Você sabe o que é a Caixinha da Honestidade, ou “Honesty Box”?
Ela é uma prática comum em vários países da Europa e também no Canadá. Trata-se de uma espécie de cofrinho em que a pessoa deposita o dinheiro por um produto que está adquirindo – sem que ninguém esteja lá para cobrar. Por exemplo: você faz geléias caseiras para vender, mas não pode passar o dia todo cuidando das mercadorias; então você monta uma barraquinha com preços em cada geléia e um cofrinho. A pessoa interessada pega a de seu sabor preferido e deixa o dinheiro no cofrinho.
Parece absurdo? Mas funciona! Meu marido tem um espaço de coworking, um escritório compartilhado por várias empresas e profissionais autônomos. Para resolver aquela fome que bate no meio da tarde, eles decidiram comprar diversos lanches e disponibilizar na copa junto com uma tabela de preços. Assim, a pessoa escolhe seu lanche e deixa o dinheiro no pote – e pode até pegar seu troco por conta própria. É claro que há casos em que a pessoa deixa para pagar depois ou até acaba se esquecendo, mas o valor encontrado é sempre acima do esperado. E olha que o coworking fica no Rio de Janeiro, cidade conhecida como berço da malandragem.
O grande barato desta prática é que, além de simples, ela se baseia na honestidade despertando o que as pessoas têm de melhor.
Caixinha da Honestidade ajudando ONGs
A ONG Casa do Caminho fez uma ação parecida nas ruas de Poços de Caldas (MG) e ficou bem satisfeita com o resultado. Segundo matéria publicada no G1, eles disponibilizaram biscoitos caseiros a R$ 2,00 em shoppings, hospitais e outros locais de grande movimento, ao lado da caixinha para se deixar o dinheiro. Já no primeiro mês arrecadaram R$ 4 mil, que foram usados em benefício das 250 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Faça uma Caixinha da Honestidade em sua empresa
Que tal mobilizar os colaboradores para montar uma barraquinha como essa e doar o dinheiro arrecadado a uma instituição bacana? No passo-a-passo abaixo, todas as atividades podem ser feitas por voluntários, que com certeza vão se divertir bastante. Confira:
1 – Defina o que será vendido
Certamente vários colegas de trabalho têm alguma habilidade especial para fazer biscoitinhos, geléias ou algum tipo de artesanato. Outra alternativa é montar uma espécie de bazar: você pode estimular os colaboradores a trazerem objetos usados que estejam em bom estado. Também dá pra limitar por tipo de objetos: você pode arrecadar apenas livros, ou DVDs, por exemplo.
2 – Escolha o local
O espaço onde os produtos serão disponibilizados vai depender do tipo de objeto que está sendo vendido. Se forem biscoitos e outras comidinhas, o melhor é conseguir um cantinho na área de lanchonete ou cozinha do escritório. Como são coisas pequenas, qualquer espacinho será suficente – mas atende para deixá-lo o mais visível possível. Se forem artesanatos, livros ou objetos maiores, o ideal é deixar em qualquer área de grande circulação: na entrada do escritório, no hall do elevador… Qualquer que seja o local escolhido, não se esqueça de pedir permissão ao responsável pelo espaço.
3 – Monte a caixinha
Esta etapa, é claro, não podia faltar! Mas a caixinha, na verdade, pode ser um cofrinho, uma urna, uma latinha… o importante é que tenha uma fenda para inserir o dinheiro, é claro. Se no seu local de trabalho tiverem pessoas habilidosas, elas podem montar uma caixinha bem legal usando madeira, lata ou até papelão.
4 – Divulgue
Você precisará de cartazes de divulgação em dois momentos: primeiro, para recrutar voluntários, e depois de pronto, para atrair os compradores. Use os canais de comunicação da empresa: murais, e-mail, entre outros. No primeiro, é importante explicar o que está sendo arrecadado e o prazo que eles têm para entregar suas doações, além do local onde as entregas devem ser feitas. Já no segundo, vale destacar o local onde os objetos estão disponibilizados e a causa ou instituição que será beneficiada com o valor arrecadado. De acordo com este artigo, a Caixa da Honestidade funciona principalmente quando o comprador tem uma conexão emocional com a causa.
5 – Espalhe esta ideia por toda a empresa!
Se sua empresa possui um Portal de Voluntariado, você pode incentivar que os voluntários de outras unidades também promovam esta ação e depois compartilhem as fotos e resultados no Portal. Você também poderá usar este espaço para compartilhar o passo-a-passo da ação, o modelo do cartaz de divulgação e vários outros materiais que facilitem o trabalho dos voluntários locais.
E por fim, compartilhe aqui nos comentários a experiência! Vou adorar saber.
Que bacana o Space ser um exemplo no blog da V2V! Ficamos muito orgulhosos do resultado e queremos ver mais casos bacanas por aí! Fica o convite para uma diária de experimentação para todos os assinantes do blog da V2V! 😀