicar as brincadeiras e aproveitar ao máximo. O importante é que todo mundo se divirta – inclusive os adultos.
  6. Finalize com uma “cerimônia de premiação”. Aproveite o momento para deixar uma mensagem às crianças sobre a importância de brincar junto, praticar esportes, compartilhar momentos e aprender uns com os outros.
Lembre-se:

Fotografe a ação e divulgue os resultados para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo em outros locais. Só tenha cautela com a autorização do uso de imagem das crianças antes de publicar as fotos.

Material Necessário

  • Bolas, bambolês, giz, cordas, brinquedos, etc.
  • Materiais recicláveis para a confecção de medalhas (fitas, cartolinas, garrafas PET, etc).

Links úteis

 

banners-ebook-9-ideias-simples

(Visited 1.031 times, 1 visits today)

2 comentários sobre “Sugestão de ação: Gincana olímpica na Instituição

  1. Разработка и производство горного и геологоразведочного инструмента (долота, шнеки, забурники);
    Проектирование и создание инструмента для дорожных работ (резцы);
    Изготовление различных комплектующих к буровым установкам. http://ural-burprom.ru/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.